Temos hoje na mesa um celular muito especial: trata-se do Realme 12 Pro Plus. Eles enviaram para a gente testar e eu fiquei curioso: se ele tem o mesmo processador e GPU do POCO X6, será que o desempenho vai ser o mesmo? É isso que vamos testar hoje em 13 jogos pesados.

Especificações técnicas

O Realme 12 Pro Plus foi lançado em Janeiro de 2024 com o processador Snapdragon 7S Gen 2 da Qualcomm, 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno. Ele tem também uma bateria padrão de 5.000 mAh de capacidade.

A tela tem 6.7 polegadas em resolução FULL HD, AMOLED com 120 Hz na taxa de atualização. É um display curvo, o que facilita bastante na hora de navegar por gestos.

Preços

Aqui no canal a gente costuma colocar a geração atual do celular para competir com a passada, e, apesar de a gente ter testado o Realme 11 Pro Plus ano passado, eu acho mais interessante colocar esse celular para concorrer contra o POCO X6, já que ambos estão utilizando o novo processador intermediário Snapdragon 7S Gen 2 da Qualcomm.

Apesar de utilizarem o mesmo processador, esses dois aparelhos estão com preços bem diferentes: o Realme 12 Pro Plus custa, atualmente R$ 2.749 à vista na Amazon. Já o POCO X6 está custando cerca de mil reais a menos que o Realme. Será que toda essa diferença de preço fica no visual e construção externa, ou o celular da Realme consegue também entregar mais performance nos jogos? Vamos descobrir isso agora.

Melhor preço hoje: Realme 12 Pro Plus👇

Melhor preço hoje: POCO X6👇

Roda Liso - Realme 12 Pro Plus

Asphalt 9

No Asphalt 9 eu coloquei os gráficos no modo Padrão e a taxa de quadros ficou em 60 nos dois aparelhos
No Asphalt 9 eu coloquei os gráficos no modo "Padrão" e a taxa de quadros ficou em "60" nos dois aparelhos

A gente começa com um jogo fácil de rodar, o Asphalt 9. Já tem vários anos que testamos esse jogo e apenas os celulares mais baratinhos não conseguem passar dos 30 frames de média. No caso do POCO e do Realme, os dois celulares atingiram uma performance idêntica, 60 frames de média com 98% de estabilidade, com uma autonomia próxima a três horas e meia.

Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Realme 12 Pro+ 60 FPS 99% RODA LISO✅
Xiaomi POCO X6 59 FPS 98% RODA LISO✅

Felizmente não tivemos nenhuma surpresa desagrádvel nesse jogo de corrida: se você curte jogar Asphalt 9 lisinho, sem travar, qualquer um desses celulares vai cumprir essa missão muito bem.

CarX Street

Nos celulares intermediários, a gente joga CarX Street com tudo no médio e o desfoque de movimento desligado
Nos celulares intermediários, a gente joga CarX Street com tudo no médio e o desfoque de movimento desligado

Diferente do Asphalt 9, o CarX Street é quase impossível de rodar bem, até mesmo nos celulares mais potentes, como foi o caso do Roda Liso do POCO X6 Pro e do S24 Ultra, ambos celulares pontuaram muito mal nesse game.

Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Realme 12 Pro+ 31 FPS 99% ⚠️RODA⚠️
Xiaomi POCO X6 - - ❌NÃO RODA❌

No caso do POCO X6 comum, o jogo nem ao menos permitiu ser instalado no celular. Mas o Realme instalou, então temos a oportunidade de ver como o Snapdragon 7S Gen 2 se sai nesse jogo. Foram 31 frames de média com 96% de estabilidade. Eu fiquei bem surpreso com esse desempenho, que apesar de ainda estar longe dos sonhados 60 frames, conseguiu rodar com uma estabilidade muito boa.

Call of Duty Mobile

No COD Mobile, a gente joga com os gráficos no médio e taxa de quadros no máximo
No COD Mobile, a gente joga com os gráficos no médio e taxa de quadros no máximo

O COD Mobile é bem mais tranquilo de rodar, e no Modo Battle Royale a gente consegue um desempenho mais do que aceitável nesses celulares: O Realme atingiu 60 frames de média com 98% de estabilidade, o que por si só já é impressionante, mas a autonomia também ficou alta, totalizando 5 horas.

O POCO X6 também foi muito bem, com 59 frames de média e 99% de estabilidade, mas com menos autonomia que o concorrente, 3 horas e 37 minutos.

Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Realme 12 Pro+ 60 FPS 98% RODA LISO✅
Xiaomi POCO X6 59 FPS 99% RODA LISO✅

Hoje em dia é quase garantido que todo celular vai conseguir rodar COD MOBILE de boa, estamos vendo que até os intermediários ficam com performance de sobra nesse jogo.

Call of Duty Warzone

Já o Warzone é outra história, aqui jogamos com qualidade visual no médio e o modo otimizado para alta taxa de quadros
Já o Warzone é outra história, aqui jogamos com qualidade visual no "médio" e o modo otimizado para alta taxa de quadros

Agora o bicho pega: diferente do COD Mobile, o COD Warzone é bem mais complicado de rodar com fluidez. Estamos vendo vários celulares passando sufoco para manter a estabilidade alta nesse jogo. Para resolver isso, vocês sugeriram no grupo do Roda Liso no Telegram que a gente testasse com a taxa de FPS travada nos 60, e realmente, o desempenho foi melhor que com a configuração "sem limites". O Realme conseguiu alcançar 36 frames de média com estabilidade em 86%. Eu testei o POCO X novamente nessas configurações novas e ele realmente se saiu melhor que da última vez, foram 38 frames de média com 95% de estabilidade.

Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Realme 12 Pro+ 36 FPS 86% ⚠️RODA⚠️
Xiaomi POCO X6 38 FPS 95% ⚠️RODA⚠️

PUBG

No PUBG sem o GFX Tools a gente geralmente testa com gráficos HD e taxa de quadros no Ultra, mas o Realme conseguiu desbloquear a taxa de quadros no Extremo.
No PUBG sem o GFX Tools a gente geralmente testa com gráficos HD e taxa de quadros no Ultra, mas o Realme conseguiu desbloquear a taxa de quadros no "Extremo"

Acontece um milagre com o Realme jogando PUBG: mesmo sem o programinha GFX Tools, ele conseguiu desbloquear a taxa de quadros, atingindo 60 frames de média com 98% de estabilidade. Isso tudo com os gráficos na qualidade "HD".

Já no caso do POCO X6, apesar dele ter o mesmo processador, a taxa de quadros ficou trancada em 40 frames de média, mas com estabilidade perfeita, 100%.

Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Realme 12 Pro+ 60 FPS 98% ✅RODA LISO✅
Xiaomi POCO X6 40 FPS 100% ⚠️RODA⚠️

Era exatamente esse tipo de coisa que eu queria ver quando coloquei esses dois celulares, um contra o outro. Alguns jogos destravam a taxa de quadros de outros não, a gente só descobre quais funcionam na hora de jogar mesmo.

Wild Rift

No Wild Rift a gente jogou com a frequência de quadros nos 120 e qualidade dos gráficos Alta em ambos os celulares
No Wild Rift a gente jogou com a frequência de quadros nos "120" e qualidade dos gráficos "Alta" em ambos os celulares

Jogando no mapa Howling Abyss, o Realme conseguiu manter a taxa de frames bem próxima aos 120 frames durante toda a jogatina, 116 frames de média, para ser exato. A estabilidade podia ser melhor - ficou com 84%, mas isso ocorre porque o jogo cai aos 90 frames de vez em quando, algo que não chega a atrapalhar a gameplay.

Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Realme 12 Pro+ 116 FPS 84% 💎RODA COMPETITIVO💎
Xiaomi POCO X6 112 FPS 97% 💎RODA COMPETITIVO💎

No POCO X6 tivemos o mesmo resultado, 112 frames de média, mas com uma estabilidade um tanto quanto melhor, 97%. Eu estou gostando muito de ver o Wild Rift rodando próximo aos 120 frames, ao meu ver, é muito mais divertido de jogar, principalmente agora que a maioria dos celulares está vindo com telas de 120Hz, como é o caso do Realme do POCO X6.

Diablo Immortal

No Wild Rift a gente jogou com a frequência de quadros nos 120 e qualidade dos gráficos Alta em ambos os celulares.
O Diablo Immortal aparece novamente aqui no Roda Liso com o mesmo problema de antes, a opção de 60 frames bloqueada, tanto no Realme 12 Pro Plus quanto no POCO X6.

Eu vou passar rapidinho pela Diablo Immortal, já que o desempenho nesse jogo aqui a gente já viu antes. Foram 30 frames de média com estabilidade perfeita nos dois celulares. O Diablo ainda não permite que a gente desbloqueie os 60 frames, antigamente dava. Com 30 frames, não é ruim de jogar, mas poxa, a gente testa celular há muitos anos e vários modelos conseguiram atingir 60 quadros de boa no Diablo, não entendo o motivo da Blizzard ter bloqueado.

Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Realme 12 Pro+ 30 FPS 99% ⚠️RODA⚠️
Xiaomi POCO X6 30 FPS 98% ⚠️RODA⚠️

Enquanto não arrumarem esse bug da "versão alpha", os celulares vão continuar conseguindo apenas o Selo Roda no Diablo Immortal.

Mortal Kombat

.
O Mortal Kombat utiliza gráficos padrões em todos os celulares, não é possível alterar as configurações.

Chegamos no Mortal Kombat, aquele jogo que antigamente costumava ser um "Roda Competitivo" grátis para quase todos os aparelhos. Agora, nesse processador Snapdragon 7S Gen 2, parece que o jogo não quer liberar mais que 60. É uma performance boa, mas decepciona, já que estamos acostumados a ver o MK indo muito além dos 60 frames de média. No antecessor a esse aqui, o Realme 11 Pro Plus, a gente também só conseguiu liberar 60 frames, então não tivemos uma melhora em relação ao novo aparelho, pelo menos não no Mortal Kombat.

Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Realme 12 Pro+ 60 FPS 95% RODA LISO✅
Xiaomi POCO X6 60 FPS 100% RODA LISO✅

Genshin Impact

Quando estamos testando celulares intermediários, a gente coloca o Genshin Impact com gráficos no médio e FPS liberado para 60.
Quando estamos testando celulares intermediários, a gente coloca o Genshin Impact com gráficos no médio e FPS liberado para 60.

Infelizmente nenhum dos celulares foi bem nesse jogo. O Realme 12 Pro Plus manteve a taxa de frames presa com a média nos 30 FPS. A estabilidade foi boa, 99% com 3h56 de autonomia. Já o POCO X6 alcançou 5 frames a mais de média, mantendo os 35 durante a maior parte da gameplay. Se você está procurando um aparelho para jogar exclusivamente Genshin Impact, vale mais a pena dar uma consultada nos preços do Galaxy A55, já que aquele celular conseguiu manter 45 frames de média.

Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Realme 12 Pro+ 30 FPS 99% ⚠️RODA⚠️
Xiaomi POCO X6 35 FPS 91% ⚠️RODA⚠️

Fortnite

No Fortnite, jogamos com os gráficos na predefinição média e a taxa de frames liberada em 60.
No Fortnite, jogamos com os gráficos na predefinição média e a taxa de frames liberada em 60

No Fortnite é sempre uma surpresa, o celular pode rodar bem ou mal, a gente só descobre na hora do teste. Felizmente, tanto o Realme quanto o POCO conseguiram manter os 60 frames de média nesse jogo. A mínima do Realme foi de 46 frames e a do POCO foi 35 frames, tudo durante aqueles tiroteios mais intensos.

Se eu falei antes que o Galaxy A55 era bom para jogar Genshin, saiba que aquele celular foi muito mal no Fortnite, só pegou 30 frames. Então já sabe, POCO e Realme para jogar Fortnite, Galaxy A55 para jogar Genshin Impact.

Taxa de frames média: Taxa de frames mínima: Selo:
Realme 12 Pro+ 60 FPS 46 FPS ✅RODA LISO✅
Xiaomi POCO X6 60 FPS 35 FPS ✅RODA LISO✅

Honkai: Star Rail

No Honkai Star Rail a gente testa com os gráficos no Médio e FPS em 60.
No Honkai Star Rail a gente testa com os gráficos no "Médio" e FPS em 60.

Ambos os celulares passaram sufoco para rodar o Honkai. O Realme conseguiu 40 frames de média, entretanto, com estabilidade bem prejudicada - 65%. Vocês podem ver em nossa gameplay no YouTube que quando ocorre algum golpe, o FPS cai para menos de 30. Mesmo assim, eu achei bem tranquilo de jogar, tanto no Realme quanto no POCO X6, já que é um jogo de turno.

Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Realme 12 Pro+ 40 FPS 65% ⚠️RODA⚠️
Xiaomi POCO X6 28 FPS 87% ⚠️RODA⚠️

Tower of Fantasy

Chegamos no Tower of Fantasy, com gráficos no modo Equilibrado, resolução HD e FPS desbloqueado aos 90.
Chegamos no Tower of Fantasy, com gráficos no modo Equilibrado, resolução HD e FPS desbloqueado aos 90

Aqui tivemos o mesmo problema nos dois celulares: a média de frames fica boa, mas a estabilidade não. São micro-travadas, também chamadas de "stuttering", quando você está ali jogando e por poucos milésimos o FPS cai de 40 para 20, às vezes até menos. Não sei se vai dar para ver bem isso na gameplay, mas jogando, incomoda bastante.

Tower of Fantasy foi mais um caso de "mesmo processador, mesma performance", Selo Roda Liso para os dois. .

Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Realme 12 Pro+ 45 FPS 71% ✅RODA LISO✅
Xiaomi POCO X6 44 FPS 66% ✅RODA LISO✅

Arena Breakout

No Arena Breakout, os gráficos ficaram no modo equilibrado nos dois celulares, mas o POCO X6 liberou 120 frames, enquanto o Realme 12 liberou a taxa de quadros ultra
No Arena Breakout, os gráficos ficaram no modo equilibrado nos dois celulares, mas o POCO X6 liberou 120 frames, enquanto o Realme 12 liberou a taxa de quadros "ultra"

Esse jogo é meio difícil de rodar bem, mas com as configurações que estamos usando, é possível manter a taxa de frames bem próxima aos 60. O Realme 12 Pro Plus conseguiu 56 FPS de média com 95% de estabilidade. Já o POCO X6 chegou em 59 frames com 98% de estabilidade. O Arena Breakout é um jogo com gráficos bem bonitos e é bem optimizado, diferente do Warzone, que além de feio, roda travando.

Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Realme 12 Pro+ 56 FPS 95% ✅RODA LISO✅
Xiaomi POCO X6 59 FPS 98% ✅RODA LISO✅

Farlight 84

No Farlight 84, a qualidade gráfica fica em Equilibrado, taxa de quadros no Extremo e resolução média.
No Farlight 84, a qualidade gráfica fica em "Equilibrado", taxa de quadros no "Extremo" e resolução média.

Jogando Farlight 84, o Realme 12 Pro Plus não deixou a gente atingir aquelas taxas de quadros altíssimas: Foram 59 frames de média com 91% de estabilidade. Já o POCO X6 conseguiu ir além - manteve 67 frames de média e 86% de estabilidade. Pessoalmente, jogando, não tem tanta diferença assim. Mas se tivesse que escolher um, eu iria de Realme, já que eu prefiro uma média mais baixa, mas com boa estabilidade.

Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Realme 12 Pro+ 59 FPS 91% ✅RODA LISO✅
Xiaomi POCO X6 67 FPS 86% 💎RODA COMPETITIVO💎

Teste de Temperatura e autonomia

Para medir a temperatura e autonomia do celular, eu jogo 1 hora inteira de Call of Duty Mobile. Nesse teste, o Realme 12 Pro Plus esquentou dos 26 Cº aos 34 ºC e gastou 17% de bateria. Como referência, o POCO X6 aqueceu até os 36 Cº e gastou 15% da bateria A principal diferença aqui é o material da traseira do celular: couro vegano no Realme e plástico no POCO X6. O plástico dissipa mais calor que o couro, por isso que o POCO "esquenta" dois graus a mais. Na prática, isso faz quase nenhuma diferença, ainda mais se você estiver usando uma capinha protetora.

Temperatura Inicial Temperatura Final Bateria gasta
Realme 12 Pro Plus 26 ºC 34 ºC 17%
Xiaomi POCO X6 26 ºC 36 ºC 15%

Conclusão

E aí, gostaram do teste? É bem raro a gente ter a oportunidade de testar dois celulares com construções diferentes, mas com o mesmo processador. Nesse quesito de performance, não tivemos surpresas - mesmo com o Realme 12 Pro Plus custando bem mais caro que o POCO X6, nos jogos, praticamente não há diferenças entre eles. Isso mostra que, se você quer comprar um celular exclusivamente para jogar, é importante prestar atenção no processador. Só porque o celular é mais caro, não significa que vai rodar o jogo com gráficos mais altos ou com mais FPS.