Passei 7 dias com o Galaxy Z Fold 3, sim, foi esse o tempo que pude permanecer com os produtos da Samsung para testar. Então, vou te contar como foi minha breve experiência de uso, o que eu achei incrível nele e, o que eu achei terrível. Usei para trabalhar, usei para assistir vídeos, joguei com essa grande tela. Te conto também como as câmeras dele funcionam, e algo que considerei bastante, como a bateria de 4400mAh se comporta com o telão e a tela secundária.
Galaxy Z Fold 3 é bom?
O projeto é ambicioso, após a terceira versão de dobráveis, podemos dizer que a Samsung tem acertado nas melhorias, principalmente na questão de abrir e fechar a tela, que anteriormente parecia mais uma dobradiça de porta. Agora não, agora ela é consistente, funciona bem, apesar de termos ainda a marca no centro da tela, o visor ligado não faz perceber.
O que eu gostei?
Tela
O que eu mais gostei no Z Fold 3 é óbvio, a tela. Confesso que não é a melhor experiência de dobraveis. Ele fica grande nas mãos para usar no dia-a-dia, porém, quem gosta de assistir vídeos, filmes ou jogar, sem dúvidas é legal demais. Mas é apenas legal, sabe. A tecnologia empregada é animal, temos um celular que dobra e mesmo assim consegue entregar qualidade imensa na tela com fluidez de 120Hz.
Performance
A performance dele é ótima, Snapdragon 888, 12 GB de ram e 256GB de armazenamento fazem um trabalho incrível. Sem chance de ficar travando nas telas ou mesmo em jogos. Roda Liso todos os jogos que testei.
Usabilidade
A ideia de trabalhar com janelas, ou colocar coisas lado a lado é demais. O Fold 3 proporciona isso, aliás, é para isso que ele foi criado.
Resistência a água
Você consegue imaginar essa quantidade de engrenagens e dobras para fazer a tela do celular simplesmente fechar e mesmo assim ser selado a ponto de não entrar água? A Samsung só não conseguiu imaginar como fez.
O que eu não gostei?
Câmera selfie interna
Existem coisas que não me agradaram. A começar por essa câmera selfie interna abaixo da tela. Ela não é boa, foi meio que colocada como um protótipo sabe, um projeto inacabado. Sinceramente, não me sinto confortável vendo a Samsung fazer algo assim. É legal a ideia, é, mas eu espero mais da Samsung.
S Pen
A S Pen funciona no Z Fold, é muito legal poder usar ela também no dobravel. Ou melhor, seria. A Samsung não manda junto, precisa comprar a parte e pior, ela não encaixa no celular, tem que levar junto, carregando por aí. A chance de perder ou esquecer é no mínimo grande. Pagar mais de 11 mil reais no dispositivo e não vir a caneta é complicado.
As câmeras
As câmeras apesar de não serem ruins, e não estou falando da sob a tela, aquela é ruim mesmo, as outras eu acredito que poderiam ser melhores. É o celular mais caro da SAMSUNG, deveria ter as melhores câmeras, não concorda comigo? A Samsung empregou as funcionalidades presentes no S21 Ultra, mas não parece mostrar a mesma qualidade de imagens. Está longe de ser ruim, mas não é tão boa, sabe?
Sem carregador
O Z Fold 3 vem sem carregador, que fique claro. Além da caneta que precisa comprar separado, talvez você precise comprar também um carregador, pelo menos o cabo USB acompanha o kit.
Bateria
Em nosso teste de bateria, o Samsung Galaxy Z Fold3 5G, com uma bateria de 4400mAh, consumiu 100% da carga total, antes de terminar o teste de estresse. Portanto, pode chegar ao final do dia faltando bateria.
Conclusão
- Tela
- Performance
- Usabilidade
- Resistência a água
- Câmera selfie interna
- Sem S Pen
- Câmeras abaixo do padrão Samsung
- Sem carregador
A Samsung domina o mercado de dobraveis, fato. Cada vez acertando mais, aprendendo com erros, cometendo outros e evoluindo, passo a passo. O Fold 3 é mais durável, tem melhor multitarefa e melhores telas, a câmera abaixo da tela é um passo para evolução, falhou, mas é um passo. A Samsung merece crédito por trabalhar em projetos diferentes e sair do tradicional.
Mas a minha pergunta para você é: Precisamos de celulares dobráveis? Minha resposta é um NÃO. Não precisamos de celulares dobráveis, esses projetos são incríveis a ponto de fazer outras coisas evoluírem, mas bem longe de ser algo realmente necessário, pelo menos agora no momento em que vivemos, diria que ainda não é hora.
Se você é um maluco por tecnologia, mas muito maluco mesmo, aí quem sabe faça diferença. Eu, mesmo que o celular custasse metade dos R$11.500, que atualmente custa, não compraria. A experiência de uso para quem não é adepto pode ser muito complicada, a ideia de ter um celular tão espesso no bolso me incomoda. As câmeras dele não são as melhores da Samsung, o que de fato é outro problema encontrado.
Ficha técnica
- Proteção Água: IPX8
- Sistema: One UI 3.5 e Android 11
- Processador: Qualcomm Snapdragon 888 (5 nm)
- Memória RAM: 12 GB
- Armazenamento: 256 GB, 512 GB e UFS 3.1
- Tela - Tipo: Foldable Dynamic AMOLED 2X
- Tela - Tamanho: 7.6
- Tela - Resolução: 2208 x 1768
- Câmera principal: 12 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.76, 1.8µm, OIS e Dual Pixel PDAF
- Câm. Selfie: 4 MP, f/1.8 (abaixo da tela) e Câmera Cover: 10 MP, f/2.2
- Bateria: 4400 mAh
- Carregador: 11W Wireless, 25W e 4.5 reverse wireless
Samsung Galaxy Z Fold3 5G - Veja aqui a ficha técnica completa
Onde comprar?
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.