A Toyota, ao contrário do que a grande parte das pessoas imagina, não produz apenas automóveis. A companhia ainda desenvolve uma grande variedade de projetos que tem como objetivo ajudar as pessoas com problemas de locomoção. Um dos exemplos é o HSR, sigla para Human Support Robot, máquina que reúne as funções de enfermeiro e ainda companheiro.
O primeiro a testar a novidade é o veterano de guerra do Afeganistão, Romulo Camargo, que não consegue sentir o corpo da cintura para baixo. O robô entrou em ação nesta semana, e tem como missão melhorar a qualidade de vida do homem e ainda colaborar para deixar as tarefas do dia-a-dia mais fáceis. Para completar, a montadora ainda possui cuidadores, caso estejam conectados à mesma rede que o robô, podem ser usados para monitoramento do paciente.
O HSR possui um sistema de visão e braços articulados, bem como mãos flexíveis. Ele tem a capacidade de receber comandos de voz através de tablets e smartphones. Entre as suas capacidades estão de pegar, segurar e ainda obter o controle manual de algum objeto.
Nos testes realizados, o robô foi de grande valia para Camargo, já que conseguiu portas e ainda serviu comidas e bebidas para ele.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.