A internet tornou-se uma importante fonte de informação, porém, ela também facilitou para a propagação de notícias falsas. Pensando em uma forma de combater o problema e tornar a rede mundial de computadores uma fonte de informação mais confiável, gigantes da tecnologia como o Facebook e o Google têm buscado implementar novas ferramentas.
Em outubro do ano passado, o Google anunciou que trabalharia firme na vertical Google News, para que seus leitores pudessem ter acesso a conteúdo de qualidade, vindo de fontes confiáveis. Para isso a companhia lançou a ferramenta Fact Check nos EUA, França e na Alemanha. E nesta quarta-feira, dia 15, o Google anunciou a expansão do recurso para novos mercados, incluindo o Brasil, México e Argentina. No Brasil, a novidade se chama Verificação dos Fatos.
A função da nova ferramenta é confirmar se a notícia está no Google News, desde que seja factual. A novidade chega tanto na versão web do navegador quanto no aplicativo Google News & Weather para Android e iOS. No buscador, o recurso aparece no modo "Notícias", como uma tag. Ou seja, quando um artigo aparece nos resultados de buscas por notícias, basta você procurar pelo selo de verificação do Google que ajuda a identificar reportagens com informações verdadeiras.
Veja também:
- Google recebe multa de US$ 20 milhões por violação de patentes anti-malware com o Chrome
- Google já recebeu mais de 1 milhão de pedidos de remoção de sites
- Milhares de aplicativos podem ser removidos da Google Play
Para garantir a veracidade das notícias no Brasil, a empresa vai contar com o auxílio da Agência Lupa, da Agência Pública e da Aos Fatos, já conhecidas por checar minuciosamente se as informações que circulam na mídia são verdadeiras. Os artigos desses sites irão aparecer nas buscas do Google com o selo "verificação de fatos".
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.