A Samsung tomou uma decisão importante com a linha Galaxy S23: todos os modelos foram lançados apenas com chips da Qualcomm, independentemente da região. No entanto, parece que a empresa pretende mudar essa estratégia nos flagships do próximo ano, já que o Exynos 2400, que deverá ser embarcado na linha Galaxy S24, pode trazer nada menos que 10 núcleos.
Processador competente
Segundo informações do leaker Ice Universe, conhecido por vazamentos precisos, o Exynos 2400 terá 10 núcleos dispostos da seguinte forma: 1 Cortex-X4, 2 Cortex-A720 de alta frequência, 3 Cortex-A720 de baixa frequência e 4 Cortex-520.
Ao que tudo indica, esse novo processador vem sendo desenvolvido especialmente para a linha Galaxy S24, com o intuito de entregar um desempenho melhor e, naturalmente, agradar os consumidores que não apreciam os componentes da sul-coreana pelo desempenho inferior quando comparado aos modelos da Qualcomm.
De qualquer forma, se a Samsung implementar uma arquitetura de 10 núcleos de maneira eficiente, é possível que outras fabricantes conhecidas, como a própria Qualcomm e a MediaTek, também apostem nesse padrão em seus chips de alto nível.
Ainda assim, teremos que aguardar outros vazamentos para confirmarmos (ou não) a existência do Exynos 2400. Por enquanto, os melhores processadores do mercado são o Snapdragon 8 Gen 2, com oito núcleos de até 3,2 GHz, e o A16 Bionic da Apple, que oferece "apenas" 6 núcleos de até 3,4 GHz.