A Qualcomm realizou um evento sexta-feira (20) para anunciar a chegada do Snapdragon 8 Plus Gen1, uma versão ainda melhor do mais poderoso processador da empresa na atualidade, agora com capacidade para oferecer 10% mais desempenho, consumindo 30% menos energia. Além do topo de linha, o Snapdragon 7 Gen1 vem para equipar a próxima geração de modelos intermediários premium.
Snapdragon 8 Plus Gen 1: mais eficiência, mas ganhos modestos
O novo Snapdragon 8 Plus Gen 1 acompanha o ritmo da atual fase da era tecnológica e vem para complementar a linha de chipsets poderosos da Qualcomm. Para melhorar a eficiência energética, a versão Plus do Snapdragon 8 Gen1 é fabricada no processo de litografia de 4 nm da TSMC em vez do processo da Samsung. Só essa mudança já houve uma melhora significativa no uso da CPU, consumindo agora 30% menos energia, mesmo mantendo as mesmas configurações.
Assim, tudo permanece igual: um total de 8 núcleos, com 1 Cortex-X2 de máxima performance, 3 Cortex-A710 de alto desempenho e 4 Cortex-A510 de baixo consumo. A vantagem da versão Plus está mesmo nas frequências. A Qualcomm turbinou o chipset chegando agora a uma frequência máxima de 3,2 GHz, o que é 200 MHz a mais que o Snapdragon 8 Gen 1 "normal".
No quesito gráfico, a GPU também ganhou uma turbinada e agora apresenta clocks 10% mais altos, proporcionando um desempenho ainda melhor em jogos pesados e outras tarefas pesadas. Em dados técnicos, a placa gráfica Adreno 730 consegue atingir 900 MHz no Snapdragon 8 Plus Gen 1, contra 818 MHz do antecessor. Mesmo com todo esse poder de fogo, a empresa garante que ele vai consumir 30% menos energia.
Identificado pelo código de modelo SM8475, o Snapdragon 8 Gen1 suporta gravações em 8K HDR, motor de IA de 7ª geração, suíte Snapdragon Sound com novo codec aptX Lossless para reprodução de áudio Hi-Fi, modem Snapdragon X65 com suporte a FastConnect 6900, 5G e Wi-Fi 6E de 10 Gbps e Variable Rate Shading Pro para games.
Snapdragon 7 Gen1 para intermediários premium
Para oferecer uma opção também para os modelos intermediários premium, a Qualcomm aproveitou a oportunidade para expandir seu portfólio com a chegada do Snapdragon 7 Gen 1, primeiro modelo da série 7. Esse lançamento vem para substituir a antiga série 700, que teve como último lançamento o Snapdragon 778G no ano passado.
A empresa não identificou qual o modelo da nova GPU Adreno, mas a empresa garante que o chipset tem performance dedicada para jogos, com desempenho até 20% superior em comparação à Adreno 642L presente no Snapdragon 778G. Outro destaque é que ele suporta ainda telas Quad HD+ a 60 Hz ou Full HD+ a 144 Hz.
Os recursos Snapdragon Elite Gaming e Variable Rate Shading prometem reduzir a qualidade de áreas específicas da cena para aumentar o desempenho, e ainda o modo Adreno Frame Motion Engine permite duplicar a taxa de quadros sem aumentar o consumo ao gerar novos frames usando IA.
No mais, o Snapdragon 7 Gen 1 traz o modem X62, chip presente no Snapdragon 8cx Gen 3 para notebooks, com suporte a 5G que de até 4,4 Gbps, conjunto FastConnect 6900, Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.3. Para aúdio, o lançamento inclui a suíte Snapdragon Sound com codec aptX Lossless. Uma grande novidade no quesito fotográfico envolve a estreia do recurso Qualcomm Spectra ISP, capaz registrar imagens de três sensores simultaneamente ou de um único sensor de até 200 MP. Nos vídeos, é possível gravar em 4K com modo HDR.
Quais celulares receberão os novos processadores?
Logo depois do anúncio da chegada dos novos processadores, empresas como ASUS, Realme, Xiaomi, Redmi, Black Shark, Motorola, Lenovo, Honor, OnePlus, Oppo e ZTE confirmaram que anunciarão celulares com os novos processadores a partir do terceiro trimestre de 2022, que envolve os meses de julho a setembro.
Quala configuração do Snapdragon 8 Plus Gen 1?
1 Cortex-X2 de máxima performance, 3 Cortex-A710 de alto desempenho e 4 Cortex-A510 de baixo consumo
Qual o modem do Snapdragon 7 Gen 1?
O Snapdragon 7 Gen 1 traz o modem X62, chip presente no Snapdragon 8cx Gen 3 para notebooks.
Quais celulares receberão os novos processadores?
ASUS, Realme, Xiaomi, Redmi, Black Shark, Motorola, Lenovo, Honor, OnePlus, Oppo e ZTE confirmaram que anunciarão celulares com os novos processadores a partir do terceiro trimestre de 2022.