Dentre os diversos tipos de conteúdo que você pode utilizar em sua estratégia de inbound marketing, o BLOG é o canal de distribuição de conteúdo mais importante, pois ele está sob seu domínio, e te permite gerar conteúdo a qualquer momento, da forma como quiser, para o público que quiser.
O blog é uma forma pública de publicar e compartilhar conteúdo relacionado ao seu negócio, atraindo visitantes e convertendo-os em leads.
Como os blog atraem novos visitantes
Um blog pode receber visitantes vindas de diversas origens:
- link compartilhado em redes sociais
- pesquisa em sites de busca
- email marketing com link para posts
- indicação de amigos, entre outros
Vamos focar na ocorrência mais comum e constante, que são as pesquisas feitas na internet. Quando as pessoas possuem dúvidas ou querem aprender algo a primeira coisa que fazem é acessar um site de buscas para procurar pelo conteúdo que interessa.
Pesquisas mostram que 90% das pessoas realizam pesquisas sobre produtos e serviços na internet antes de concretizarem as compras, ou seja, um grande volume de tráfego que é distribuído entre diversas fontes de conteúdo.
Sabendo dessas pesquisas, chegamos à conclusão óbvia de que as pessoas buscam por respostas para suas dúvidas e solução para os seus problemas. Se as pessoas querem respostas e soluções então temos o cenário ideal para o uso do blog dentro da estratégia de inbound marketing e marketing de conteúdo.
Ao criar publicações no blog que são respostas para as perguntas das pessoas, conteúdo relevante capaz de sanar dúvidas, você está aumentando as suas chances de ser encontrado nos resultados de busca, e a cada novo post essas chances aumentam pois você estará criando uma página única que os motores de busca irão indexar e apresentar para as pessoas nas pesquisas que possuírem conteúdo relacionado ao publicado em seu blog.
Quanto mais conteúdo relevante e de qualidade você escrever, mais chances terá de aumentar o tráfego em seu blog, e consequentemente a sua autoridade no assunto que está escrevendo.
Todo esse processo de produzir e publicar conteúdo em um blog faz parte da fase de atração da metodologia Inbound.
Como converter os visitantes em leads
Ao acessarem o blog uma porta está se abrindo, e a oportunidade de interagir com os visitantes está criada.
Para converter um visitante em lead não basta apenas ter um blog com muitos posts, é preciso que o conteúdo seja atraente, que ajude o leitor a encontrar as respostas para as suas dúvidas ou problemas passando confiança e principalmente o conhecimento sobre o assunto.
O blog pode e deve ser utilizado em todas as etapas da jornada do consumidor (consciência, consideração e decisão), onde cada etapa vai ter o conteúdo específico. De todo o conteúdo produzido, 80% deve ser para a etapa de consciência, também conhecida como topo de funil, onde o leitor está conhecendo melhor o problema que possui e buscando as melhores soluções. Os outros 20% devem ser divididos entre consideração e decisão, respectivamente conhecidas por meio e fundo de funil, onde você vai falar mais especificamente com o leitor sobre o problema e apresentar como solução o seu produto ou serviço.
Em cada publicação feita você pode levar o leitor à execução de uma ação, o que chamamos de CTA (Call To Action). Essa ação pode ser a leitura de um outro post, deixar um comentário, assinar a newsletter, enfim, várias possibilidades que serão definidas com base na sua estratégia.
Se o conteúdo que o visitante acabou de ler tiver sido interessante e útil para ele, com certeza você acabou de ganhar um leitor assíduo. Mesmo que ele não se torne lead de imediato, em mais alguns posts isso se concretizará.
Uma estratégia bastante interessante para a produção de conteúdo é pesquisar nas redes sociais, sites e blogs pela internet por comentários das pessoas em publicações que de alguma forma estão relacionadas ao seu produto ou serviço. Essa estratégia te permitirá encontrar dúvidas das pessoas que talvez você desconheça, e vai te ajudar a criar conteúdo do tipo "eles perguntam, você responde".
Um conteúdo de qualidade, com links internos ajudando o leitor a compreender melhor o que está sendo falado, um CTA que gere interesse e principalmente bem escrito, é a chave para o sucesso do seu blog e aquisição de muitos leads.
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