Sabe aquela janelinha que fica aberta no seu celular quando você vai jogar? Hoje vamos investigar ela a fundo. Game Boosters, esses aplicativos que aprimoram o desempenho nos games, funcionam ou é tudo balela e efeito placebo? É o que vamos descobrir hoje no Roda Liso.

GAME BOOSTERS funcionam ou não?

Há uns tempos me marcaram no grupo do Roda Liso no Telegram sugerindo um teste com os game boosters das marcas de smartphones, se essa função de fato entrega mais performance na hora da jogatina. Então eu fui lá todo pimposo, reservei uma horinha do meu dia para testar um game com e sem o booster ativado e pasmem: NÃO MUDOU NADA! É isso aí por hoje, até o próximo vídeo…

Mas calma lá, vamos entender isso, como assim não funcionou? Olha só, o Game Booster é uma aplicação dos smartphones para limpar a memória e otimizar o desempenho nos jogos. O que ele faz é basicamente eliminar os programas que estão rodando em segundo plano e dar prioridade para o game que está sendo executado. Dito isso, eu concluo aqui e bato o martelo de que a diferença entre ligar e desligar o game booster, quando o seu celular já está bem preparado para rodar o jogo, é mínima, coisa de 3, 4 frames.

O verdadeiro teste

Só que eu decidi ir além: e se a gente testar o smartphone em duas situações extremas e absurdas? A minha primeira jogatina foi com o game booster ativado, tudo normal, rodando os jogos como deveriam ser rodados. A segunda jogatina foi feita com o intuito de extrapolar completamente as REGRAS BÁSICAS DO MUNDO: Facebook, Instagram, Youtube, Câmera e mais um monte de coisa rodando no background.

Smartphones testados

Usamos três marcas de smartphone diferentes e três jogos em cada uma delas. As marcas são Samsung, com o Galaxy S22, Motorola, com o Edge 30 e Xiaomi, com o POCO F4. Os jogos que selecionamos são os 3 mais pesados que conhecemos: Genshin Impact, Life After e Tower Of Fantasy.

Samsung Galaxy S22

Genshin Impact

Com os gráficos ajustados para o máximo de qualidade, a gente obteve um resultado de 58 FPS de média, com a estabilidade em 91% sem o uso do Game Booster.

Já com o Game Booster ativado, a gente teve um resultado bem melhor, de 60 quadros a 99% de estabilidade. A questão aqui nem é o que o Booster tá fazendo, e sim o que ter vários aplicativos rodando ao mesmo tempo faz com a sua performance.

Tower of Fantasy

No Tower Of Fantasy também jogamos com tudo no máximo e aquela opção dos 90 FPS habilitada. Por aqui tivemos uma diferença maior de resultados, já que sem o Game Booster, atingimos 39 quadros de média, com 77% de estabilidade.

Agora, com tudo ativado bonitinho, pegamos 60 quadros médios, com estabilidade de 79%. Você pode ver na sua a diferença clara entre as duas gameplays, sem o Booster é bem pior.

Life After

No Life After o resultado geral não foi tão alterado assim, mas dá para notar algumas diferenças bem óbvias na performance só pela filmagem da gameplay mesmo. Sem o Game Booster e com os gráficos no máximo, pegamos 42 quadros de média, com 69% de estabilidade.

Já com o Booster ativado, a gente pontuou 45 frames, com 74% de estabilidade. Tá certo, a diferença em números não é tão grande, mas a experiência durante a jogatina, sentindo a performance, isso sim é bem perceptível, já que o Game Booster eliminou bastante aquelas travadinhas e stutterings que estávamos tendo.

POCO F4

Genshin Impact

Os POCO costumam ter um sisteminha de Game Booster um pouco mais aperfeiçoados que as outras marcas, já que ele mostra o FPS, uso da CPU e nos permite criar perfis de otimização da performance para cada game. No Genshin, com tudo no máximo, Game Booster desativado e vários aplicativos no background, obtivemos a taxa de quadros média de 48, com a estabilidade em 91%.

Não mudou muito depois de ligar o Booster, mas tivemos sim um acréscimo de estabilidade, com menos flutuações no FPS: 48 quadros de média, com 98% de estabilidade.

Tower of Fantasy

No Tower Of Fantasy tivemos o resultado oposto. O jogo começou desempenhando 53 FPS a 84% de estabilidade com o Game Booster desligado.

Logo após performou 52 quadros a 71% com ele ligado. O booster não teve efeito no Tower of Fantasy, provavelmente isso é algo que acontece com outros jogos, já que não dá para conciliar o app com todos os games existentes.

Life After

No Life After a diferença foi mínima, com o POCO pontuando 36 frames de média, com 99% de estabilidade inicialmente, sem o booster estar ligado.

Com o aplicativo funcionando, atingimos a média de 39 FPS, com 98% de estabilidade. Dá para ver que a variação se deu de uma forma diferente, não pela estabilidade, mas sim por mais FPS bruto, o que também é bem vindo sempre.

Motorola Edge 30

Genshin Impact

O Edge 30 usa um método de boost diferente do que eu tô acostumado de ver, você vai notar bem pelos resultados que obtivemos. No nosso Genshinzera a gente pegou 46 frames de média, com 97% de estabilidade com o Game Booster desativado e cheio de besteira rodando em segundo plano.

Agora, ativando o "modo de alta performance", o resultado muda bruscamente, é até engraçado como funciona. Pegamos 57 frames de média, com 97% de estabilidade, que maravilha, em?

Tower of Fantasy

No Tower Of Fantasy eu já adianto que não tivemos uma diferença muito grande, não. Com tudo desligado e os apps no fundo, pegamos 57 FPS de média, com 87% de estabilidade.

Já com o modo de alta performance ligado, atingimos a framerate de 59, com a estabilidade em 100%. O que eu mais notei aqui foi só a constância dos frames, eles variaram menos, mas tirando isso o resultado foi o mesmo.

Life After

O último teste do vídeo está aqui, bora lá. Sem o booster pegamos a framerate baixa de 31 frames, com 99% de estabilidade, um desempenho bem desagradável de se jogar, sejamos sinceros.

Após ligar o Game Booster, atingimos um resultado bem satisfatório de 49 FPS de média a 93% de estabilidade. Esse aqui foi um dos games que eu mais notei diferença com o modo de alta performance, é nítida a fluidez extra que o otimizador nos deu.

O que deu para entender

Muita gente tem preconceito com os otimizadores dos celulares porque na maioria do tempo eles não parecem estar fazendo nada. Tanto eu, quanto o Nicolas odiávamos esses Game Boosters da vida por acharmos que eles não faziam nada além de silenciar as notificações e fechar os apps de fundo.

Acontece que estávamos errados esse tempo todo (em parte, porque ainda existem alguns game boosters que de fato só fazem isso de limpar a ram e silenciar o celular). Provamos dois pontos nessa série de testes: jogar com muitos aplicativos no background do aparelho afeta sim o seu desempenho e que os otimizadores ajudam de verdade.

Um detalhe importante é que o POCO e o Motorola nos dão um aviso de que o smartphone pode esquentar bastante com a utilização do "modo gamer", que foi o que aconteceu. Esteja ciente de que ao ligar essas opções de desempenho, o seu dedo vai queimar com a tela quente, é o preço que se paga por alguns frames a mais.

Agora temos um extra para vocês com a seguinte pergunta: quem impressionou mais com os resultados? O Edge 30, da Motorola, com toda certeza. Eu me apavorei com o salto de fluidez que o Edge 30 deu quanto eu habilitei a opção de "alta performance", é instantânea a diferença nos frames. Só que não dá para deixar de considerar o POCO, com o seu menu de "tweaking", nos dando a possibilidade de criar perfis específicos para cada game que jogamos. Outro ponto a se notar do POCO é que o desempenho dele continuou no mesmo nível com os aplicativos rodando no fundo e com o game booster ativado, dando a entender que esse aparelho lida melhor com as operações em background e já possui uma performance avançadíssima no modo padrão.