O Windows 8 está na área e como os próprios desenvolvedores da Microsoft disseram, é tão "revolucionário quanto o Windows 95" foi na época. O Guia do Windows 8 da Oficina da Net inicia tratando dos requisitos necessários que o usuário precisa para ter a evolução dos sistemas operacionais em seu PC.
Em primeira estância, qualquer PC que tem configurações suficientes para rodar o Windows 7 tem condições de conter o Windows 8. Porém, os requisitos indicados pela Microsoft podem não deixar o consumidor tão satisfeito com o desempenho do novo sistema.
Para instalar a atualização para o Windows 8 Pro, seu computador deve ter o Windows XP SP3, o Windows Vista, o Windows 7, o Windows 8 Consumer Preview ou o Windows 8 Release Preview instalado. Se o seu computador tiver o Windows 7, o Windows 8 Consumer Preview ou o Windows 8 Release Preview, seus arquivos, aplicativos e configurações serão facilmente transferidos para o Windows 8 Pro. Se o seu computador tiver o Windows XP ou o Windows Vista instalado, será necessário reinstalar seus aplicativos. Alguns recursos, como o de toque, talvez exijam um novo computador.
Requisitos propostos pela Microsoft:
Versão 32 Bit
- 1 GB de memória RAM
- Processador de 1 GHz
- 16 GB de espaço no HD
- Placa de vídeo compatível com Directx 9
- Monitor com resolução superior a 1024x768 (para rodar o novo menu Metro);
64 Bit
- 2 GB de memória RAM (ou mais)
- 20 GB disponíveis no HD além dos outros requisitos de 32 Bit.
Com estas configurações o Windows 8 Consumer Preview pode rodar em seu PC, mas, com um pouco de lentidão e sem usufruir de alguns recursos inovadores do sistema (que é o que mais queremos com a nova versão do Windows). Para ter um desempenho digno do novo sistema operacional da Microsoft, utilizando seus diferenciais e novos recursos, é preciso ter um PC mais adequado, mais atualizado em relação ao mundo dos PCs.
Este mercado é exigente e a cada dia novas tendências são implantadas e computadores mais rápidos e caros são lançados. A recomendação é que o PC tenha mais de 2GB de memória RAM, um processador de quatro núcleos como Intel Core i5 ou AMD Phenom II X4, e uma placa de vídeo compatível com Direct X9 e driver WDDM.
A Microsoft recomenda o uso de um monitor sensível ao toque (Touch Sreen) para poder desfrutar ao máximo os recursos e inovações do sistema, em média estes monitores custam em torno de R$ 1000,00. Este valor varia entre as marcas e modelos.
Alguns requisitos complementares:
- Para acessar a Windows Store, baixar e executar aplicativos, é preciso ter acesso à Internet e uma resolução de tela mínima de 1024 x 768;
- Para ajustar aplicativos, é preciso ter uma resolução de tela mínima de 1366x768;
- Alguns jogos e programas podem exigir placa de vídeo compatível com DirectX 10 ou superior para melhor desempenho;
- A conta da Microsoft é necessária para alguns recursos;
- A licença do Windows Media Center é vendida separadamente ;
- O BitLocker To Go exige um pen drive (somente Windows 8 Pro);
- O BitLocker exige o TPM (Trusted Platform Module) 1.2 ou um pen drive (somente Windows 8 Pro);
- O Hyper-V Cliente exige um sistema de 64 bits com recursos SLAT (conversão de endereços de segundo nível) e 2 GB de RAM adicionais (somente Windows 8 Pro);
- É necessário um sintonizador de TV para reproduzir e gravar programas de TV ao vivo no Windows Media Center (somente Windows 8 Pro Pack e Windows 8 MediaCenter Pack);
- O conteúdo gratuito de TV na Internet varia de acordo com a região. Alguns conteúdos podem exigir taxas adicionais (Windows 8 Pro Pack e Windows 8 MediaCenter Pack).
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.