O Galaxy Fold foi o primeiro smartphone dobrável da Samsung, fabricante que foi uma das primeiras a ingressar no mercado de dispositivos dobráveis, embora tenha sofrido com alguns problemas na versão inicial do projeto. Vazamentos recentes indicam que a empresa está trabalhando para inovar no mercado de smartphones e apresentar uma versão dobrável com dobradiça dupla.
Galaxy Dual Fold
O suposto "Dual Fold" trará duas dobradiças que serão utilizadas para reduzir ainda mais o comprimento do smartphone, embora a largura aumente consideravelmente devido a quantidade de dobras. O objetivo é desenvolver um smartphone que possua uma tela grande e de alta resolução mas que seja portátil.
Por enquanto dispomos apenas de rumores, visto que a Samsung não confirmou a existência do projeto do aparelho. Vazamentos indicam que quando desdobrada a tela pode ter uma proporção de 16:9 ou 18:9.
A data de lançamento ainda é desconhecida, porém portais internacionais sugerem que será a partir do segundo semestre deste ano. Há dois anos a Xiaomi patenteou um modelo parecido, porém a empresa não seguiu com o desenvolvimento do aparelho e lançará ainda neste ano a versão comum com apenas uma dobra e que chegará para competir com o Galaxy Fold Z 2 e o recém chegado Huawei Mate X2.
Leia também:
Mercado dos dobráveis
No quarto trimestre de 2020, as remessas de smartphones dobráveis cresceram 54% no trimestre e 242% no período. Por enquanto o acesso aos smartphones dobráveis ainda é uma realidade distante dos brasileiros, afinal, o modelo mais barato é encontrado acima dos R$ 9.990, valor que pode ser investido em aparelhos topos de linha como o iPhone 12 Pro Max ou Galaxy S21 Ultra, por exemplo.
As fabricantes estão evoluíndo seus protótipos e criando celulares dobráveis com tecnologia de ponta, aumentando a resolução do display e adicionando recursos que normalmente estão presentes apenas nos tablets.