Já faz muito tempo que não testamos emuladores nos celulares aqui do site, mas isso está prestes a mudar. Hoje é dia de revisitar o Yuzu, um emulador de Nintendo Switch que não recebe atualizações há mais de um ano, mas que ainda é muito utilizado pela comunidade para jogar no celular. Será que, mesmo sendo um projeto morto, ainda consegue emular jogos de Switch no Android?
Ficha Técnica e Concorrente
Para rodar os jogos mais pesados de Switch a gente vai precisar de muito poder de fogo. Ninguém melhor para essa missão que o REDMAGIC 9S Pro. Com 12GB de memória RAM e 512GB armazenamento, vai dar para instalar todos os jogos e navegar entre eles sem travamentos. Agora, na hora de emular os jogos, é onde entra em ação o processador Snapdragon 8 Gen 3 Leading Version - uma versão overclockada do 8 Gen 3 da Qualcomm.
Hades
O primeiro game da lista é o Hades, lançado em 2020. Eu quero começar com esse jogo porque a gente já testou ele antes em alguns celulares, como o POCO F5 e também o S24 Plus. Se eu me lembro bem - o Hades rodou tranquilamente nesses aparelhos.
O REDMAGIC conseguiu rodar esse jogo perfeitamente bem, o que não é nenhuma surpresa. O processador Snapdragon é mais que suficiente para rodar jogos relativamente leves como esse aqui. Considerando que o jogo está rodando sem problema algum, com 60 frames de média e sem micro travadas ou bugs gráficos, eu vou dar o selo "Roda Liso" para o REDMAGIC nesse jogo.
Minecraft
Passando rapidinho aqui pelo Minecraft. Esse é um jogo que pode também ser jogado de forma nativa no Android, basta comprar ele na Playstore.Tanto o Mine de Switch quanto o de Android estão rodando a versão "bedrock", que é diferente da versão do PC.
Dando uma volta no modo "criativo", vocês podem perceber que, apesar da performance ficar presa nos 30 frames, o jogo está rodando com uma estabilidade excelente. Até é possível desbloquear uma taxa de frames maior nas configurações do Yuzu, mas eu não recomendo você fazer isso - o celular esquenta muito. Já que o Mine está rodando igual na versão de Switch, sem bugs gráficos, vai ficar com o selo "Roda Liso".
Bayonetta 2
Bayonetta 2 é um joguinho que foi lançado exclusivamente para o console Wii U, lá em 2014. Depois de alguns anos, eles lançaram também para Switch, e é essa versão que estamos jogando aqui no emulador.
De fato, só existem duas formas de jogar esse game hoje: através do próprio Nintendo Switch ou utilizando um emulador. Com o Yuzu, o Bayonetta 2 rodou perfeitamente bem - eu fiquei muito surpreso com essa performance. O combate é fluido e você consegue realizar todos os combos sem problema algum.
Já que em nenhum momento o jogo crashou ou apresentou problemas gráficos, vai ficar com o selo "Roda Liso". Até teve alguns momentos onde a performance caiu de 60 para 45, mas eu desconfio que a mesma coisa deve acontecer também no próprio Nintendo Switch. De qualquer forma, está rodando liso.
Super Smash Bros. Ultimate
Outro jogo que faz muito sucesso no Switch é o Super Smash Bros Ultimate. Ele foi lançado em 2018 e é um crossover de vários universos de franquias da Nintendo, como Pokemon, Mario e Zelda, mas também de outras empresas.
Nesse cenário que eu escolhi, a gente ficou mais tempo tentando sobreviver ao mapa do que lutando de verdade, o que é foi bem divertido, mesmo contra BOT. No quesito performance, esse é outro jogo onde o REDMAGIC surpreendeu. Em nenhum momento o contador baixou de 60 frames, merecendo o selo "Roda Liso".
Dark Souls Remastered
O primeiro Dark Souls foi lançado em 2011, mas estamos jogando a versão "Remastered" de 2018. Se você curte jogos nesse estilo RPG de ação em terceira pessoa, o Dark Souls 1 é um dos melhores disponíveis no Switch, e conseguimos emular ele tranquilamente no Yuzu.
Eu já zerei o primeiro Dark Souls umas 3 vezes, mas confesso para vocês que achei estranho jogar ele em 30 FPS. Essa é a framerate padrão que esse jogo roda no Switch, e até tem como aumentar, mas eu não recomendo fazer isso. A temperatura elevada pode acabar danificando a bateria do celular. Já que o REDMAGIC está emulando com a mesma performance do console original, vai ficar com o selo "Roda Liso".
The Elder Scrolls: Skyrim
Aqui temos outro jogo que foi inicialmente lançado em 2011, trata-se do Elder Scrolls: Skyrim. Estamos jogando a Special Edition de 2017.
Eu estava muito curioso para ver a performance desse aqui, já que nas outras vezes que testamos Skyrim nos emuladores, sempre apareciam alguns bugs gráficos bem intensos. Dessa vez, tudo funcionou bem, tanto no modo de primeira quanto no de terceira pessoa, o jogo continua com 30 frames com estabilidade perfeita.
Eu até cheguei a testar por alguns minutos jogar ele em 60 FPS, e o Snapdragon 8 Gen 3 realmente consegue alcançar esses números de performance, mas sem um cooler, eu não me senti confortável de continuar jogando em 60.
Bom, eu joguei Skyrim por cerca de 1 hora e o único bug gráfico que eu encontrei foi na hora de upar as skills. O céu ficou meio estranho. Depois que eu fechei e abri o jogo de novo, esse bug sumiu, então não chegou a afetar a gameplay. Fica com selo "Roda Liso".
The Legends of Zelda: Tears of the Kingdom
Por último, eu quero finalizar com o jogo mais novo e pesado da lista, o Zelda Echoes of Wisdom. Em dois meses de lançamento, esse Zelda já vendeu 30 milhões de cópias, então com certeza é um título que vale a pena ser testado.
Pelo que eu entendi, esse game tem uma jogabilidade parecida com o antecessor, mas não é tão focado assim em mundo aberto e exploração, e mais numa progressão linear. De todos os títulos que testamos hoje, esse foi o único que apresentou vários bugs gráficos - começaram na introdução e foram se alastrando conforme eu ia jogando.
A performance também não foi das melhores, frequentemente atingindo menos de 30 frames. Eu não sei como é a performance desse jogo no console original, mas pelos bugs gráficos, eu vou marcar aqui um selo "Roda". Se você quer muito jogar esse título, pode valer a pena testar em outros emuladores.
Temperatura
Um dos maiores fatores limitantes de performance do nosso REDMAGIC nem é o processador, mas sim, a temperatura. Enquanto o Nintendo Switch tem uma ventoinha gigante e um sistema de heatpipes para dissipar todo o calor, o nosso REDMAGIC precisa fazer tudo em miniatura - afinal, é um celular.
Eu medi a temperatura após jogar Skyrim por cerca de 30 minutos e o REDMAGIC chegou a impressionantes 45ºC. Ainda bem que eu jogo com o controle, porque é impossível ficar segurando o celular nessa temperatura.
Simplesmente não tem como ficar jogando desse jeito no celular sem danificá-lo a longo prazo, então se você quiser tentar emuladores - principalmente com a taxa de frames acima dos 30 - pode valer a pena investir num cooler ativo.
Conclusão - Vale a pena emular switch no Android?
Chegamos num ponto onde os celulares Android tem potência suficiente para emular jogos de Nintendo Switch, mas continuam limitados pela temperatura. Mesmo o REDMAGIC 9S Pro - um celular com ventoinha de refrigeração - não consegue lidar com todo o calor produzido ao rodar Skyrim a 60 FPS. A temperatura elevada por longos períodos de tempo prejudica os componentes internos do celular - em especial, a bateria. Para os próximos testes de emuladores, utilizaremos um cooler externo.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.