Com o crescimento constante do Facebook, é cada vez mais importante que empresas saibam como aproveitar as oportunidades que a rede social mais acessada do mundo promove.
Foi-se o tempo em que uma simples página com muitas curtidas era considerada o ápice do sucesso online, e ainda assim grande parte das companhias não fazem idéia de como explorar essa ferramenta tanto gratuitamente, quanto com um pequeno investimento. A seguir estão algumas dicas que podem ajudar qualquer marca a criar uma grande presença digital:
Crie uma página
Sim, é preciso criar uma página. Apesar de não ser mais o suficiente para que uma empresa tenha sua presença online bem estabelecida, este é o passo mais básico para uma campanha de marketing digital. É importante deixar clara a diferença entre uma página empresarial e um perfil. O perfil deve ser exclusivamente utilizado pessoalmente, pois ele restringe a divulgação do conteúdo na rede, além de limitar seu público a um máximo de amigos permitido pelo Facebook. A página possibilita um número ilimitado de fãs, além de ter o próprio design focado em marcas, com informações da empresa, formas de contato, e integração com outras redes sociais como o YouTube.
Integre todas as redes sociais
Um ponto-chave no marketing digital é a integração total de suas redes. Se tem uma conta no Twitter e um canal no YouTube, deixe um link disponível junto a suas informações de contato. Caso também tenha um blog, poste links para os últimos textos publicados com um breve texto que chame visitantes para o post. O mesmo vale para todas as outras redes, elas devem estar sempre interligadas para gerar tráfego entre si e fazer com que sua marca seja reconhecida e visível.
Algo que deve ser pensado antes mesmo de começar é verificar se o nome da sua marca está disponível nos diferentes canais. Isso é importante para padronizar os endereços fazendo com que seja encontrada mais facilmente. Um bom serviço gratuito para isso é o Name Vine, onde além de verificar a disponibilidade de diversas redes em um só lugar ainda se encontram possíveis alternativas caso o nome que busca não esteja disponível.
Conheça seu público
Isso pode ser a base da publicidade, mas mesmo os profissionais da área acabam falhando em adaptar o conceito quando se trata de redes sociais. Algumas empresas podem ter públicos diferentes com uma mesma marca, especialmente quando cuidam de mais de um país ou estado. O Facebook criou uma solução engenhosa para isso, permitindo que o administrador da página consiga escolher um nicho de pessoas que podem visualizar a postagem, podendo ser direcionada a um país, estado, cidade, e até mesmo usuários que falem idiomas específicos.
Os fãs de uma página também tem comportamentos e gostos únicos. Por isso é importante saber como agir de acordo com seus interesses, além de quando e o que postar. Uma pesquisa para saber qual é o dia da semana mais ativo na rede social para o seu público, que tipo de mídia é mais visualizada, e assuntos que estão em alta podem fazer uma campanha decolar, assim como a falta de atenção a esse tipo de informação pode destruí-la.
Facebook Ads
Pagar para anunciar sua marca é também uma maneira extremamente eficiente de atingir seu público. As Sponsored Stories (publicações patrocinadas) aparecem automaticamente em meio às atualizações de milhares de usuários, mas nunca de forma aleatória. O investimento em publicidade do Facebook permite que a empresa entre com detalhes específicos sobre seu público-alvo, fazendo com que a publicação patrocinada apareça especificamente para os usuários que se encaixam no nicho de mercado explorado pelo anunciante. Com um investimento de R$ 100,00 ao mês uma empresa já pode começar a divulgar sua marca no Facebook.
Tem mais alguma sugestão de como criar uma boa presença digital? Diga-nos nos comentários.
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