A próxima geração de segurança Wi-Fi está perto de ser lançada, e ela está trazendo uma série de novos recursos para manter seus dados seguros - tanto em casa como em redes públicas. Aqui você poderá conferir maiores detalhes sobre a futura rede WPA3.

A Wi-Fi Alliance anunciou oficialmente os detalhes do WPA3 no ano passado. Mesmo que você não possa começar a usá-lo imediatamente, é um grande passo para a segurança sem fio, e boas notícias para usuários de notebooks e smartphones em todos os lugares.

O que é o WPA?

WPA significa Wi-Fi Protected Access (Acesso Protegido), e é uma série de protocolos de segurança projetados para proteger seu tráfego Wi-Fi. Quando você se conecta a uma rede Wi-Fi e digita uma senha, o WPA controla a conexão que ocorre entre o dispositivo, o roteador e a criptografia que protege seus dados. Há uma boa chance de sua rede doméstica usar o WPA2, a versão atual deste protocolo.


O WPA2 existe desde 2004, e apesar de ter melhorado bastante seus predecessores, WEP e WPA, ele não é perfeito (não há segurança para o computador). Agora, mais de uma década depois, o WPA3 está finalmente a caminho, com um monte de novas melhorias.

O que há de novo no WPA3?

O WPA3 aprimora o Wi-Fi das seguintes maneiras:

  • As senhas são muito mais difíceis de quebrarCom o WPA2, um hacker pode capturar alguns dados do seu fluxo de Wi-Fi e executá-lo por meio de um ataque com base em dicionário, para tentar adivinhar sua senha. O WPA3, por outro lado, exige que os invasores interajam com o seu Wi-Fi para cada palpite de senha, tornando muito mais difícil e demorada a invasão. Isso é muito útil se você estiver usando uma senha fraca em sua rede.
  • Seus dados antigos são mais segurosMesmo se um hacker descobrir sua senha, ela não conseguirá fazer o máximo possível com o WPA2. O WPA3 suporta "sigilo de encaminhamento", o que significa que, se um hacker capturar qualquer dado criptografado de sua máquina e, em seguida, descobrir sua senha, ela não poderá descriptografar os dados antigos capturados. Ele só poderá descriptografar dados recém-capturados.
  • Os dispositivos domésticos inteligentes são mais fáceis de configurar com o Wi-Fi Easy ConnectSe você já tentou configurar um dispositivo da Internet das Coisas em sua rede, especialmente um que não tem tela, sabe o quanto isso pode ser chato. Primeiramente, você precisa conectar seu smartphone à uma rede separada pelo dispositivo, depois selecionar seu Wi-Fi doméstico em uma lista e assim por diante. Com o novo "Wi-Fi Easy Connect" do WPA3, você poderá conectar um dispositivo simplesmente digitalizando um código QR em seu smartphome. (O WPA2 incluía um recurso um pouco semelhante chamado Wi-Fi Protected Setup, mas continha várias vulnerabilidades de segurança.)
  • As redes públicas de Wi-Fi serão mais segurasOs padrões atuais de Wi-Fi são terrivelmente inseguros para redes píblicas. Se uma rede não exige uma senha, ela está transmitindo muitos dos seus dados não criptografados, o que significa que um hacker sentado dentro da cafeteria pode conseguir obter suas informações pessoais. Com o WPA3, até mesmo as redes abertas criptografam seu tráfego individual, tornando-as muito mais seguras de usar.

O WPA3 também inclui criptografia mais forte para o Wi-Fi corporativo, embora a maioria dos usuários domésticos não precise se preocupar com isso. Na verdade, os usuários domésticos não precisarão se preocupar com nada - conectar-se a uma rede protegida por WPA3 é exatamente como conectar-se a qualquer outra rede Wi-Fi protegida por senha. Você só precisa se certificar de que seu roteador doméstico suporta WPA3, e que o recurso está ligado.

Quando poderei usar o WPA3?

Os fabricantes já estão trabalhando duro para obter o próximo certificado para o WPA3, mas não espere usá-lo na próxima semana. Novos produtos com suporte a WPA3 começarão a aparecer no próximo ano, mas a Wi-Fi Alliance não prevê uma adoção generalizada até o final de 2019 nos Estados Unidos. E como você já sabe, no Brasil isso demorará mais ainda.

Além disso, não está claro quantos dispositivos mais antigos receberão atualizações de software para suportar o WPA3. Alguns podem, mas há uma boa chance de que você precise de um novo roteador para usar o WPA3 - embora com o 802.11x no horizonte, você provavelmente terá que comprar um novo roteador de qualquer maneira, para a velocidade e as melhorias de sinal que o AX sem fio oferece.

Mesmo assim, seu notebook, smartphone e outros dispositivos precisarão ser compatíveis com o WPA3 para aproveitar os novos recursos de segurança, por isso provavelmente será uma mudança gradual. Felizmente, a Wi-Fi Alliance ainda suportará o WPA2 por um tempo, e o WPA3 será compatível com os dispositivos WPA2 nesse meio tempo. 

Portanto, mesmo que você tenha dispositivos antigos, ainda poderá conectar-se aos roteadores WPA3 mais novos, enquanto espera pela atualização de todos os seus equipamentos.

E então, ansioso para a chegada desta nova tecnologia? Esperamos que não demore muito para chegar até nós, e podermos desfrutarmos de uma internet mais segura.