A Samsung está desistindo de seus processadores Exynos para smartphones. A informação veio através do site TheElec, onde é dito que o departamento de Mobile eXperience (MX) criou uma nova equipe para desenvolver processadores de celulares independentes da System LSI, divisão da Samsung Eletronics responsável por desenvolver os chips Exynos.
A divisão MX da Samsung sabe que a eficiência, o desempenho e o perfil térmico dos SoC (System-on-a-chip) Exynos não são tão bons. Entretanto, a ideia de criar novos chips não está sendo feita "às cegas", pois o projeto está sendo liderado por Won-Joon Choi, que trabalhou na Qualcomm anteriormente e chegou a participar da pesquisa e desenvolvimento de produtos emblemáticos na Samsung, além de fazer parte da equipe de estratégia de tecnologia.
O que será feito da Samsung System LSI?
A Samsung System LSI, divisão responsável pelo desenvolvimento dos chips Exynos, irá se concentrar, segundo o site TheElec, na produção de processadores para automóveis, onde o consumo de energia e gerenciamento térmico não são tão importantes. Porém, é importante lembrar que esta informação não foi oficialmente confirmada e, infelizmente, um porta-voz da empresa se recusou a comentar sobre o assunto.
Sobre os SoC Exynos
O primeiro SoC (System-on-a-chip) lançado com o nome Exynos foi o 4210 em 2011, que foi implementado no smartphone Samsung Galaxy S II. Desde então, a Samsung System LSI, divisão responsável pelo desenvolvimento dos chips Exynos trabalhou continuamente para melhorar cada vez mais os processadores da empresa. Porém, como muitos devem saber, estes chips acabaram não se destacando frente ao que foi apresentado pela Qualcomm ao longo dos anos, que inclusive teve seus processadores utilizados em diversos aparelhos da Samsung.
O que achou da decisão da Samsung de encerrar a utilização dos chips Exynos para celular e desenvolver um novo projeto de SoC? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!