O lindíssimo POCO X4 GT foi lançado em junho desse ano com um processador parrudo da MediaTek, o Dimensity 8100. A GPU é uma Mali-G610, o aparelho possui 8 GB de memória RAM e armazenamento de 128 GB. Dando uma olhada na sua tela, o display é um IPS, com 6.6" de tamanho físico, resolução FullHD e taxa de atualização de impressionantes 144Hz. Por fim, a bateria desse garotão aqui possui 5080 mAh de capacidade, o que é bastante considerando a quantidade de performance do smartphone.
Atualmente o POCO X4 GT pode ser encontrado no mercado nacional pelo valor de R$ 2.500,00, tá certo? BUUUUUUT tem um truquezinho aí… Como esse cara é um aparelho da POCO, vindo diretamente de terras chinesas, dá para achá-lo por uma média de R$ 1.800,00 em sites como Aliexpress e Banggood.
Diferentemente dos Roda Liso normais, hoje jogaremos apenas 7 dos 12 games da nossa lista, já que em alguns deles o resultado final não muda, como é o caso do PUBG. E claro, como já foi dito na intro, hoje iremos comparar esse bichinho diretamente com o POCO F4, a linha de smartphones mais icônica do Canal.
Teste em jogos com os gráficos maximizados
Asphalt 9
Eu tinha ouvido falar que rolou uma atualização do Asphalt 9 e agora alguns smartphones específicos podem rodar o game em 120 FPS, será que é verdade mesmo? Bem, se for legítimo, não é o caso do POCO X4 GT, se liga. Com os gráficos no máximo, conseguimos pegar a média de 59 frames, com 100% de estabilidade.
O POCO F4 ficou colado na performance do concorrente, pontuando 58 FPS a 100% de estabilidade também.
✔️Selo Roda Liso✔️ para os dois.
COD Mobile
No COD Mobile a gente não teve nenhum resultado além do estimado. O POCO X4 GT conseguiu tankar tranquilamente os gráficos máximos do Call of Duty no Battle Royale a 60 frames de média, com 99% de estabilidade, quase um gabarito.
O POCO F4 venceu por pouquinho, mostrando apenas uma leve superioridade na estabilidade da gameplay: 60 FPS a 100%. Vale ressaltar que os dois aparelhos tem suporte para 90 FPS durante as partidas multijogador (aquelas que não são battle royale), você apenas tem que diminuir até o mínimo para liberar.
✔️Selo Roda Liso✔️ para os dois celulares.
Free Fire MAX
Aqui a disputa fica pau a pau. É claro que o Frifas não é o game mais pesado de todos, mas é impressionante que com os gráficos mais altos, o POCO X4 GT ainda tenha dado conta dos 90 FPS médios a 100% de estabilidade, uma SENHORA performance.
O POCO F4 não ficou para trás na rodada do Fogo Grátis, marcando também os seus 90 frames a 100% de estabilidade.
💎Selo Roda Competitivo💎 para os dois.
Genshin Impact
Uma coisa interessante no teste do Genshin, é que tanto com os gráficos no médio, quanto no alto, o POCO X4 GT desempenhou a mesma coisa. Em computadores, isso costuma acontecer quando o processador não está conseguindo acompanhar a performance do chip gráfico, resultando em uma taxa de quadros igual ou até superior quando o visual está mais elevado, já que aí o game puxa mais da GPU e menos da CPU. Mas enfim, o POCO X4 GT pontuou 39 FPS de média, com 97% de estabilidade nos gráficos mais altos.
O F4 também finalizou com a mesma framerate de 39, porém com 81% de estabilidade.
⚠️Selo Roda⚠️ para os dois smartphones, mas quem levou a melhor foi o X4 GT.
Life After
Podem falar que o Life After tem uma otimização péssima, que ele é bugadão, mas não podem falar que o game não é um bom benchmark. O POCO X4 GT marcou incríveis 40 FPS a 93% de estabilidade nos gráficos mais altos do jogo.
O POCO F4, em contrapartida, performou bem pior, com apenas 31 quadros de média, a 90% de estabilidade.
⚠️Selo Roda⚠️ para os dois smartphones.
Apex Legends
No Apex Legends infelizmente tivemos que diminuir a taxa de quadros para jogar nos gráficos mais altos. Na última edição do POCO X4 GT no Roda Liso ele marcou 60 FPS de média, mas agora com tudo no máximo ele chega apenas aos 50 quadros médios a 99% de estabilidade, o que é uma pena.
Esse gráfico não foi um problema para o POCO F4, já que ele conseguiu levar tranquilamente o jogo a 59 FPS, com 100% de estabilidade.
✔️Selo Roda Liso✔️ para os dois, porém o vencedor foi o POCO F4.
Tower of Fantasy
Em nosso último game da lista, temos o Tower of Fantasy com as suas framerates altíssimas. Apesar do POCO X4 GT ter pego 87 quadros de média, com 97% de estabilidade, a gameplay ainda fluiu um pouco travada e com stutterings aparentes. Não temos como dizer ao certo o que está ocasionando isso, mas na dúvida, ajuste os gráficos para o "médio" e os problemas se resolverão.
💎Selo Roda Competitivo💎, infelizmente o POCO F4 não chegou a ser testado nesse jogo.
Temperatura
Com a temperatura ambiente regulada para os clássicos 24°C, jogamos uma horinha de COD Mobile no modo Battle Royale para ver o quanto o aparelho esquenta e também o quanto ele descarrega. Ao final dessa jogatina o POCO X4 GT aqueceu apenas 🔥11°C🔥 na sua superfície, com uma perda de 🔋19%🔋 da carga da bateria. Ou seja, partindo dos 100%, após esse período de gameplay finalizamos com 81%.
Conclusão
Depois dessa disputa acirrada, vem a seguinte questão: quem venceu? Aliás, quem vocês acham que venceu? Os dois tiveram resultados excelentes, porém na minha opinião quem superou foi o POCO X4 GT, por conta da sua capacidade de aguentar os games não apenas na qualidade gráfica em que foi feito para aguentar, mas também na qualidade gráfica máxima. O processador Dimensity 8100 do X4 GT bate de frente com o Snapdragon 870 do POCO F4 e, se não fosse por um ou outro problema de compatibilidade, com certeza deixaria o concorrente no chinelo.
Mas é questão de tempo até esses problemas de compatibilidade serem arrumados e o aparelho operar com toda força, então pode ir tranquilo nele que a sua performance está garantida para esse e mais alguns anos de aplicativos e jogos. 💎Selo Roda Competitivo💎.