Lá no canal Roda Liso no YouTube nós antingimos a incrível marca de 100 mil inscritos! Para comemorar essa ocasião especial, eu resolvi trazer um celular que já apareceu no canal e deu muito o que falar: trata-se do Redmi Note 12 4G. A gente testou ele no ano passado e a performance foi tão tenebrosa que o celular recebeu o seu próprio "selo", o "Roda Lixo". Meses se passaram e aquele se tornou um dos vídeos mais vistos do canal. Esse celular continua aqui com a gente, e eu me peguei pensando: "Será que a performance do Note 12 melhorou com as atualizações?". É isso que vamos fazer nesse artigo - tirar o Redmi Note 12 4G da gaveta, baixar todas as atualizações e testá-lo nos jogos.

Especificações técnicas Redmi Note 12 4G

Para quem não está lembrado, o Note 12 4G vem com o processador Snapdragon 685. O nosso modelo é o mais barato, tem apenas 4GB de memória RAM.

No quesito performance, ele passou vergonha no último teste, mas nem tudo é ruim nesse celular: A bateria dura bastante tempo e a tela é surpreendentemente boa. Trata-se de um display AMOLED de 6.67 polegadas, resolução FULL HD e 120Hz na taxa de atualização.

Os testes do ano passado foram feitos na MIU, rodando Android 13. Esse ano, testamos na nova interface, a HyperOS, rodando Android 14.

Roda Liso - Redmi Note 12 4G em 2024

Asphalt

,
No Asphalt 9, quer dizer, Asphalt Legends Unite, testamos com o gráfico no modo "padrão"
Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Redmi Note 12 4G - 2024 40 FPS 92% ⚠️RODA⚠️
Redmi Note 12 4G - 2023 40 FPS 94% ⚠️RODA⚠️

É isso mesmo, a Gameloft acabou com o Asphalt 9 e substituiu ele pelo Asphalt Legends Unite. Pelo menos o progresso do outro jogo transferiu para esse aqui, eu dei uma olhada por cima e os carros ainda estão na garagem. Mas e a performance? Apesar de estarmos comparando dois jogos diferentes, o Note 12 atingiu o mesmo número de performance nos dois: 40 frames de média com 92% de estabilidade. Se você é jogador de Asphalt, digite aí embaixo o que você está achando dessa mudança no game.

COD Mobile

O COD Mobile foi testado com gráficos no baixo e taxa de quadros alta.
O COD Mobile foi testado com gráficos no "baixo" e taxa de quadros "alta".
Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Redmi Note 12 4G - 2024 39 FPS 73% ⚠️RODA⚠️
Redmi Note 12 4G - 2023 40 FPS 94% ⚠️RODA⚠️

Está aí um jogo que não muda faz anos. Tudo bem que lançou o Warzone, mas é outro game - muito mais pesado que esse aqui. O Note 12 rodou ele de boa em 2023 e continua tranquilo em 2024, com 39 frames de média. A estabilidade tomou um hit, foi de 94% para 73%, mas eu confesso que não notei instabilidade enquanto jogava. Lembrando que a gente testa aqui o modo Battle Royale. Se você curte o multiplayer, fique sabendo que ele desbloqueia sim os 60 frames naquele modo. Eu testo o battle royale pois vocês pediram e também porque é mais pesado.

Diablo Immortal

O Diablo Immortal não liberou a opção de 60 frames, então a gente testou em 30 frames com tudo no mínimo.
O Diablo Immortal não liberou a opção de 60 frames, então a gente testou em 30 frames com tudo no mínimo.
Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Redmi Note 12 4G - 2024 28 FPS 99% ⚠️RODA⚠️
Redmi Note 12 4G - 2023 30 FPS 100% ⚠️RODA⚠️

Vocês pediram a volta do Diablo Immortal e de vez em quando ele ainda aparece aqui no site. Em performance, o Note 12 caiu um pouquinho, dos 30 frames para 28, mas pelo menos dessa vez eu não enfrentei nenhum bug gráfico esquisito ou travadas monumentais. Se você curte jogar RPGs de ação, esse é um joguinho maneiro. Uma pena que muita gente desistiu dele por ser pay-to-win, mas a gameplay é bem divertida.

Fortnite

Chegou o terror, Fortnite! Gráficos no baixo e taxa de quadros em 30.
Chegou o terror, Fortnite! Gráficos no "baixo" e taxa de quadros em "30".
FPS MÉDIO: FPS MIN: Selo:
Redmi Note 12 4G - 2024 0 FPS 0 FPS 💩RODA LIXO💩
Redmi Note 12 4G - 2023 2 FPS 1 FPS 💩RODA LIXO💩

Essa performance do Note 12 foi tão tenebrosa que virou meme - foram 2 FPS de média. Na época, a gente colocou o selo "Roda Lixo", já que nenhum outro celular conseguiu ir tão mal. Eu fui testar de novo, e apesar do jogo abrir, ele não permite entrar em partidas. Aparece uma mensagem dizendo que o jogo é incompatível com o driver gráfico do celular, dizendo para atualizar. Está tudo bem, Fortnite, não é atualizando que a gente vai resolver a performance desse celular. Para resolver esse aqui, só nascendo de novo.

Free Fire

Depois dessa trauma no Fortnite, vamos ao Freefire. Gráficos no modo Suave e FPS no Alto.
Depois dessa trauma no Fortnite, vamos ao Freefire. Gráficos no modo "Suave" e FPS no "Alto".
Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Redmi Note 12 4G - 2024 58 FPS 77% ✅RODA LISO✅
Redmi Note 12 4G - 2023 60 FPS 99% ✅RODA LISO✅

Com tantos jogos pesados na nossa lista, é um alívio chegar num leve igual Frifas. Eu não sei como anda a popularidade desse jogo, mas eu curto de testar ele, já que, se o celular roda Free Fire, consegue também rodar 90% dos jogos da Playstore. Nem todo mundo joga Genshin ou Warzone. Como vocês estão vendo, ocorreu tudo bem, o Note 12 atualizado atingiu 58 frames de média com 77% de estabilidade, mantendo o selo Roda Liso no Free Fire.

Mortal Kombat

Mortal Kombat no Redmi Note 12 4G
Mortal Kombat no Redmi Note 12 4G

O Mortal Kombat é aquele jogo que não te dá opção de mudar os gráficos - temos que testar com as configurações que ele escolhe para o aparelho. Depois de atualizar o Note 12, o jogo passou a rodar com menos performance. Antes, chegava próximo aos 40 frames de média, mas agora, ficou com 28 frames de média e 98% de estabilidade. Essa perda de performance é visível, chegou a bater 23 frames durante alguns momentos.

Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Redmi Note 12 4G - 2024 28 FPS 98% ❌NÃO RODA ❌
Redmi Note 12 4G - 2023 38 FPS 99% ⚠️RODA⚠️

Não vai ter jeito, o que antes era um forte selo "Roda", virou um "Não Roda" depois de atualizar.

Genshin Impact

No Genshin Impact a gente testa com tudo no mínimo e FPS desbloqueado aos 60.
No Genshin Impact a gente testa com tudo no mínimo e FPS desbloqueado aos 60.
Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Redmi Note 12 4G - 2024 36 FPS 81% ⚠️RODA⚠️
Redmi Note 12 4G - 2023 33 FPS 82% ⚠️RODA⚠️

Genshin é bem pesado, mas felizmente ele te dá opção de diminuir bastante os gráficos, assim podemos jogar com 30 frames até em aparelhos como o Note 12. Teve uma diferença de resultado entre a versão antiga e a atualizada, foi de 33 para 36 FPS, mas eu considero isso dentro da margem de erro, já que eu testei em áreas diferentes do mapa.

No Genshin, o Note 12 consegue manter tranquilamente o selo "Roda".

Tower of Fantasy

No Tower of Fantasy as configurações ficam no modo tranquilo, resolução Normal e FPS desbloqueado aos 60.
No Tower of Fantasy as configurações ficam no modo "tranquilo", resolução "Normal" e FPS desbloqueado aos "60".
Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Redmi Note 12 4G - 2024 39 FPS 71% ⚠️RODA⚠️
Redmi Note 12 4G - 2023 48 FPS 59% ✅RODA LISO✅

Eu testei com FPS desbloqueado em 60, mas eu recomendo trancar a framerate aos 45 ou até 30 no Tower of Fantasy. Caso não faça isso, o jogo pode ficar com a estabilidade prejudicada. A versão atualizada do Note 12 ficou com 39 frames de média e 71% de estabilidade. É difícil dizer se essa performance é melhor e pior que ano passado, já que a média anterior era mais alta, 48 frames, mas com estabilidade prejudicada de 59%.

De qualquer forma, os números são esses, e eu vou ter que diminuir o Note 12 de selo "Roda Liso" para "Roda" no Tower of Fantasy.

PUBG

No PUBG os gráficos ficam no baixo e a taxa de quadros no Ultra, bem do jeito que vocês gostam.
No PUBG os gráficos ficam no baixo e a taxa de quadros no "Ultra", bem do jeito que vocês gostam.
Taxa de frames média: Estabilidade Selo:
Redmi Note 12 4G - 2024 40 FPS 94% ⚠️RODA⚠️
Redmi Note 12 4G - 2023 60 FPS 100% ✅RODA LISO✅

Ano passado, no Android 13, o GFX Tools ainda funcionava de boa e nós conseguíamos desbloquear a framerate no PUBG. Agora, nenhum celular com Android 14 consegue rodar o programa, e temos resultados como esse aí, 40 frames de média com 94% de estabilidade. Mesmo com o celular sendo capaz de rodar liso com estabilidade perfeita, o jogo simplesmente não libera. É por esse motivo que estamos inclusive considerando remover o PUBG dos nossos testes. É um jogo que precisa urgentemente ser atualizado.

Aqui, o selo "Roda Liso" cai para "Roda", mas, novamente, a culpa não é do celular, e sim do GFX Tools ter parado de funcionar em todos Android 14.

Autonomia:

Para medir a autonomia real dos celulares, eu testo eles com o joguinho Stackball durante duas horas. Em 2023, o Redmi Note 12 gastou 21% de bateria durante esse teste. Replicando a mesma coisa, mas agora com o celular atualizado com Android 14 e HyperOS, ele consumiu impressionantes 32% da bateria total. Isso confirma uma tendência que estamos notando no último ano - os celulares com Android 14, de forma geral, estão gastando muito mais bateria executando os mesmos aplicativos.

Conclusão:

Testar celulares antigos é algo que vocês vivem pedindo. Foi bem divertido fazer esse vídeo, já que são poucos os aparelhos que a gente consegue revisitar. A maioria é emprestado, e precisamos devolvê-los em poucas semanas. O Note 12, por outro lado, eu comprei com meu próprio dinheiro na época, e eu não recomendo esse aparelho para ninguém. Além de ser ruim nos jogos, o Note 12 4G trava muito em praticamente todos os cenários possíveis.