Assim que tirei o Ducky Secret M da caixa lembrei de toda a empolgação que tive quando pude finalmente testar o primeiro mouse da Ducky no ano passado. Eu estava esperando para conhecer o mouse desde quando comecei a estudar sobre o assunto e aprendi que nem tudo o que as marcas dizem realmente é verdade, assim como nem sempre o produto deles é o melhor do mundo como vendem suas publicidades.
A Ducky é uma marca taiwanesa que provavelmente nunca foi apresentada a boa parte dos leitores deste review, no entanto, não se preocupe, ela não é "só mais uma marca chinesa" como alguns comentaristas da internet costumam chamar qualquer novo produto que conhecem, muito pelo contrário, a Ducky já é bastante popular na Europa e na Ásia, principalmente por seus teclados mecânicos, que são considerados por muitos especialistas como os melhores do mundo.
No review do Ducky Secret eu disse que o mouse provavelmente seria o melhor do mundo, e talvez eu até estava certo, mas assim como qualquer elemento do universo, ele não era perfeito. O primeiro mouse da marca era um tanto pesado para ser um mouse de elite, assim como teve alguns problemas de LOD no lote que veio para o Brasil, o qual foi corrigido em pouco tempo pela Ducky, que lançou um firmware exclusivo para os consumidores do país.
Como todo bom produto merece um upgrade, que corrija os seus erros e melhore bons aspectos, o mouse da Ducky recebeu um sucessor, o Ducky Secret M, que promete corrigir um de seus piores erros, o seu peso, melhorando sua ergonomia e o deixando mais equilibrado. Neste review vamos ver mais uma vez o quão dedicada a marca é em seu objetivo de oferecer produtos com o máximo de qualidade possível, utilizando os melhores componentes que são capazes de implementar e trabalhando para garantir toda a durabilidade que puderem.
DESIGN
De maneira geral, o Secret M é quase o mesmo mouse que vimos no review de seu antecessor, ele não muda em quase nada suas curvas, mas é menor e tem um perfil mais baixo, que agora não favorece tanto o claw tip e o deixa com uma pegada mais universal.
O mouse é confortável para qualquer tipo de pegada, seja ela palm, claw ou finger tip, para mãos pequenas e médias, no entanto, se você tem mãos grandes, talvez o primeiro Secret seja uma escolha melhor, pois, no Secret M seus dedos indicador e do meio poderão ficar um tanto mal posicionados.
De certa maneira, a mudança de design do mouse o beneficia muito, afinal, agora ele fica mais confortável para uma pegada palm, enquanto não perde muito em claw ou finger tip, isto sem contar com a sua considerável perda de peso, que por si só já conquista muitos jogadores que desconsideraram a compra do Secret por seus "graminhas a mais".
Outra grande vantagem dos mouses da Ducky é o material que eles utilizam, plástico PBT, e não os comuns plásticos ABS ou emborrachados, os quais são muito mais frágeis e costumam ficar com marcas de uso e sujeira muito mais facilmente. De acordo com a Ducky, o material da impressão do seu logo na traseira do mouse é feita em double-shot, o que garante que ele não desgaste ou descasque.
Um problema que parece estar acontecendo com alguns usuários da marca está ligado ao cabo do mouse, que está tendo um desgaste acima do normal quando em contato com o seu novo mousepad, o Ducky Flipper R, uma versão que deveria ser melhorada do antigo Flipper. O resultado? Bom...
No vídeo acima, o usuário está utilizando o primeiro Secret e o mousepad dele não é um Flipper R, ele já havia se livrado do mousepad da Ducky quando pedi para ele gravar este vídeo. Outro usuário já me informou que o mesmo estava acontecendo com o Secret M dele no mousepad, mas ele viu antes do cabo ser danificado ao ponto de expor os seus fios.
Enquanto não realizarmos alguns testes para confirmar que o problema ocorre com qualquer cabo de borracha (como o dos modelos da Zowie, por exemplo), não recomendamos que você invista em um Flipper Extra R se o cabo do seu mouse for deste material. Vamos atualizar o review assim que realizarmos alguns testes com o mousepad. Quanto ao cabo dos mouses da Ducky, aparentemente não há nada de errado com eles, realizei vários testes e mal consegui danificá-los em outros mousepads.
ESPECIFICAÇÕES
Especificações fornecidas pela marca:
- Nome do sensor: Pixart PMW3310DH
- Microprocessador: NXP 32-bit ARM
- Material: PBT
- Switches: Omron Micro Switch (Japan) x5
- Switch de DPI: Omron Tátil (Made in China)
- Scroll: Codificador ALPS
- Design com parafusos expostos para facilitar a troca de componentes
- DPI: 400 / 800 / 1200 / 1600 / 2400 / 3200 / 5000DPI
- Taxa de atualização: 125 / 250 / 500 / 1000Hz
- Tamanho do cabo: 1.8M
- Dimensões: 64.6mm de largura x 117.3mm de espessura x 37mm de altura
- Peso: 93.5g
A Ducky não oferece software para o Ducky Secret M.
CONSTRUÇÃO INTERNA
A carcaça do Secret M agora é mais simples e, em conjunto com a remoção dos pesos extras de seu interior e de sua caixa, o mouse finalmente atingiu um peso que agrada qualquer jogador, afinal, 93.5g é uma boa média tanto para quem gosta de mouses leves quanto para quem prefere sentir melhor o seu peso.
Os switches laterais são presos na carcaça superior e são ligados à PCB por meio de um encaixe, o qual acopla ao mouse assim que ele é fechado. Os encaixes da carcaça não permitem que ela feche enquanto o conector é forçado, portanto, você merece um prêmio se conseguir entortar uma de suas hastes.
Os switches principais e laterais do mouse são todos OMRON Japan, os quais possuem uma durabilidade mínima excelente e costumam apresentar bem menos problemas se comparados ao modelo chinês da mesma fabricante.
Como dito, os switches laterais também são OMRON Japan, algo que você dificilmente verá em outro mouse.
A preocupação da Ducky em oferecer qualidade é tão grande que até mesmo o switch de DPI do mouse é um modelo top de linha, um OMRON Tactile, contrariando a infinita maioria dos seus concorrentes que utilizam switches táteis genéricos, que podem ser comprados às dezenas no Aliexpress por centavos.
O sensor do Secret M continua sendo um Pixart PMW3310DH, o que significa que a Ducky resolveu não apostar ainda em modelos mais recentes, como um PMW3360, um sensor topo de linha e absurdamente preciso que ainda é pouco explorado no mercado mundial de mouses, pois são poucas as marcas que já conseguiram implementá-lo corretamente.
O codificador do scroll é um modelo mecânico ALPS, um dos melhores e mais duráveis do mercado. Mais um ponto bastante positivo para a Ducky.
Outro aspecto interessante é que o mouse possui uma controladora LPC11U14F, a mesma presente em alguns teclados mecânicos como o Cougar 700K e em outros mouses como o Asus Strix Claw, o EVGA Torq X5, o Razer Taipan e alguns modelos da Cougar.
Os LEDs do mouse foram melhorados em relação ao antigo Secret. Assim como havíamos comentado no review do primeiro mouse da Ducky, LEDs SMD são sempre uma melhor escolha em relação aos convencionais. Além de serem mais duráveis, os SMD implantados no Secret M também melhoraram sua iluminação geral.
O único problema na iluminação do secret continua no scroll. O mouse ainda utiliza um pequeno SMD em uma elevação da PCB, de outro modelo e tamanho. Tanto a elevação quanto a escolha do LED diferente são desnecessários, afinal, se o material do scroll fosse um pouco melhor e um LED do mesmo modelo do resto do mouse fosse melhor posicionado, este problema certamente não existiria, vide iluminação do Motospeed V30, que é simples e muito bonita.
O resultado? Bom, ele difere em várias cores dos demais LEDs do mouse, fazendo com que ainda exista a diferença de cores presente no antigo Secret.
A dedicação e cuidado na construção são os aspectos que mais impressionam nos produtos da DuckyAs soldas do mouse, como já esperavamos de um produto da marca, são absurdamente bem feitas. A dedicação e cuidado na construção são os aspectos que mais impressionam nos produtos da Ducky, que visivelmente são feitos para os entusiastas babarem.
TESTES
Se você tem alguma dúvida a respeito de termos técnicos, recomendamos que leia nosso artigo sobre o que um bom mouse precisa ter clicando aqui.
MS Paint
Com o Microsoft Paint fazemos dois testes muito importantes, os de jitter e prediction que são, respectivamente, avaliações que verificam se o sensor do mouse sofre com alguma distorção (o que deixa as suas linhas "tremidas") e também se ele tem algum tipo de sistema que tenta simular linhas retas perfeitas, o que você certamente não quer em um jogo de precisão, pois os movimentos humanos não são perfeitos.
Um PMW3310 é produzido para suportar uma resolução nativa de até 5000DPI, no caso do Ducky Secret M, em todas as faixas de DPI "comuns" ele se sai muito bem, apresentando sinais de jitter somente nos exatos 5000DPI. Nada que seja o suficiente para destruir a sua experiência, mas é uma pequena distorção que poderia ser evitada.
Enotus Mouse Test
No Enotus realizamos mais dois testes, a frequência com que o mouse se comunica com o computador, o que nos dirá também o tempo de resposta dele com a máquina, e também a velocidade máxima que o sensor é capaz de captar. Bons resultados devem mostrar um Polling speed acima de 500Hz (2 milissegundos de atraso) e no mínimo a 2m/s em Max speed.
Como esperado, o Secret M se saiu muito bem nos testes do Enotus, ele possui pouco mais de 1ms de atraso e atingiu a marca excelente de 5.28 m/s, que é muito acima do índice necessário para que você não seja prejudicado em game algum.
Mouse Tester
O Mouse Tester nos mostra resultados um pouco mais técnicos e muito importantes, a consistência do sensor e o teste de aceleração para sabermos se o mouse possui algum tipo de alteração em seu rastreio em relação à velocidade que o movemos.
Consistência
No teste de consistência vamos verificar se o sensor possui algum tipo de alteração em seu rastreio, portanto, as linhas são o trajeto percorrido pelo mouse em relação ao tempo e as bolinhas são os registros do mouse sobre sua posição, quanto mais próximas da linha, mais preciso é o sensor.
Como esperado, o Secret M se sai muito tem nos testes de consistência, sendo bastante preciso em todas as faixas de DPI. Qualquer tipo de alteração no rastreio é corrigido pelo próprio mouse, levando os dados corretos ao computador e ignorando qualquer dado errado.
Aceleração
A aceleração é um problema comum apenas em mouses de baixíssima qualidade, no entanto, é extremamente importante verificar se ele possui algum tipo de alteração em relação a velocidade que é movimentado, pois taxas altas podem atrapalhar seu desempenho em jogos que exigem precisão, como Counter Strike, por exemplo.
O mouse é livre de qualquer aceleração, portanto, não se preocupe com alterações no rastreio do seu mouse que poderiam ser causadas pela velocidade que você o mover, o Secret M não sofre de problemas como estes.
DESEMPENHO
Enfim posso dizer que não tenho mais o que reclamar de um mouse da Ducky. O Secret M é o sucessor que conseguiu superar um produto que já era considerado por mim como o topo da "cadeia alimentar" dos mouses, sendo que ele teve alguns problemas com o seu LOD um tanto alto (que foi corrigido) e o seu peso acima da média. Agora, com o Secret M, todos os "problemas" de seu antecessor foram corrigidos e finalmente temos um mouse praticamente impecável.
O Lift Off Distance (LOD) é a altura que o mouse deixa de rastrear o mousepad, ou seja, é o quanto você pode levantar o mouse de uma superfície até que ele pare de rastreá-la. Geralmente o LOD é medido em CDs (compact disc), sendo que 1 CD tem 1,2mm de largura.
O LOD do mouse é bastante aceitável, ficando entre 1 e 2 CDs, não mais acima de 2 como em algumas cópias do antigo Secret vendido no Brasil, que precisaram de um firmware para ficarem abaixo de 2 CDs. É claro que existem mouses como os da Zowie e alguns modelos da Logitech que atingem níveis absurdamente baixos, chegando a menos de 1mm, mas isto não é algo que faria você deixar de comprar um Secret.
O Secret M é excelente para qualquer tipo de jogo, ele é preciso e leve para jogos de FPS e é muito confortável para várias horas de jogatina em um RPG, no entanto, os cliques de um switch OMRON Japan, por serem um pouco mais resistentes, podem não agradar jogadores de MOBAs, que talvez prefiram os cliques mais leves e rápidos de um OMRON China, mas isto é muito relativo, pois a diferença é realmente pequena.
Como dito anteriormente o "problema" do cabo dos mouses da Ducky que alguns usuários reportaram nos últimos dias não é exatamente um problema deles, mas sim do mousepad utilizado. Em todos os poucos casos conhecidos, os usuários estavam utilizando um Flipper Extra R e, para garantir que o problema não está ligado a qualidade dos mouses em si, fiz testes forçando o cabo contra vários mousepads: um antigo Flipper, um Cougar Speed L e um Sharkoon Skiller SGP1. Em ambos os testes mal consegui deixar marcas no cabo. Vamos receber um exemplar do Flipper Extra R para realizarmos mais alguns testes e atualizaremos este review em breve.
VEREDITO
Mal posso esperar para um dia ver a marca implementando um PMW3360Novamente a Ducky surpreendeu e escutou os pedidos de seus usuários, trabalhando para melhorar todos os pontos negativos e até mesmo os positivos do antigo Secret, mostrando que ela merece o nosso respeito e admiração. Mal posso esperar para um dia ver a marca implementando um PMW3360 e, quem sabe, utilizando um sistema de iluminação melhor, com todos os LEDs iguais e 16,8 milhões de cores.
O Ducky Secret M que testamos nos foi cedido pela Player ID, a única loja do Brasil com venda oficial dos produtos da Ducky. Estamos sorteando o exemplar que recebemos para testes, portanto, você pode participar do sorteio clicando aqui.
Se você estiver buscando um Ducky Secret ou qualquer outro periférico ou hardware, não deixe de conferir a loja online Player ID, uma das lojas mais dedicas em entregar produtos de real qualidade aos consumidores brasileiros. Se não fosse por ela, jamais poderíamos testar produtos de tamanha qualidade como os da Ducky.
É possível que você considere o preço de um Secret M meio salgado, mas se este for o seu pensamento, você está enganado. O mouse possui alguns dos componentes mais duráveis do mundo, é feito em um plástico muito mais resistente do que qualquer outro disponível e tem uma excelente implementação de um dos melhores sensores do mercado, portanto, ele tem um preço mais do que justo, principalmente se for comparado com mouses como os da Zowie, que utilizam componentes bem mais baratos e de durabilidade menor.