O objetivo de um e-commerce é vender, e isso não é novidade. E, se focarmos em 3 passos básicos, temos: 1) buscar, 2) escolher e 3) comprar. Logo, podemos afirmar, que um dos grandes vilões do comércio eletrônico, é o abandono de carrinho de compras.
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Por que o cliente chega até o último passo e desiste? Este é um dos assuntos mais abordados em artigos de e-commerce e muito preocupante para as gestões de comércio eletrônico. Uma desistência de compra pode estar relacionada a diferentes motivos, e são individuais de e-commerce para e-commerce. A complexidade do processo de navegação pode levar o cliente a desistir da compra a qualquer momento.
Entre a escolha do produto até o botão Confirmar, o cliente vai pontuando a loja virtual em quesitos como: erro no resultado de busca, falta de um ângulo nas imagens, informações de preechimento do cadastro, valor do frete, prazo de entrega, preço do produto, falta de opções de pagamento, lentidão no carregamento das páginas, informações de produto, falta de clareza na comunicação, entre outros.
Enfim, são inúmeras pontuações no processo de compra que ainda concorrem com os pontos individuais do cliente, como:
- Segurança da loja virtual;
- Dúvidas no processo;
- Necessidade de compra;
- Dívida mensal;
- Imagem da empresa;
- Entre outros.
Para entender o processo do abandono de carrinho de compras, que está relacionado a usabilidade do site, o Funil do Analytics faz um mapeamento deste caminho que deve ser monitorado. E, para tentar minimizar a perda pelo comportamento individual de cada cliente, é preciso evidenciar o que a loja virtual tem de positivo, e principalmente trazer a sensação de urgência com os incentivos e benefícios.
Não quero ser repetitiva no assunto, então segue um vídeo que resume muito bem tudo que já foi dito sobre o abandono de carrinho de compras no e-commerce. Vale a pena assistir, analisar e principalmente, MUDAR! Se o cliente chegou até o carrinho de compras, não deixe ele te dar Tchau!
Autor: Renata Reis | Webcontexto
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