Os incidentes envolvendo o Galaxy Note 7 não fizeram bem para a reputação da Samsung. Após passar por dois processos de recall e, posteriormente, ordenar a retirada do smartphone top de linha do mercado, a empresa perdeu a confiança de muitos de seus clientes nos Estados Unidos.
Conforme uma publicação feita pelo The Korea Herald, a Samsung despencou do terceiro para o quadragésimo nono lugar no Reputation Quotient Rating, que elege as 100 empresas mais confiáveis de acordo com o público.
Em 2016, a sul-coreana estava abaixo apenas da Apple e do Google. Inclusive, as gigantes da tecnologia também caíram de posição no ranking, mas nada de tão significativo quanto foi com a Samsung. Apple desceu para a quinta posição e o Google para a oitava (veja imagem abaixo).
Assim como acontece com a sul-coreana, as causas para a perda de confiabilidade do público para com a Apple e o Google podem estar relacionadas com problemas nos smartphones das marcas. No caso da Maçã, alguns iPhones apresentaram problemas na bateria, o que resultou em casos de explosões dos celulares da companhia (como o Galaxy Note 7). O Google Pixel também enfrentou um ano difícil em 2016, apresentando diversos problemas, o que fez com que a gigante de Mountain View encerrasse a produção do aparelho prematuramente.
Se para Samsung, Apple e Google, 2017 começou com a perda de reputação, este mesmo ano tem sido favorável para a Amazon, que ocupa o primeiro lugar no ranking das empresas mais confiáveis segundo a audiência. Wegmans e a rede de supermercados Publix Super Markets completam o pódio. Já a Microsoft, outra grande empresa de tecnologia, ocupa a vigésima posição.
Futuro
Para resgatar a confiança de seus clientes, a Samsung aposta agora no lançamento do Galaxy S8. A sul-coreana tem adotado medidas extras de segurança - que geraram um atraso no lançamento do aparelho - mas que assegurarão que os problemas enfrentados com o Galaxy Note 7 fiquem no passado e não voltem a se repetir.
Veja também: