O Curiosity completou a sua primeira perfuração no Planeta Vermelho. Com isso, serão analisados fragmentos do subsolo de Marte, disse a Agência Espacial Americana.
"Esta é a primeira vez que um robô perfura rocha de Marte para recolher uma amostra", anunciou a agência em comunicado.
O jipe-robô é o primeiro da história a conseguir o feito, os seus antecessores haviam apenas limado rochas de Marte. O buraco de 1,6 centímetros de largura e 6,4 centímetros de profundidade pode ser visto nas imagens que o robô transmitiu à Terra.
O local em que o robô atuou foi escolhido em virtude da existência de ambientes úmidos no planeta. A partir de agora, o Curiosity irá analisar a amostra com os instrumentos de ponta que carrega consigo.
"O robô mais avançado jamais projetado é agora um laboratório de análise em pleno funcionamento em Marte", disse John Grunsfeld, administrador associado da Nasa para o Diretório de Missões Científicas.
Os cientistas, no decorrer dos dias, irão dar instruções ao braço robótico do robô para que ele realize uma série de passos para processar a amostra.
A rocha em que o Curiosity perfurou recebeu o nome de "John Klein", em homenagem ao subdiretor do projeto que faleceu ainda em 2011.