Em novembro do ano passado, o Facebook lançou o Instant Games for Messenger, porém, inicialmente, apenas 30 países receberam a novidade. Agora, a rede social de Mark Zuckerberg disponibilizou o recurso para o mundo todo.

No entanto, nem todos os usuários do Messenger irão receber todos os recursos do Instant Games. Somente com a chegada dos games que as funções ficarão disponíveis também.

Entre os novos recursos inclusos está a possibilidade de os desenvolvedores criarem experiências aprimoradas e ainda bots que ajudam os criadores de jogos a adicionarem novos níveis e recompensas, bem como outros produtos relacionados aos títulos.

Deste modo, assim que os desenvolvedores começarem a aproveitar os novos recursos, todos os usuários terão acesso às novas experiências "dinâmicas e envolventes".

"Funcionalidades ricas de jogos, como aqueles baseados em turnos (nosso recurso mais solicitado) também podem funcionar em tabelas de classificação e torneios, além de oferecer mensagens de jogos visualmente mais envolventes e personalizáveis durante a partida. Os bots ajudam a reengajar jogadores chamando novas opções e incentivando a competição com atualizações nas tabelas de classificação."

O Zynga’s Words With Friends é um dos primeiros games a aproveitar os novos recursos. Ele é um dos jogos "mais populares de todos os tempos", que agora irá ficar disponível também como um jogo "rico em recursos" no Messenger.