Durante o evento Display Week que está ocorrendo durante esta semana, a Samsung Display revelou uma prévia de suas próximas tecnologias desenvolvidas para smartphones dobráveis, mercado ao qual a Samsung é considerada pioneira. Em um vídeo publicado no YouTube, a empresa revelou detalhes da próxima geração de telas flexíveis OLED.
Pelo menos quatro novos projetos foram apresentados durante o vídeo, alguns deles como uma grande inovação e outros prontos para rivalizar com outras fabricantes do mercado, como a Microsoft, dona do modelo retrátil Surface Neo.
Tela que dobra em "Z"
De todos os modelos, o projeto mais surpreendente é a tela S-Fold que consegue se dobrar em dois pontos específicos para direções diferentes, transformando o telefone no formato em "Z". Ele possui um mecanismo de dois pontos de dobra e pode chegar a 7,2 polegadas quando totalmente estendido, podendo exibir até três aplicativos diferentes de forma simultânea, um ao lado do outro.
Quando dobrado, seu tamanho é extremamente compacto, permitindo caber dentro de pequenos bolsos, como aqueles da frente de uma jaqueta ou paletó. Apesar de pequeno, ele se torna mais grosso que o convencional e ainda não explica qual o nível de durabilidade dos displays que ficam à mostra, nem mesmo das dobradiças que tendem a se gastar com o tempo.
Microsoft que se cuide
A gigante sul-coreana também nos mostrou um conceito de laptop/tablet com tela dobrável de 17 polegadas, com funcionamento bem parecido ao do Surface Neo da Microsoft. Ele também aparenta ser moderno e compacto, prometendo entregar versatilidade para os tipos de usuários que procuram produtividade.
Falando em laptops, a Samsung também apresentou a sua versão da tecnologia que promete ser a nova tendência no mercado em geral. No vídeo, uma linha de notebooks é apresentada com a câmera sendo posicionada sob o painel, isto é, totalmente escondida dos olhos humanos.
Muitas empresas de smartphones estão tentando desenvolver alternativas para esse tipo de recurso que se mostra muito promissor, mas ainda encontra muitas dificuldades em seu funcionamento geral. A tendência é que celulares e notebooks abriguem esse formato de exibição da câmera, que permitirá um maior aproveitamento da tela.
LG Rollable, é você?
Por último, mas não menos importante, o vídeo promocional da Samsung mostra os displays "enroláveis", projeto que vimos inicialmente no LG Rollable que deu as caras durante a CES 2020 e empolgou a internet. Porém, com a saída da LG do mercado de smartphones, o modelo foi cancelado.
A premissa desta tecnologia é nada mais que expandir a tela e abrir uma aba para visualizar as notificações, mas também pode permitir o compartilhamento de conteúdos para outros dispositivos.
Até o momento, a Samsung não revelou nenhuma informação sobre a chegada dessas novidades no mercado tecnológico, mas é uma interessante amostra sobre produtos futuros.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.