Nós fizemos um combinado com a Samsung: a gente poderia testar mais um flagship da empresa, porém eles teriam que nos enviar novamente o S23 Ultra para testarmos o seu desempenho nos jogos, pois na primeira vez que fizemos o teste, o aparelho ainda não possuía nenhuma atualização de performance ou otimização. E é aqui que estamos hoje, com o S23 Ultra em mãos de novo e com mais um topo de linha da Samsung na fila do Roda Liso. Vem comigo conferir se esse queridão continua sendo um dos melhores celulares de 2023.
Ficha Técnica
O S23 Ultra foi lançado em fevereiro de 2023 com o já conhecido Snapdragon 8 Gen 2, 12 GB de memória RAM e uma bateria padrão de 5000 mAh de capacidade. Olhando para a sua tela, ele possui um display Dynamic AMOLED 2X, de 6.8" de tamanho físico, resolução QuadHD e taxa de atualização de 120Hz.
O S23 Ultra deve uma certa depreciação do seu preço inicial, porém nada que mudasse tanto assim a ideia de que esse é um smartphone caro. Atualmente você pode encontrá-lo pela média de R$ 6.000,00 no Brasil.
E como esse é um Roda Liso extra, testando outros games da nossa lista, não teremos nenhum outro aparelho para comparar com o S23 Ultra. Porém, saiba que tudo que jogamos hoje foi testado na qualidade gráfica máxima, sem poupar desempenho, tá certo? Bora lá.
Samsung Galaxy S23 Ultra teste em jogos pesados
Farlight 84
Quem abre a nossa lista de hoje é o Farlight 84. O desempenho por aqui nos surpreendeu bastante, já que, particularmente falando, eu não esperava que esse game conseguisse atingir framerates superiores aos 60 que estamos acostumados. Vale ressaltar que o S23 Ultra fez tudo isso com os gráficos no máximo, sem segurar o potencial.
Passando para os números, o S23 Ultra marcou a média de 85 frames, com 77% de estabilidade e uma autonomia de 5:30h de duração da bateria.
É 💎Selo Roda Competitivo💎 no Farlight 84, fez muito bem.
Need for Speed No Limits
O Need For Speed No Limits não nos deixa alterar a qualidade gráfica, porém ainda mantemos a esperança de ser possível jogar com um visual bonito e uma taxa de quadros acima dos 60. Só que infelizmente não rolou.
A média de FPS que o Need For Speed nos proporcionou foi de 60, com uma estabilidade de 100%, um ótimo gabarito, por sinal. A sua autonomia foi de 5:35h de duração da bateria.
✔️Selo Roda Liso✔️ para o S23 Ultra no Need.
Minecraft
Partindo agora para uma gameplay cotidiana do Minecraft, sem entrar no criativo ou fazer loucuras para lagar o game. A gente ajustou a render distance para 22 chunks e colocamos o campo de visão em 90°C, já que esse é um padrão aqui nos testes.
No survival, quebrando umas árvores e minerando, conseguimos atingir a média de 90 FPS, com uma estabilidade de 77% e 3:15h de autonomia da bateria. É um desempenho ótimo, porém, vale lembrar que essa taxa de quadros que o S23 Ultra nos permitiu habilitar é ILIMITADA, nos permitindo chegar aos 120, 140 frames por segundo em algumas situações específicas.
💎Selo Roda Competitivo💎 para ele no Minecraft.
PUBG New State
O PUBG New State é aquele game "café com leite" do nosso teste, já que não conseguimos medir em números exatos a sua performance por conta dele não funcionar com as opções de desenvolvedor ativadas.
A gente ativou os gráficos mais altos e a framerate ajustada para 90 e os resultados foram ótimos. O PUBG New State não chegou a travar nenhuma vez e manteve os 90 FPS durante toda a jogatina.
💎Selo Roda Competitivo💎 para o Galaxy S23 Ultra.
League of Legends: Wild Rift
Temos boas notícias para quem curte jogar um Lolzinho no celular, pois o S23 Ultra tira de letra esse game.
Com uma média de 120 FPS, 100% de estabilidade e uma autonomia de 5:20h de duração da bateria, nós não tivemos problema algum na hora de rodar esse jogo. O único detalhe que vale a pena mencionar é que nem sempre os gráficos máximos estão habilitados em conjunto com a opção dos 120 frames, então muitas dessas vezes você deve escolher um ou outro. Nesse caso, tivemos que ajustar a qualidade para "alto" e não "muito alto" para conseguir essa quantidade de quadros.
Enfim, 💎Selo Roda Competitivo💎 para o Galaxy S23 Ultra.
Undawn
O Undawn ainda não é um game 100% otimizado, já que ele lançou há pouquíssimo tempo, porém consegue manter um nível alto de desempenho em boa parte dos celulares que testamos aqui. Com o S23 Ultra não foi diferente, pois esse carinha, além de massacrar nos gráficos mais altos, atingiu uma performance quase perfeita no jogo.
A sua taxa de quadros média foi de 59 FPS, com 97% de estabilidade e uma autonomia de 3:50h de duração da bateria.
✔️Selo Roda Liso✔️, mandou muito bem no Undawn, sem dúvida alguma.
Arena Breakout
Fizemos o início da campanha aqui no Arena Breakout e o game rodou sem problema ou travada alguma.
A taxa de quadros média que o S23 Ultra conseguiu atingir foi de 60 FPS, com uma estabilidade de 100% e autonomia beirando as 3:35h de duração da bateria.
A gente não chegou a verificar a performance em outros modos de jogo mais intensos ou condições mais "brabas" de gameplay, porém, pelo que deu para ver nessa primeira missão, o Arena Breakout combina muito bem com o S23 Ultra. ✔️Selo Roda Liso✔️.
Conclusão
Não existia dúvida alguma quanto a isso, não é mesmo? O Samsung Galaxy S23 Ultra continua sendo um dos melhores negócios para se fazer se você procura um desempenho bruto nos games e não possui um limite de orçamento baixo. O seu Snapdragon 8 Gen 2 faz parte da elite dos processadores de celular, não ficando para trás na performance, não importa quais sejam as circunstâncias. A única ressalva que eu faço é com relação à temperatura desse carinha: ela esquenta bastante se você jogar nos gráficos máximos, tá certo?
Com isso, encerramos mais uma bateria de testes aqui do canal, concedendo assim o Selo Roda Competitivo ao Samsung Galaxy S23 Ultra, que é definitivamente um dos melhores smartphones para jogar atualmente.