Na busca pelos melhores celulares para jogar, os da marca "POCO" historicamente oferecem o melhor custo benefício. Chegou a hora de testar o POCO F6 contra o melhor celular gamer de 2023, o POCO F5. Obviamente, o celular novo pontua números mais altos em benchmarks como AnTuTu e 3DMark, mas será que existe alguma diferença de performance em jogos?

Ficha Técnica:

O processador do POCO F5 é um Snapdragon 7 Plus Gen 2 e estamos testando a versão com 8 GB de memória RAM. Já o POCO F6 tem um processador mais recente, o Snapdragon 8 Plus Gen 3. Outra vantagem que o F6 leva é na memória RAM, temos aqui a versão com 12 GB.

Vídeo no YouTube:

COD: Warzone

No COD Warzone nós testamos com qualidade visual médio, o resto no alto e FPS sem limite.
No COD Warzone nós testamos com qualidade visual "médio", o resto no "alto" e FPS "sem limite".

Aqui o POCO F6 deu show, conseguiu manter os 60 frames com 91% de estabilidade. Já o POCO F5 ficou com uma média boa, 58 frames, mas a estabilidade em apenas 45%. Isso ocorre por causa da variação de frames entre ambientes internos e externos no jogo. Dentro de um prédio, o POCO F5 vai até os 80 frames. Fora dele, cai para 50. Nesse caso, eu recomendo limitar a taxa de quadros em 60. O modo "sem limites" eu só recomendo usar para descobrir o potencial do celular. Os dois POCOs recebem o selo "Roda Liso" no Warzone.

#CelularesPontosAsphalt 9COD: MobileGenshin ImpactMortal KombatTower of Fantasy
14°Motorola Edge 405677560 FPS60 FPS44 FPS120 FPS60 FPS
15°Motorola Razr 40 Ultra5657659 FPS60 FPS30 FPS121 FPS60 FPS
16°Xiaomi POCO F55650060 FPS60 FPS56 FPS119 FPS75 FPS
17°Xiaomi POCO F4 GT5647958 FPS57 FPS35 FPS122 FPS73 FPS
18°ASUS Zenfone 105637757 FPS60 FPS60 FPS108 FPS84 FPS

Car Parking Multiplayer 2

No Car Parking eu coloquei a qualidade no Ultra e framerate em 120, o resto deixei como estava.
No Car Parking eu coloquei a qualidade no "Ultra" e framerate em 120, o resto deixei como estava.

O inscrito João Vitor pediu pelo game Car Parking Multiplayer 2. Eu já tinha testado esse game antes lá no vídeo do Moto G84, e é legal ter ele de volta. Diferente do Asphalt e CarX Street, o carro amassa onde você bate.A customização é bem interessante também. Enfim, nesse game, o POCO F6 apresentou uma performance superior ao POCO F5. Foram 59 frames de média contra 51. Em alguns momentos, o POCO F6 até conseguiu ir além, batendo 70 frames, mas não é sempre que isso acontece. Já o POCO F5 se manteve parado nos 51 frames, mas com boa estabilidade. Os dois aparelhos rodam tranquilamente e ficam com o selo "Roda Liso".

POCO F6: 59 FPS - 93% - Desconhecido - RODA LISO✅

POCO F5: 51 FPS - 99% - 4h49 - RODA LISO✅

GTA San Andreas - Netflix:

No San Andreas Netflix a resolução ficou no máximo e todas outras configurações no sim.
No San Andreas Netflix a resolução ficou no máximo e todas outras configurações no "sim".

O inscrito Josue Santos deu a ideia de testar o GTA San Andreas da Netflix. Para quem não sabe, o aplicativo da Netflix tem uns jogos embutidos, o San Andreas é um deles. Infelizmente o jogo não permite ir além dos 30 quadros, e ambos os POCO ficam nisso com 100% de estabilidade. Nesse game é até "ok" ficar com a taxa de quadros nos 30 já que a maioria das pessoas jogava ele no Play 2, e lá também ficava preso em 30 frames. Selo "Roda" para os POCOs no GTA San Andreas da Netflix.

POCO F6: 30 FPS - 100% - 4h50 - ⚠️RODA⚠️

POCO F5: 30 FPS - 100% - 7h33 - ⚠️RODA⚠️

Arena Breakout:

Aqui no Arena Breakout tivemos um problema com as configurações. O POCO F5 não permite os gráficos Ultra HD e FPS em 120 ao mesmo tempo. A qualidade automaticamente cai para o equilibrado. Já no POCO F6 esse problema não acontece.
Aqui no Arena Breakout tivemos um problema com as configurações. O POCO F5 não permite os gráficos "Ultra HD" e FPS em 120 ao mesmo tempo. A qualidade automaticamente cai para o "equilibrado". Já no POCO F6 esse problema não acontece.

De qualquer forma, essas configurações não importam, já que os dois ficam presos nos 60 quadros, tanto com os gráficos no equilibrado quanto no Ultra HD. A estabilidade ficou excelente, beirando os 100% nos dois smartphones.

É desse jeito que nós sempre testamos os celulares topo de linha: o objetivo é descobrir qual o máximo de FPS que o celular consegue com os gráficos no ultra. Se o jogo não libera mais performance, é nosso papel criticar e exigir que libere, afinal, os celulares estão cada vez mais potentes.

POCO F6: 59 FPS - 99% - 4h43 - RODA LISO✅

POCO F5: 60 FPS - 97% - 3h45 - ✅RODA LISO

Arena Breakout:

Arena Breakout - Minimo - Poco F6
Arena Breakout - Minimo - Poco F6

Mesmo assim, dessa vez, vamos abrir uma exceção e testar também com os gráficos no mínimo. Esse é o único jeito de fazer o Arena Breakout desbloquear os 120 frames, mas a boa notícia é que essa performance é alcançável nos dois celulares. O POCO F6 ficou com 118 de média e 98% de estabilidade, contra os 116 de média e 82% de estabilidade do POCO F5. Então sim, ambos os celulares desbloqueiam 120 frames com os gráficos no mínimo, mas eu garanto que, se o jogo permitisse, iam alcançar bem mais que 60 com a qualidade gráfica no máximo.

POCO F6: 118 FPS - 98% - Desconhecido - 💎RODA COMPETITIVO💎

POCO F5: 116 FPS - 82% - Desconhecido - 💎RODA COMPETITIVO💎

ZenlessZoneZero

No ZZZ eu deixei tudo o mais alto possível e o FPS em 60.
No ZZZ eu deixei tudo o mais alto possível e o FPS em 60.

Eu testei esse jogo semana passada no Galaxy S24 e resolvi trazer também para o teste dos POCOs. O F6 conseguiu 53 frames de média com 87% de estabilidade. Já o POCO F5 fez a mesma média, 54 frames, só que com estabilidade um pouquinho melhor.

O resultado é o mesmo - o jogo se mantém em 60 frames todo o tempo, mas quando começa o combate, a performance despenca até os 47 frames, coisa que não aconteceu com o Exynos lá do Galaxy S24.

Ambos os POCOs ficam com selo "Roda Liso" no ZZZ.

POCO F6: 53 FPS - 87% - 4h01 - ✅RODA LISO

POCO F5: 53 FPS - 97% - 5h52 - ✅RODA LISO

Genshin Impact:

Na vez do Genshin vocês já sabem, tudo no máximo e FPS em 60.
Na vez do Genshin vocês já sabem, tudo no máximo e FPS em 60.

Apesar dos gráficos serem bem parecidos, a performance do Genshin é diferente do ZZZ. Mesmo com muitas criaturas na tela, a taxa de quadros continua boa. O POCO F6 alcançou 59 frames de média com 99% de estabilidade, um desempenho perfeito no Genshin. Já o POCO F5 tem um espaço para melhora, foram 56 frames de média com estabilidade em 94%. Lembrando que a gente testa na área inicial do jogo. Essa diferença de performance deve ficar ainda maior conforme você for progredindo e o número de monstros e efeitos na tela aumentarem.

Selo "Roda Liso" para os dois POCOs, mais uma vez.

POCO F6: 59 FPS - 99% - 5h23 - ✅RODA LISO

POCO F5: 56 FPS - 94% - 5h20 - ✅RODA LISO

Blood Strike:

Estamos testando Blood Strike. Puxei tudo para o Ultra e FPS no Extremo.
Estamos testando Blood Strike. Puxei tudo para o "Ultra" e FPS no "Extremo".

Esse foi o jogo mais pedido no post que eu fiz lá na aba comunidade. O Blood Strike, de primeira vista, parece ser um battle royale como qualquer outro. A principal diferença é que os gráficos são bem bonitos e o jogo é extremamente fluido. Diferente do PUBG, aqui a gente não precisa baixar aplicativos externos para rodar acima de 45 frames com os gráficos no máximo.

No quesito performance, tivemos um resultado idêntico nos dois, foram 89 frames de média com 100% de estabilidade. O jogo desbloqueou sim os 120 quadros, mas os POCO só alcançaram essa taxa no comecinho da partida, caindo do avião.

Selo "Roda Competitivo" para os dois POCOs. Deixa o like se você quer ver mais Blood Strike no canal.

POCO F6: 89 FPS - 100% - 3h53 - 💎RODA COMPETITIVO💎

POCO F5: 89 FPS - 100% - 5h11 - 💎RODA COMPETITIVO💎

Mortal Kombat:

Mortal Kombat - POCO F6
Mortal Kombat - POCO F6

Duas semanas atrás, quando eu testei o POCO F6 no Mortal Kombat pela primeira vez, ele ficou preso nos 89 frames. Eu não sei exatamente por que isso aconteceu, já que, testando novamente agora, conseguiu 120 frames de média. Vocês podem comentar xingando que eu não configurei certo, mas o MK nem menu de configurações tem, então fica aí esse mistério. O POCO F5 também conseguiu esse mesmo resultado de performance, 118 frames com estabilidade perfeita.

É mais um selo "Roda Competitivo" para os dois POCO.

POCO F6: 120 FPS - 98% - 4h01 - 💎RODA COMPETITIVO💎

POCO F5: 118 FPS - 100% - Desconhecido - 💎RODA COMPETITIVO💎

Standoff 2:

Standoff 2 foi outro jogo que vocês pediram. Nesse aqui eu botei tudo no alto.
Standoff 2 foi outro jogo que vocês pediram. Nesse aqui eu botei tudo no "alto".

Esse game sempre aparece pelos comentários mas eu particularmente nunca tinha jogado. Até que parece legal, lembra bastante o CS 1.6. Quanto a performance, não tem mistério, os dois celulares da Xiaomi conseguiram atingir 60 frames de média com 96% de estabilidade. Eu gostaria de jogar acima dos 60 quadros, mas infelizmente esse é um dos games que não permite. Tenho certeza que os dois smartphones têm desempenho de sobra para atingir muito mais que 60 quadros nesse game.

Ficam com o selo "Roda Liso" no Standoff 2.

POCO F6: 60 FPS - 96% - 4h38 - ✅RODA LISO

POCO F5: 60 FPS - 96% - 4h28 - ✅RODA LISO

Wild Rift:

Vocês pediram Wild Rift. Eu coloquei a frequência em 120 e os gráficos no máximo que o jogo permitiu.
Vocês pediram Wild Rift. Eu coloquei a frequência em 120 e os gráficos no máximo que o jogo permitiu.

O inscrito Borat Geek 490 disse o seguinte: "Wild Rift tá pesado agora para rodar a 120 FPS. Nos primeiros minutos até roda, mas logo começa a cair muito".

Bem, eu testei isso jogando o modo "ARAM" nos dois celulares e não tivemos esse problema. Joguei duas partidas até o final e a performance não caiu em nenhum momento, ambos mantiveram 120 frames com 100% de estabilidade. Geralmente, quando o jogo começa bem e a performance cai, é problema de superaquecimento. Vai depender da temperatura do dia que você está jogando. Aqui a gente testa todos celulares com a temperatura controlada em 24 ºC.

Selo "Roda Competitivo" para os dois POCOs.

POCO F6: 120 FPS - 100% - Desconhecido - 💎RODA COMPETITIVO💎

POCO F5: 120 FPS - 99% - Desconhecido - 💎RODA COMPETITIVO💎

Wuthering Waves:

Não pode faltar Wuthering Waves. Gráficos no modo Advanced e framerate em 60.
Não pode faltar Wuthering Waves. Gráficos no modo "Advanced" e framerate em 60.

Os dois celulares foram tão bem em todos os jogos, tinha que vir o Wuthering e estragar com tudo. A performance nesse jogo vai depender muito da região do mapa que você estiver no momento. Tem muita instabilidade - você pode estar ali, 60 FPS liso, mas quando entra no combate cai para 30. O POCO F6 chegou a registrar 25 frames em alguns momentos, isso tudo na área inicial do jogo. Nessa game aqui vale a pena diminuir um pouco a qualidade gráfica para ter mais estabilidade. Com tudo no talo, fica ruim de jogar o combate.

Selo "Roda" para os dois POCO.

POCO F6: 33 FPS - 62% - 5h03 - ⚠️RODA⚠️

POCO F5: 38 FPS - 50% - 2h15 - ⚠️RODA⚠️

Temperatura e autonomia:

Para testar a real autonomia dos celulares eu coloco um do lado do outro com o Stackball aberto. A bolinha fica quicando durante 2 horas. Nesse tempo, o POCO F6 gastou 23% de bateria. Já o POCO F5 não foi muito diferente, gastou 21%. Lembrando que ambos tem uma bateria de 5.000 mAh de capacidade, então o resultado foi muito parecido.

Teste de bateria - Fase 5 - 2H de Stack Ball
Teste de bateria - Fase 5 - 2H de Stack Ball

No quesito temperatura é a mesma coisa, os dois tem um perfil bem leve de throttling e esquentam muito antes de diminuir a performance. É esse o comportamento que eu espero de dois celulares gamer.

Menor preço hoje: POCO F6

Menor preço hoje: POCO F5

Conclusão

Se o jogo permite ir além dos 60 frames, o POCO F6 consegue performar mais que o F5. No nosso Ranking de celulares topo de linha o F6 assume a décima primeira posição, fica entre o Galaxy S23 e o S24 Plus. Já o POCO F5 fica mais abaixo, na décima sexta, fazendo companhia para o Razr 40 Ultra e também o POCO F4 GT.

#CelularesPontosAsphalt 9COD: MobileGenshin ImpactMortal KombatTower of Fantasy
14°Motorola Edge 405677560 FPS60 FPS44 FPS120 FPS60 FPS
15°Motorola Razr 40 Ultra5657659 FPS60 FPS30 FPS121 FPS60 FPS
16°Xiaomi POCO F55650060 FPS60 FPS56 FPS119 FPS75 FPS
17°Xiaomi POCO F4 GT5647958 FPS57 FPS35 FPS122 FPS73 FPS
18°ASUS Zenfone 105637757 FPS60 FPS60 FPS108 FPS84 FPS

Para os jogos da Playstore, eu recomendo outro celular, o POCO X6 Pro. Na minha opinião, só vale investir num POCO F6 se você curte mexer com emuladores. Outra alternativa é o Galaxy S23 - esse celular também tem um processador Snapdragon e performa muito bem.

Menor preço hoje: Galaxy S23

Menor preço hoje: POCO X6 PRO