O Facebook, na última quarta-feira (25), anunciou que irá incluir propaganda no Messenger. A novidade será possível em razão de uma reformulação feita no aplicativo no ano passado, com a inclusão de uma página inicial no serviço. Os anúncios serão inseridos justamente em tal página.

"Isso significa que uma empresa pode posicionar uma propaganda numa área do Messenger abaixo das suas conversas recentes, [de forma] similar a como nós mostramos notificações de aniversários ou onde avisamos se um amigo está ativo no Messenger", disse Eddie Zhang, gerente de produto do Facebook.


Facebook anuncia que Messenger começará a receber propagandas. Testes iniciam nas próximas semanas.

"Ninguém verá anúncio dentro de uma conversa sem ter clicado em uma experiência publicitária na página inicial do Messenger ou iniciado uma conversa com uma marca", disse Zang. Além disso, ele garantiu que as propagandas não serão originadas nas conversas. "Anunciantes ainda não poderão entrar em contato com os usuários, a menos que uma pessoa inicie a interação".

O executivo disse ainda que utilizar o Messenger para entregar propaganda é uma demanda antiga das empresas, sendo que os formatos atuais da rede social demonstram que "as pessoas estão interessadas" em interagir com as marcas através do aplicativo.

"De fato, as pessoas já estão trocando mensagens regularmente com empresas, com mais de 1 bilhão de mensagens trocadas (…) por mês", disse ele.

Os testes começarão nas próximas semanas com usuários da Tailândia e Austrália. Vale notar que os usuários terão a opção de esconder os anúncios ou mesmo denunciá-los através de um menu suspenso que será inserido no Messenger.