O novo SoC Snapdragon 8 Gen 3 acaba de ganhar mais detalhes sobre sua configuração. Anteriormente, o chipset teve um benchmark vazado e mostrou que era superior ao Bionic A16 da Apple. Agora, o site 9to5google relatou que o usuário "Za_Raczke" revelou diversas informações sobre o novo processador mobile da Qualcomm.
Segundo o usuário "Kuba Wojciechowski" (@Za_Raczke), o Snapdragon 8 Gen 3 é identificado pelo codinome "Lanai" ou "Pineapple". O SoC (System on Chip) apresenta um layout de processadores 2+3+2+1, diferente da do Snapdragon 8 Gen 2, que usa 1+4+3.
Snapdragon 8 Gen 3 tem mais detalhes vazados e não há suporte a 32 bits
O vazador ("leaker") "Kuba Wojciechowski" diz que o novo cluster é baseado no "titanium" e conta com dois núcleos Arm "Hunter" (A7xx). A configuração de núcleos completa utilizará dois núcleos A5xx, três núcleos A7xx, dois núcleos A7xx e um núcleo "gold+". Por enquanto, ainda não se sabe como o cluster "titanium" se comportará, mas acredita-se que ele pode ser configurado de maneira diferente, tendo mais cache ou um clock mais alto.
🐉 Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 to come with 2+3+2+1 next-gen Arm cores, Adreno 750, more: leak 🧵 pic.twitter.com/TAYu8GsDto
— Kuba Wojciechowski :3 (@Za_Raczke) March 23, 2023
Os novos núcleos "Hunter" (A7xx) irão "substituir toda a linha atual", de acordo com o vazador. Além disso, ele diz que os novos processadores não irão mais dar suporte para 32 bits, passando a processar tarefas somente em 64 bits. O Snapdragon 8 Gen 2 já é um pouco limitado quanto ao suporte a 32 bits e o sistema operacional Android também está andando nesta direção já faz algum tempo.
No tweet também foi mencionado que o Sanpdragon 8 Gen 3 contará com a GPU Adreno 750, que possui um clock máximo de 770 MHz. Foi falado também que o chipset suporta Android 14 e Linux Kernel 6.1.
Lançamento e disponibilidade
Acredita-se que o Snapdragon 8 Gen 3 seja anunciado pela Qualcomm antes de novembro de 2023, mas ainda não se sabe a data exata.