Testamos por algumas semanas a Crystal UHD BU8000, a versão 2022 de uma das TVs mais vendidas da Samsung. Existem centenas de TVs 4K 60hz no mercado, e aqui no Oficina da Net é a nossa missão testar várias delas para te dizer quais que valem a pena ou não comprar.
Já afirmo, a Crystal UHD BU8000 se saiu muito bem em nossos testes, uma TV que você deve ficar de olho se está em busca de produto com excelente imagem e relação custo benefício.
Samsung Crystal UHD BU8000 Review
Design da TV
Na construção externa, quase nada mudou das versões de anos anteriores. Ela é inteira feita de plástico, o que já era de se esperar por uma TV de entrada, mesmo assim, a qualidade de construção não deixa a desejar.
Ela é uma TV extremamente fina, a gente não chegou a montar ela na parede, mas é ideal para isso. Ela tem esse espaço vazado aqui para você guiar os fios, o que eu particularmente acho bem legal.
Os pés da TV são bem espaçados e ela fica firme em cima do móvel, não fica bambeando facilmente.
Nas entradas nós temos 3 HDMI, duas USB, uma saída de áudio óptica e uma entrada para antenas.
Ela tem Wifi 5 e também Bluetooth 5.2.
Qualidade de imagem
Agora vou te falar o maior motivo para comprar a BU8000: qualidade de imagem. Transmitindo cenas com bastante brilho e excelentes contrastes, a tela dessa TV não deixa a desejar.
Eu confesso que antes de testar ela eu achei que teria problemas com vazamento de luz, já que eu tinha lido um comentário na internet reclamando que esse modelo sofria disso.
Para minha surpresa, o vazamento de luz é mínimo - pelo menos aqui na nossa unidade. Infelizmente isso é algo que varia de TV para TV, então pode ser que a gente tenha tido sorte mesmo, mas aqui só dá para reparar mesmo quando a imagem está 100% preta, o que raramente acontece normalmente.
Claro que não é nenhuma OLED, é um painel LCD VA, mas sério mesmo, pelo preço que tão pedindo por ela, eu esperava os pretos puxarem bem para o cinza. Mas não. Mesmo transmitindo um filme bem escuro, como o novo Batman, o contraste continua excelente.
E isso nem é fruto de uma tecnologia milagrosa ou algo do tipo. A Samsung simplesmente colocou nessa TV um painel VA de altíssima qualidade. Show de bola
Ângulo de visão
Ainda falando da qualidade da tela, é muito importante que uma TV mantenha a sua imagem e cores nítidas independente do ângulo que você esteja assistindo. E no caso da BU8000, os ângulos de visão são quase perfeitos. Vocês tão vendo aí na tela - mesmo quando a gente olha para a TV num ângulo bem extremo, as cores continuam bem boas. Claro que existe um pouco de perda de qualidade, mas é importante lembrar que os painéis VA são famosos por terem péssimos ângulos de visão, o que não acontece com a BU8000.
HDR10+
Mesmo sendo uma TV de entrada, a BU8000 possui certificação HDR10+, então você pode aproveitar bem todos conteúdos que fazem uso dessa tecnologia. Grande parte do catálogo da Netflix e Amazon Prime já estão em HDR.
Controle sem pilha
O controle dessa TV é outro ponto positivo. Temos aqui o famosinho SolarCell, lançado lá no começo de 2021 e que até agora só acompanhava as TVs mais caras da Samsung. Ele não possui pilhas e é recarregado através deste mini painel solar na traseira.
Mas olha só, você não deve colocar o controle no sol: ele é carregado pela luz ambiente que entra pelas janelas da sua casa. Se você quiser, dá para carregar ele também por USB-C igual um celular.
Processador Crystal 4K
Aqui a gente entra no maior ponto negativo e também o principal motivo para você não comprar essa TV: O processador é muito fraco. Pelo menos eu acho que essa é a causa dos travamentos que a gente enfrentou, e vou te falar, foram muitos.
Durante toda a gravação dos testes tivemos vários momentos onde a TV simplesmente parava de responder aos comandos, e o único jeito de resolver isso era reiniciando o aparelho. Eu até pensei que fosse algum problema no controle remoto, mas até quando a gente navegava com mouse bluetooth ou controle de XBOX acontecia a mesma coisa. Um saco.
E mesmo quando o sistema operacional Tyzen funciona, roda muito lentamente. É como se a TV precisasse de um tempo para pensar enquanto exibe os menus.
Eu espero que o Tyzen fique mais otimizado em atualizações futuras e que a Samsung coloque um processador mais potente em suas Smart Tvs de entrada, como as outras marcas já estão fazendo por ai.
Jogos
Mas como ela funciona nos games? Olha só, você pode jogar nessa TV de duas maneiras: do jeito tradicional - através do cabo HDMI conectado no PC ou console, mas também podemos jogar na nuvem, através dos serviços pagos do Xbox Ultimate e GeforceNow.
Para quem não sabe, é como se fosse uma Netflix de jogos - você assina e tem todo um catálogo de games para jogar.
A melhor parte é que você nem precisa de um console, apenas a TV e um controle bluetooth. A qualidade dessa jogatina vai depender muito da velocidade da sua internet, e mesmo com uma conexão bem rápida,, ainda sentimos um pouquinho de lag.Mas não tem como negar, esse serviço de cloud gaming é realmente impressionante.
É muito satisfatório simplesmente dar play no jogo e 1 minuto depois já estar jogando, sem precisar ficar baixando atualizações e coisas do tipo.
Som
A BU8000 tem dois falantes de 10W, somando 20 no total. Além dessa potência ser fraca (como de costume), a qualidade sonora está bem ruinzinha. Na minha opinião, esse é um ponto negativo da TV.
O áudio é bem estridente - muito foco nos tons agudos, e o grave praticamente não existe. Se você for levar uma dessa aqui pra casa, não esquece de por uma boa soundbar no carrinho. Vai precisar.
Vale a pena comprar?
Olha só, aqui no canal a gente costuma testar TVs que custam o dobro dessa aqui, e vou te falar que, no quesito qualidade de imagem, a BU8000 impressiona demais pelo preço.
É uma boa Smart TV para quem quer ter a experiência 4K Ultra HD sem gastar muita grana. A versão de 55 polegadas aqui da review tá custando aproximadamente 2850 reais, o que eu considero um preço bem justo para o que ela entrega.
Os problemas que a gente enfrentou com ela foram sempre durante a navegação nos menus, então não é algo que atrapalhe durante um filme ou algo do tipo. Mesmo assim, a Samsung precisa dar um jeito e otimizar o Tizen para TVs de entrada.
A principal concorrente dessa TV é a UQ8050 da LG. A gente ainda não comparou as duas lado a lado, mas esses modelos de 2022 são bem parecidos. A principal diferença é o sistema operacional, a LG usa o WebOS e a Samsung o Tizen. Eu particularmente prefiro o WebOS por ser mais leve, e também gosto de navegar usando o ponteiro do controle da LG.
Mas fora alguns pequenos detalhes, só colocando as duas lado a lado mesmo para notar alguma diferença na imagem. Ambas são boas.