Nessa review, analisarei o novo headset sem fio da Logitech, o G435! Promete um som nítido e poderoso num formato wireless, pequeno, ultra-leve e fabricado com materiais sustentáveis. Estou utilizando esse headset diariamente já a dois meses, e nessa review eu vou te dizer se ele cumpre tudo que promete.
Construção Externa e Design
O G435 chama bastante atenção por ter esse visual "excêntrico". Você pode escolher por três modelos de cores diferentes: Off White e Lilac, Black e Neon Yellow e o que recebemos para review, o polêmico Blue e Raspberry.
Pelo visual ser tão diferente, passei o G435 entre meus colegas de escritório, fazendo uma pequena pesquisa: Metade deles disseram gostar do visual, já a outra metade detestou. Os comentários foram bem polarizantes: uma pessoa falava "achei ele bem bonitinho, é diferente" e a outra retrucava com "eu não teria coragem de usar isso na rua". Foi uma dinâmica interessante, e os comentários na internet não diferem muito disso. Metade gosta, metade detesta.
Já a minha opinião referente ao visual do G435? Não sei dizer, pois está sempre mudando. Quando o tirei da caixa e vi pela primeira vez, dei risada. Parecia ser um brinde do McLanche Feliz ou algo do tipo. Com o tempo, fui acostumando com o visual - cheguei até a gostar. Hoje, não consigo decidir se o acho bonito ou não, e sinto que minha opinião mudaria até o fim da review, então ao invés disso, irei simplesmente parabenizar os designers da Logitech, vocês criaram um produto com o visual bem interessante.
Conforto
Apesar do headset ser "otimizado para o conforto dos jogadores mais jovens e daqueles com cabeças menores", adultos com cabeças acima da média podem utilizá-lo sem problema algum. O G435 é possivelmente o headset mais confortável que já usei, por uma série de fatores:
- Earcups ovais (a orelha inteira fica dentro do compartimento);
- Espuma "viscoelástica" de alta qualidade;
- Estrutura do fone é flexível e não aperta a cabeça;
- O peso de apenas 165 gramas;
- Nenhum fio para te atrapalhar.
Infelizmente o produto não acompanha espumas extras para substituição. No entanto, podemos facilmente adquirir-las através de sites como Aliexpress.
Apesar do fone não possuir espumas na parte superior, onde encosta a cabeça, elas não fazem falta, já que o fone é extremamente leve e não pressiona a cabeça.
A parte interna das Earcups não é forrada e o plástico cru fica exposto. A minha orelha não chega a encostar (como acontece no Cloud Stinger), mas é meio tosco a Logitech ter economizado nessa parte. O contato com o driver de audio é direto - sujeira e fios de cabelo adentram livremente o espaço dos drivers.
Por sua estrutura ser inteiramente de plástico, o fone é bem leve, mas também aparenta ser barato e frágil. O sentimento que eu tenho ao manuseá-lo é de que vou quebrar algo a qualquer momento.
O ajuste de altura também aparenta ser muito frágil e solto. Não é um ajuste táctil, a alça simplesmente desliza num eixo, com pouca resistência. Apesar disso, gostei desse sistema: Você retira o headset da cabeça e o põe na menor configuração para facilitar o transporte. Depois, o coloca na cabeça e ajusta ao formato. Tudo isso é feito em segundos.
Conexões
O G435 é um headset sem fio. Temos duas formas de nos conectarmos aos aparelhos, a conexão Lightspeed feita através de um dongle USB 2.4GHz e o Bluetooth:
Lightspeed
Ele conta com a tecnologia Lightspeed da Logitech - uma espécie de peer-to-peer wireless utilizando o dongle USB 2.4GHz que enviam junto com os periféricos. Para utilizar esse sistema é simples, conecte o dongle USB no seu aparelho e pressione o botão inferior do headset por poucos segundos, até que fique da cor ciano. Essa luz indica que ele foi conectado ao Lightspeed.
Essa tecnologia é compatível com PC, Mac, Playstation 4 e 5. Até onde eu sei, não é possível utilizar a conexão Lightspeed em consoles da Microsoft, Xbox One, Series S, etc.
A conexão é excelente e eu a recomendo sempre que possível. A distância é considerável e não sofre tanta interferências como o bluetooth.
Bluetooth
Para conectar-se através do bluetooth, pressione os botões de liga/desliga e mudo por alguns segundos, até o led ficar piscando em azul - significando que está em modo de pareamento. Depois disso você pode conectar-se ao dispositivo.
O G435 só pode ser conectado a um dispositivo por vez.
Cabo
A caixa acompanha um cabo USB tipo C para recarregar o headset. Ele tem aproximadamente 1.8 metros de comprimento e é de borracha. Esse cabo transmite apenas energia, não é possível transmitir som pelo cabo USB do G435.
Botões
Temos os seguintes botões: botão liga/desliga, botão aumentar volume, botão diminuir volume e embaixo o botão de mutar o microfone. No manual de instruções você encontra as funções que podemos utilizar, como alternar entre bluetooth e lightspeed (segurar o botão mudo), ativar o retorno de voz (apertar duas vezes no botão mudo), verificar a bateria (apertar uma vez no botão liga e desliga enquanto ele está ligado), dentre outras funções.
Microfone
Ele possui dois microfones, um na frente e outro atrás, embutidos na carcaça do headset. O microfone traseiro é utilizado para cancelamento de ruído, e o frontal para captar a voz do usuário.
Lamento dizer, mas o microfone é péssimo - um dos piores que já usei. O som estoura facilmente e parece que estou falando de dentro de uma lata de tinta. Dá pra entender o que está sendo dito, mas a qualidade é muito baixa. Quando conectado em lightspeed a situação melhora um pouco, mas ainda assim, fiquei bem decepcionado.
Abaixo, aperte play e escute um trecho que gravei utilizando o microfone do G435, tanto em lightspeed quanto bluetooth:
Som
A parte mais importante da review. Por ser um produto wireless e voltado para games, esperávamos que o fone tivesse pouco grave, mas não, os graves são satisfatórios. Os médios são intensos: você consegue ouvir as calls de seus aliados durante o tiroteio nos jogos. Mas, por consequência, as vozes nas músicas acabam se sobressaindo. Isso tudo são detalhes. É muito difícil descrever áudio, e os meus ouvidos não são os mais bem treinados do mundo. Mas, utilizando minhas referências, para um fone wireless, o G435 possui uma boa qualidade sonora. Não é um headset para entusiastas de áudio e nem promete ser, mas para pessoas comuns que querem simplesmente plugar e ouvir, funciona bem.
Apesar de ser wireless e ter drivers relativamente pequenos (40mm), o som é bem potente. O volume máximo chega a ser desconfortável, principalmente se você retirar o limite dos 85 decibéis.
Software
Por incrível que pareça, o G435 não possui suporte com o software G-HUB da Logitech, nem com qualquer outro programa!
E... é isso? Melhor manter o manual de instruções por perto, pois a única forma de configurar o headset é apertando os botões manualmente.
Bateria
O headset se auto desliga depois de 30 minutos de inatividade, bastante tempo. Eu gostaria de configurá-lo para desligar mais cedo e economizar bateria, mas infelizmente isso não é possível.
Para checar a duração da bateria. faça o seguinte:
Aperte o botão Liga/desliga 1x com o headset ligado:
- Led verde por 5 segundos: Bateria de 31% à 100% de carga;
- Led vermelho por 5 segundos: Bateria entre 15% e 30% de carga;
- Led vermelho piscando: Bateria entre 1% e 15% de carga;
Segundo a Logitech, a bateria do headset dura incríveis 18 horas de reprodução. Não cheguei a fazer um "teste de bateria", deixando-o ligado tocando música, pois esse não é um cenário convencional de uso. Mas durante o meu tempo utilizando ele, notei que a bateria dura aproxidamente cinco dias de uso - cerca de oito horas por dia de utilização intermitente. Bem impressionante, ainda mais para um headset tão leve.
A bateria com certeza é um dos pontos mais fortes do G435. Além dela durar batante tempo, o processo de recarga do headset dura aproximadamente 1 hora (conectado por USB no computador).
Neutralidade de Carbono
Grande parte do marketing do produto foi destinado a sustentabilidade, então senti a necessidade de incluir na review. Apesar de não ser algo que eu consiga "testar", vale ser dito que esse produto afirma ter responsabilidade com o meio ambiente - do plástico reciclado, até a caixa feita, de madeira reflorestada.
Especificações técnicas
- Peso: 165 gramas
- Dimensões: 163×170×71 mm
- Drivers de áudio: 40 mm
- Resposta de frequência: 20 Hz - 20 kHz
- Impedância: 45 ohms (passivo)
- Sensibilidade: 83,1 dB SPL/mW
- Volume máximo: <100 dB com limitador opcional a <85 dB
Conclusão
A minha maior preocupação com esse headset é o quesito da durabilidade. É um produto que obrigatoriamente tem de ser resistente, já que será manuseado o tempo todo: Tira da cabeça, larga na mesa, senta em cima dele no sofá sem querer, dorme usando o fone e ele cai da cama, etc. Acidentes inevitavelmente vão acontecer conforme você utiliza o produto diariamente, e eu questiono se o G435 "aguenta o tranco".
O G435 sofre de um dilema: Lá fora, ele custa aproximadamente 80 dólares. É considerado um headset wireless "budget" - o famoso "custo benefício". Na conversão direta, custaria cerca de 380 reais. Nesse preço, a existência do G435 faz mais sentido. Enquanto digito isso, é possível comprá-lo no Aliexpress por esse exato preço, com frete e devolução grátis, mas claro, você corre o risco de ser taxado.
Ainda não tive oportunidade de testar muitos headsets wireless, mas comparado a headsets cabeados, o Logitech G435 não deixa a desejar. O problema é o preço. No momento o encontramos por aproximadamente R$ 550,00 nas grandes lojas. É o headset wireless mais barato da Logitech, mas continua custando bastante dinheiro.
Resumindo: A qualidade de som do G435 é ótima, a bateria dura muito tempo e carrega em uma hora. As conexões são boas, o fone é extremamente confortável e portátil (por ser pequeno). Entretanto, o microfone é ruim (especialmente em bluetooh) e o produto não me passa confiança de durabilidade. Se você procura um headset wireless mas não curtiu esse da Logitech, eu diria que o principal concorrente do G435 é o Sennheiser HD 250BT, que no momento está em promoção, custando apenas R$ 249,90.
Eu pessoalmente fiquei bastante interessado em comprar o G435. A experiência de utilizá-lo no dia-a-dia é excelente. Aguardarei uma grande promoção, e de preferência, nas cores Black e Neon Yellow.
Muito obrigado por ter lido até aqui! Gostou da review? Comprou ou planeja comprar o G435? Conhece um headset que compense mais? Deixa um comentário pra mim aí embaixo!
O headset Logitech G435 funciona no Xbox?
Acredito que apenas em bluetooth. A conexão Lightspeed da Logitech não é compatível com nenhum console da Microsoft.
Quanto tempo dura a bateria do Logitech G435?
A Logitech diz que 18 horas, mas em nossos testes só conseguimos X horas.
O headset Logitech G435 é bom?
Sim. Funciona muito bem e cumpre o que promete.
Quando lançou o headset Logitech G435?
Foi lançado em 2022.
O headset Logitech G435 funciona no celular?
Sim. Através da conexão bluetooth.
O headset Logitech G435 possui suporte em software?
Não. Infelizmente a Logitech não o fez compatível com o G-HUB.
Como descobrir quanta bateria tem no headset Logitech G435?
Aperte o botão Liga/desliga 1x com o headset ligado: Led verde por 5 segundos: Bateria de 31% à 100% de carga; Led vermelho por 5 segundos: Bateria entre 15% e 30% de carga; Led vermelho piscando: Bateria entre 1% e 15% de carga;
Como conectar o bluetooth do headset Logitech G435?
Para conectar-se através do bluetooth, pressione os botões de liga/desliga e mudo por alguns segundos, até o led ficar piscando em azul - significando que está em modo de pareamento. Depois disso você pode conectar-se ao dispositivo. O G435 só pode ser conectado a um dispositivo por vez.