E temos em nossas mãos mais um exemplar da trinca de smartphones intermediários da Realme. Trata-se do Realme 7 Pro. Você já deve ter visto o Roda Liso, review e comparativo que envolvem o Realme 7 5G aqui em nosso site, mas saberia dizer quais são as diferenças entre os modelos? Bem, eu já adianto que a gente vai fazer um conteúdo especial comparando os três modelos nos próximos dias. Hoje vamos explorar os pontos fortes, pontos fracos, concorrentes e o melhor preço para você comprar um Realme 7 Pro. Está pronto? Então vamos nessa.
O Realme 7 Pro foge de um padrão que eu estava acostumado até o momento, que é do modelo PRO ter tela maior e componentes de hardware mais qualificados que seus irmãos. No Realme 7 Pro é exatamente o inverso, mas de uma maneira piorada. O tamanho do aparelho não é tão menor nem os componentes de hardware tão piores que dos modelos complementares. Acho que houveram dois equívocos da equipe de fabricantes: 1- o nome Pro deveria vir vinculado ao melhor dos melhores modelos, como normalmente acontece; 2- faltou distanciar as especificações entre os modelos, a fim de não confundir o consumidor sobre qual smartphone comprar.
Realme 7 Pro Review em vídeo
Especificações do Realme 7 Pro
Mas ok, nenhum desses diagnósticos muda o aparelho que temos aqui, então vamos falar de suas especificações. O Realme 7 Pro vem de fábrica com um processador Snapdragon 720G - que é um Octa-core com 2 núcleos 2.3GHz Kyro 465 Gold e 6 núcleos 1.8GHz Kyro 465 Silver; a GPU é Adreno 618 e ele tem 8GB de RAM e 128GB de armazenamento. O sistema operacional é Android 10 com a interface Realme UI.
O Display é um dos diferenciais, uma tela SuperAMOLED de 6,4" FHD+ com 441 ppi de densidade e Gorilla Glass 3. Um detalhe interessante é que, apesar do display sAMOLED, o Realme 7 Pro tem um display com taxa de frequência comum, diferente dos seus irmão que tem 90Hz e até 120Hz. O que isso significa na prática? Que em jogos e no dia a dia, o manuseio da tela é mais suave no Realme 7 Pro - o que não quer dizer travando. Na verdade, se você não estiver com os dois aparelhos lado a lado, não dá para ver a diferença.
Nas câmeras tem um conjunto principal com uma lente de 64MP f 1.8, uma lente ultrawide de 8MP f2.3 e mais dois sensores de 2MP para fotos macro e efeitos de profundidade. Os vídeos na câmera principal são 4K30fps. Já na parte frontal a câmera tem um sensor de 32MP f2.5 e os vídeos no máximo em FHD30fps. A bateria é de 4500mAh.
- Proteção Água: Proteção a respingos
- Sistema: Realme UI e Android 10
- Processador: Qualcomm Snapdragon 720G
- Memória RAM: 6 GB e 8 GB
- Armazenamento: 128 GB
- Tela - Tipo: Super AMOLED
- Tela - Tamanho: 6.4
- Tela - Resolução: 2400 x 1080
- Câmera principal: 64 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.7 e PDAF
- Câm. Selfie: 32 MP, f/2.5, (wide)
- Bateria: 4500 mAh
- Carregador: 65W
Realme 7 Pro - Veja aqui a ficha técnica completa
Olhando para a ficha técnica do Realme 7 Pro, dá para chutar quais são seus pontos fortes? Vamos ver.
Pontos Fortes
Tem pegada
Eu não vou falar do design do Realme 7 Pro aqui porque ele "REALMEnte" é igual aos outros modelos como Realme 7 5G e 7. Mas preciso mencionar que por ele ser levemente menor no tamanho do frame e, consequentemente mais leve, o seu manuseio ficou muito bom - mesmo utilizando a capinha de silicone que acompanha o kit. Aliás, recomendo fortemente você que vier a comprar um Realme 7 Pro, usar a capinha o tempo todo, afinal, o menino é liso e escorregadio.
Carregador rápido
O Realme 7 Pro tem uma bateria menor que a de seus irmãos (4500 mAh contra 5000 dos demais), em compensação, seu carregador ultrarrápido tem o dobro da capacidade, 65W. Isso significa que, se o aparelho "pedir arrego" antes do planejado, com 15 minutos na tomada, você garante pelo menos umas seis horas de autonomia.
Câmeras interessantes
Um quadro já visto nos outros dois modelos se repete com o Realme 7 Pro. Suas câmeras fazem boas fotos e vídeos em condições favoráveis de iluminação, mas pecam em locais com baixa luz. Apesar disso, o modo "Noite" me surpreendeu positivamente, deixando as fotos noturnas realmente melhores.
O sensor principal com 64MP produz boas imagens, graças ao sistema de inteligência artificial integrado ao software da câmera e ao HDR ativado. Bom contraste, cores vibrantes mas não saturadas e boa definição. Gostei.
Da mesma forma, a câmera frontal de 32MP faz bom trabalho durante o dia, apesar das cores ficarem levemente mais opacas que na traseira. O modo retrato recorta bem as linhas do objeto focalizado e apanha um pouco no recorte dos cabelos. Mas isso é normal. E o modo noite na câmera frontal também funciona muito bem!
Desempenho
Em testes de benchmarking, o Realme 7 Pro ficou longe de ter algum destaque no ranking de pontos em apps como AnTuTu, 3D Bench, GeekBench. Apesar disso, verdade seja dita, não enfrentei nenhum problema nos games que você acompanha aqui no Roda Liso (fique ligado pois o Roda Liso do Realme 7 Pro vai sair). O Genshin Impact roda tranquilo, com naturais restrições gráficas, mas roda sem travamentos. PES 21, Call of Duty e outros games rodam com gráficos no alto sem problemas.
Enfim, se você quer um smartphone que RODE a maioria dos games disponíveis na PlayStore sem engasgos, o Realme 7 Pro atende você.
Pontos Fracos
Faltou um 5G
A ordem foi a seguinte: a Realme lançou o 7 Pro em setembro, o 7 em outubro e o Realme 7 5G em novembro de 2020. Isso já justifica a falta de 5G no Realme 7 Pro. Mas não é o suficiente para não entrar como ponto negativo, afinal, é o modelo PRO.
Modelo confuso
E engatando no mesmo problema da questão anterior, a nomenclatura da Realme ou foi mal traduzida ou era para ser essa confusão mesmo. Além do modelo Pro ter pouquíssimos itens melhores que seus concorrentes, a semelhança entre os modelos gera exatamente esse sentimento em quem está procurando seu próximo smartphone: CONFUSÃO.
A pergunta é: por que não duas opções de modelos com especificações distintas em vez de três aparelhos muito parecidos?
Concorrentes
Se os pontos positivos que eu apresentei aqui pra você não são suficientes para comprar um Realme 7 Pro. Apresento alguns concorrentes que podem satisfazer sua necessidade ou então colocar ainda mais dúvidas na sua cabeça.
Começando por um smartphone da Samsung, o Galaxy A52. Além de lindo, ele tem bom desempenho, bateria e câmeras. É vendido oficialmente no Brasil e, após os primeiros meses do lançamento, seu preço está mais acessível.
- Proteção Água: IP67
- Sistema: One UI 3.1 e Android 11
- Processador: Qualcomm Snapdragon 750G 5G (8 nm)
- Memória RAM: 6 GB e 8 GB
- Armazenamento: 128 GB e 256 GB
- Tela - Tipo: Super AMOLED
- Tela - Tamanho: 6.5
- Tela - Resolução: 2400 x 1080
- Câmera principal: 64 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.73, PDAF e OIS
- Câm. Selfie: 32 MP, f/2.2, 26mm (wide), 1/2.8
- Bateria: 4500 mAh
- Carregador: 25W
Samsung Galaxy A52 5G - Veja aqui a ficha técnica completa
Outra opção é o OnePlus Nord N10, um aparelho intermediário da OnePlus. As características físicas entre os dois aparelhos se somam às características de hardware. Destaque para a ótima autonomia de bateria dele.
- Sistema: Android 10
- Processador: Qualcomm Snapdragon 690
- Memória RAM: 6 GB
- Armazenamento: 128 GB
- Tela - Tipo: IPS
- Tela - Tamanho: 6,49
- Tela - Resolução: 2400 x 1080
- Câmera principal: 64 MP, f/1.8, (wide), 1/1.72
- Câm. Selfie: 16 MP, f/2.1
- Bateria: 4300 mAh
- Carregador: 30W
OnePlus Nord N10 5G - Veja aqui a ficha técnica completa
Um smartphone recém anunciado e que você pode ficar de olho é o Poco X3 Pro. Nós testamos aqui o Poco X3 e seu desempenho é muito interessante, especialmente nas câmeras. A versão Pro lançada recentemente é melhorada e o aparelho deve ter preço abaixo dos R$ 2000.
- Proteção Água: IP53
- Sistema: Android 11
- Processador: Qualcomm Snapdragon 860 (7 nm)
- Memória RAM: 6 GB e 8 GB
- Armazenamento: 128 GB e UFS 3.1
- Tela - Tipo: IPS
- Tela - Tamanho: 6.67
- Tela - Resolução: 2400 x 1080
- Câmera principal: 48 MP, f/1.8, 28mm (wide), 1/2.0, 0.8µm e PDAF
- Câm. Selfie: 20 MP, f/2.2
- Bateria: 5160 mAh
- Carregador: 33W
Xiaomi POCO X3 Pro - Veja aqui a ficha técnica completa
Vale a pena?
- Design agradável
- Ótima pegada
- Câmeras boas sob boas condições de luz
- Carregador de 65W
- Confusão dos modelos Realme
Apesar de toda a confusão nessa questão do Pro no nome e configurações praticamente iguais de outros modelos de Realme 7, o 7 Pro é um bom smartphone, com destaque para a pegada muito boa, uma bateria valente, carregador ultra rápido e a ótima resposta das câmeras. Falta um 5G para estar atualizado, então se seu desejo é ficar com o celular por mais de três anos, é bom já procurar um modelo que ofereça tal tecnologia.
O Realme 7 Pro pode ser encontrado no Brasil por valores que giram em torno de R$2200 em lojas online, ofertas abaixo.
Onde comprar?
Mas essa é a minha opinião sobre Realme 7 Pro. Me diz aí o que você acha desse aparelho. Vale a compra? Não esqueça de se inscrever em nosso canal do Youtube. A sua participação é MUITO importante pra gente.
Um abraço e até a próxima.