A Samsung, recentemente, conquistou uma vitória em um tribunal na Holanda, em que não possui um período legal para realizar atualizações aos consumidores dos smartphones. Isso significa que a empresa poderá decidir qual é o melhor momento para realização dos updates.
A ação em questão foi movida pela Consumentenbond, associação holandesa sem fins lucrativos que tem como objetivo proteger os direitos do consumidor nos Países baixos. De acordo com a organização, a Samsung desrespeita o usuário e o deixa em perigo ao não ofertar no mínimo quatro atualizações após o lançamento, ou dois anos após o produto sair do mercado.
A Samsung, por sua vez, disse que já oferece dois anos de update, mesmo com prazo após o lançamento, e não quando ele deixa as lojas. A Consumentenbond diz ainda que a fabricante não informa os usuários sobre o prazo das atualizações.
A companhia defende que os pacotes de segurança e outras atualizações são ofertadas em um prazo "razoável", incluindo testes individuais com códigos do Google para que rodem corretamente no Galaxy.
Como decisão, a corte aceitou o argumento da Samsung sobre a informação aos consumidores sobre os prazos de atualização dos seus aparelhos, que podem ser encontrados no site da companhia.
De qualquer forma, a Consumentenbond considerou uma vitória, já que, conforme o diretor do grupo, Bart Combée:
"Era diferente. Essa informação, se estava ali, ficava escondida. Com essa ação, fizemos o mercado se movimentar, de maneira que o consumidor pode ficar melhor infirmado."
Com isso, a Samsung deixa mais em evidência o link para as políticas de atualização, disse a associação.
"Seguimos acreditando que as empresas não apenas informem seus usuários sobre a política de atualizações, mas que garantam esses updates por, no mínimo, dois anos após a compra do dispositivo."
Vale mencionar que os topo de linha da Samsung, atualmente, recebem até duas atualizações mensais ou trimestrais a boa quantidade de aparelhos.
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