A Qualcomm acaba de anunciar uma grande novidade para os donos de smartphones Android: seus chips mais recentes vão suportar até oito anos de atualizações do sistema e de segurança. Isso significa que os aparelhos poderão continuar recebendo novidades por muito mais tempo, algo que era um problema comum para quem usa Android. Mas como nem tudo são flores, a garantia disso vai depender de cada fabricante.

R E S U M O

  1. Parceria: Qualcomm se juntou ao Google para oferecer até 8 anos de atualizações do Android.
  2. Quais modelos: A novidade vale para celulares com os chips Snapdragon 8 Elite e novas séries 8 e 7.
  3. Mas atenção: Caberá às fabricantes decidir se vão aderir ao suporte estendido.

Qualcomm promete suporte de 8 anos para seus chips

Atualmente, empresas como Google e Samsung já oferecem até sete anos de atualizações, mas agora a Qualcomm está dando a opção para que mais fabricantes adotem uma política parecida. A iniciativa se tornou possível graças à parceria entre Qualcomm e Google, que trabalharam para estender a vida útil dos smartphones.

Os primeiros modelos que contarão com esse suporte estendido são aqueles equipados com o chip Snapdragon 8 Elite e sistema Android 15. No entanto, os novos processadores Snapdragon das séries 8 e 7, que sairão ainda este ano, também serão compatíveis com esse longo ciclo de atualizações.

Outro ponto importante é que o suporte não se limita apenas ao sistema operacional e à segurança. A Qualcomm também confirmou que haverão duas atualizações do Android Common Kernel (ACK), que é essencial para a estabilidade e segurança do sistema. Com isso, os dispositivos vão continuar funcionando bem por muito mais tempo.

Seang Chau, vice-presidente do Android, destacou que essa mudança é um passo importante para tornar os smartphones Android mais duradouros e seguros. No entanto, vale lembrar que, apesar da Qualcomm oferecer essa possibilidade, cabe a cada fabricante decidir se realmente vai disponibilizar essa quantidade de atualizações para seus aparelhos.

Então, embora notícia seja muito boa, resta esperar para ver quais fabricantes vão abraçar essa iniciativa e garantir um suporte prolongado para seus dispositivos.

Fonte | Via