O Snapdragon 8 Gen 3 finalmente ganhou uma data de lançamento oficial. Há vários meses temos tido diversos vazamentos e rumores envolvendo as especificações do chipset, mas isso está prestes a acabar. A Qualcomm anunciou quando irá realizar seu evento Snapdragon Summit, onde provavelmente o novo SnapDragon 8 Gen 3 será lançado.

Data do Snapdragon Summit vai mudar neste ano

Qualcomm pode ter anunciado oficialmente a data de lançamento do Snapdragon 8 Gen 3.
Qualcomm pode ter anunciado oficialmente a data de lançamento do Snapdragon 8 Gen 3.

Quando o Snapdragon 8 Gen 2 foi lançado no Snapdragon Summit 2022, o evento ocorreu em novembro. Entretanto, a Qualcomm anunciou que sua convenção de 2023 será feita do dia 24 ao dia 26 de outubro. Acredita-se que seja neste momento que o Snapdragon 8 Gen 3 será revelado.

Para o Snapdragon 8 Gen 3, a Qualcomm não irá utilizar o processo de fabricação em 3 nm, pois estes wafers estão reservados para a Apple. Em seu novo chipset, a empresa pretende utilizar uma produção com nó 4NP, proporcionando um alto desempenho sem sacrificar a eficiência energética. Além disso, durante o Snapdragon Summit poderemos ver também uma prévia dos núcleos personalizados Oryon.

Os novos núcleos Oryon infelizmente não serão utilizados no Snapdragon 8 Gen 3, mas acredita-se que eles virão no Snapdragon 8 Gen 4, que será lançado no final de 2024. Além disso, a Qualcomm está desenvolvendo o Snapdragon 8cx Gen 4, um chipset desenvolvido para notebooks que possui mais núcleos que os processadores para smartphones. Espera-se que a empresa fale sobre como o seu novo hardware irá ajudar em aplicações que envolvam inteligência artificial, já que a palavra está em alta neste ano.

Rumores sobre a configuração do Snapdragon 8 Gen 3

Para relembrar o que se supõe que a Qualcomm irá apresentar, os possíveis vazamentos falam que a empresa está testando duas versões do Snapdragon 8 Gen 3, onde uma possui dois núcleos Cortex-X4 ao invés de um. Entretanto, devido a uma questão de eficiência energética, a companhia provavelmente irá utilizar a configuração de um único núcleo Cortex-X4, com configuração "1+5+2". Além disso, acredita-se que teremos a utilização de núcleos de "titânio" pela primeira vez e a implementação da nova GPU Adreno 750.