A Samsung registrou nesta semana a patente de uma tecnologia que aparentemente será utilizada nos próximos celulares dobráveis da empresa a fim de aumentar a resistência dos dispositivos e reduzir o peso. A expectativa é de que a sul-coreana anuncie nos próximos meses a terceira geração do Galaxy Z Fold, primeira linha de smartphones dobráveis a ser lançada e que posteriormente serviu como 'inspiração' para as demais marcas.
Por enquanto ainda não há rumores sobre como a tecnologia patenteada será utilizada nos aparelhos da empresa, porém é esperado que surja novas informações em breve, visto que o documento não traz muitos detalhes sobre o recurso.
Nova patente
A patente é chamada de 'Armor Frame' e foi realizada na Coréia do Sul, país em que a Samsung está sediada. O recurso apresentado indica que a empresa está trabalhando para desenvolver uma estrutura mais resistente para seus próximos smartphones, chegando primeiramente para o Galaxy Z Fold 3, celular dobrável que deve ser revelado pela marca a partir do segundo semestre deste ano.
O relatório foi divulgado pelo site LetsGoDigital e não apresenta muitas informações, como a estrutura ou tipo de material que será utilizado. Alguns rumores apontam para uma estrutura feita de carbono ou titânio - materiais mais leves e mais fortes do que o alumínio padrão - que não perdem rigidez com o tempo.
Aparentemente o principal intuito do Armor Frame é reduzir o peso do aparelho e aumentar a resistência do telefone, principalmente em modelos maiores que possuem um peso superior aos smartphones convencionais. O Galaxy Z Fold 2, por exemplo, pesa cerca de 290 gramas.
Nem sempre uma patente é utilizada de fato pela fabricante, por isso não é de se surpreender se os próximos smartphones da Samsung nao tragam essa nova tecnologia de resistência. O Armor Frame se utilizado junto da proteção Corning Gorilla Glass será um recurso interessante para evitar que o aparelho sofra danos no display ou em sua estrutura em caso de queda.