A Qualcomm anunciou que, em parceria com a Meta, irá trazer o Llama 2 para dispositivos móveis, incluindo celulares, tablets e notebooks. De acordo com a publicação no blog oficial da empresa, a nova parceria com a Meta permitirá que aparelhos equipados com chips Snapdragon possam utilizar o Llama 2, um modelo de linguagem para aplicativos e serviços generativos de IA (inteligência artificial).
Llama 2 sem a necessidade de internet chegará em breve
Segundo a Qualcomm, o objetivo ao trazer o Llama 2 da Meta para celulares, tablets e notebooks com chipset Snapdragon é fazer com que estes dispositivos consigam rodar aplicativos e serviços baseados em IA Generativa como, por exemplo, o ChatGPT e o Bing Chat. A companhia diz:
A capacidade de executar modelos generativos de IA como o Llama 2 em dispositivos como smartphones, PCs, headsets VR/AR e veículos permite que os desenvolvedores economizem nos custos da nuvem e forneçam aos usuários experiências privadas, mais confiáveis e personalizadas.
De acordo com a Qualcomm, há diversas vantagens em executar modelos de linguagem como o Llama 2 em um dispositivo móvel. Uma delas é a economia em comparação com o uso de um modelo de linguagem baseado em nuvem, que precisa estar conectado a um serviço online. Ou seja, será possível utilizar os benefícios do Llama sem a necessidade de estar conectado à internet e ainda oferecerá uma segurança e privacidade maior comparado ao serviço conectado a um servidor na nuvem.
Lançamento e disponibilidade
No ano de 2024 a Qualcomm planeja oferecer suporte a serviços de IA baseados no Llama 2 em celulares, tablets e notebooks com chipsets Snapdragon. Ainda não se sabe quais modelos de chips terão compatibilidade com o recurso.
Sobre o Llama da Meta
Lançado pela Meta IA em fevereiro de 2023, o LLaMA (Large Language Model Meta AI) é um LLM (large language model ou grande modelo de linguagem) de última geração projetado para ajudar os pesquisadores a avançar seu trabalho neste subcampo da IA.