O Snapdragon Satellite foi anunciado pela primeira vez em janeiro de 2023, durante a CES (Consumer Electronic Show), em Las Vegas, nos EUA. Semelhante à tecnologia desenvolvida para o iPhone pela Apple, o Snapdragon Satellite permite que os usuários de celulares Android com chipset da Qualcomm possam conectar seus aparelhos a um satélite em situações de emergência.
O primeiro chipset com suporte à tecnologia Snapdragon Satellite já foi lançado no mercado. Entretanto, ele ainda não é capaz de acessar a novidade. Entenda mais a fundo sobre esta novidade neste artigo.
O que é o Snapdragon Satellite?
O Snapdragon Satellite é a tecnologia de conexão terra-satélite da Qualcomm. Acredita-se que todos os próximos SoCs (System on Chip) desenvolvidos pela Qualcomm cheguem com este novo recurso. Entretanto, tenha em mente que ele não irá substituir a internet móvel 5G oferecida em planos de operadoras.
Desenvolvido para momentos em que não há sinal de alguma antena da operadora de telefonia ou Wi-Fi, o Snapdragon Satellite servirá para fornecer conectividade quando o usuário estiver perdido em um lugar isolado ou viajando em um navio no meio do oceano.
Segundo a Qualcomm, o Snapdragon Satellite será a primeira tecnologia de conexão terra-satélite com suporte a textos para emergência. No futuro, a empresa pretende liberar o envio e recebimento de mensagens normais, porém sem áudio. Além disso, a empresa diz que haverá um limite de 140 bytes por mensagem.
Como funciona o Snapdragon Satellite?
O novo chipset Snapdragon 8 Gen 2 possui compatibilidade com o Snapdragon Satellite. Entretanto, mesmo que você possua um smartphone com o SoC (System on Chip), a Qualcomm diz que a conexão terra-satélite ainda não está pronta ou disponível para o público.
Como os satélites ficam em uma altura maior que a torre de transmissão de uma operadora de telefonia, a cobertura do Snapdragon Satellite pode ser muito maior. Para utilizar a comunicação terra-satélite, a Qualcomm fez uma parceria com a Iridium Communications, uma empresa sediada na Virgínia que opera uma constelação de 66 satélites. A empresa diz:
Assim como a Garmin, a Qualcomm está usando a constelação Iridium para o Snapdragon Satellite.
A Qualcomm irá oferecer uma cobertura ponto a ponto para o Snapdragon Satellite. Entretanto, o serviço será oferecido inicialmente para a América do Norte e Europa. Durante a CES 2023, foi demonstrada a tecnologia utilizando um número de celular já existente para enviar mensagens de texto ao conectar com um satélite. Dito isso, acredita-se que a Qualcomm tenha feito uma parceria com as operadoras de telefonia.
Quais celulares suportam o Snapdragon Satellite?
Como já foi falado acima que os celulares com Snapdragon 8 Gen 2 possuem suporte ao Snapdragon Satellite, você provavelmente já deve ter pensado que as fabricantes podem simplesmente lançar uma atualização de software para ativar o recurso nos smartphones. Entretanto, ao que parece, isso não parece ser algo provável de acontecer. O motivo para isso é que além de ser necessário possui o chipset e modem que suporte à tecnologia, os telefones terão de ter um hardware de antena especial, ou seja, um Samsung Galaxy S23 Ultra não suportaria as bandas básicas para realizar a transmissão para o satélite, por exemplo.
Depois que o Snapdragon Satellite estrear, os usuários provavelmente terão de usar uma interface especial no smartphone para ajudá-los a posicionar o smartphone de maneira correta para enviar os dados para os satélites. Para obter uma conexão estável, poderá demorar alguns segundos, principalmente se houver barreiras entre o seu celular e o céu como, por exemplo, folhas de arvores, nuvens etc.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.