192.168.1.1 é o endereço IP padrão usado pelos roteadores de banda larga e equipamentos de gateway de rede doméstica. Os administradores de rede usam esse endereço para configurar um novo roteador, ou atualizar as configurações de um já existente. O mesmo endereço também pode ser usado em redes de computadores comerciais .
Tecnicamente, um computador, impressora ou outro dispositivo poderia ser programado para usar esse endereço, mas não é recomendado. Isso geralmente leva a conflitos de endereço IP . 192.168.1.1 pertence ao intervalo de endereços IP's normalmente usado para redes privadas. O intervalo de endereços IP privados começa com 192.168.0.0 e se estende até 192.168.255.255.
Para que serve o endereço 192.168.1.1?
Nem sempre é necessário saber o endereço IP do seu roteador. Telefones e outros dispositivos podem encontrar o roteador pelo nome (SSID) sempre que precisarem ficar on-line.
No entanto, saber o endereço se torna importante quando você configura um novo roteador ou soluciona um problema de rede doméstica.
Para conectar-se a um roteador que tenha um endereço IP de 192.168.1.1, abra um navegador da Web e digite:
http://192.168.1.1/
Em seguida, faça login na página do administrador do roteador, e acesse suas configurações.
O procedimento pode falhar pelos seguintes motivos:
- O roteador falhou e não responde às conexões por meio do navegador.
- O roteador está configurado para usar um endereço diferente e não 192.168.1.1.
- O computador e seu navegador não conseguiram ingressar na rede.
Se o seu roteador está com o ID e a senha de administrador padrão (admin/admin), o roteador estará mal protegido, e qualquer pessoa poderá fazer login nele. Altere a senha do administrador padrão para proteger seu o roteador.
Como determinar o endereço IP do seu roteador
Se o roteador não estiver configurado para usar o 192.168.1.1, verifique a documentação ou o site do fabricante (usando seu telefone celular) para encontrar o endereço padrão correto e tente novamente. Outros endereços padrão do roteador comum são 192.168.0.1 e 192.168.2.1, e há outros.
O que fazer quando o roteador não responde
Siga as sujestões abaixo para resolver os problemas de rede que não está respondendo. O problema pode estar no próprio roteador, no dispositivo ou na conexão entre o roteador e o software, como problemas de cabeamento ou de interferência sem fio.
Reinicie o roteador
Desconecte o roteador da tomada, aguarde alguns minutos e conecte-o novamente. Aguarde até que todas as luzes na parte frontal do roteador estejam ligadas ou piscando, antes de tentar se conectar novamente.
Alguns roteadores ocasionalmente precisam ser reiniciados após uma queda de energia, devido à inicialização incorreta, enquanto o equipamento do próprio ISP estava inativo.
Acesse o ipconfig
Em muitos casos, os ISPs configuram roteadores para usar um esquema de endereçamento de rede interno diferente de 192.168.1.x.
Para descobrir qual é o endereço IP padrão de um roteador, use o comando IPCONFIG em um computador conectado ao roteador, por meio de uma conexão com ou sem fio.
Para verificar o endereço IP
- Vá para o menu Iniciar.
- Digite prompt de comando na barra de pesquisa para exibir uma lista de possíveis correspondências.
- Selecione Prompt de Comando para iniciar o aplicativo.
- No prompt C: >, digite ipconfig e pressione Enter.
- Procure por gateway padrão.
- Este endereço de gateway é o endereço IP do seu roteador.
- Abra um navegador e digite esse endereço IP para efetuar login no roteador usando o ID administrativo e a senha.
Redefina o roteador
Se a reinicialização não funcionar, localize o botão de reinicialização (geralmente na parte de trás do roteador) e pressione-o até que o roteador seja reiniciado. Alguns botões de reset estão dentro de um pequeno orifício, e exigem um pino para empurrá-lo. Verifique o manual do fabricante para obter instruções específicas sobre como redefinir o roteador.
Além disso, verifique a documentação para o ID administrativo e senha padrão. Depois de redefinir um roteador, ele volta ao ID e senha padrão. Portanto, é uma boa ideia fazer login e alterar a senha administrativa para algo diferente do padrão.
Nunca redefina um roteador, a menos que você saiba qual ID administrativo e senha padrão o roteador irá reverter. Caso contrário, você pode ter seu roteador bloqueado permanentemente.
Nem sempre é o roteador
Mesmo se um roteador em 192.168.1.1 estiver funcionando corretamente, pode haver problemas com a configuração da placa sem fio em seu computador ou até mesmo problemas com o ISP.
Há muitas razões pelas quais você pode não conseguir uma boa conexão com a Internet. É uma boa ideia ser metódico quando você soluciona problemas de conexão com a Internet até encontrar o problema.