A Samsung, gigante sul-coreana no mercado de eletrônicos, completa 86 anos em 2024. A empresa hoje é referência no segmento de smartphones, smartwatches e smart TVs, sendo a empresa que mais tem patentes da indústria de eletrônicos. Mas você conhece toda a história da Samsung? Você sabia que, no início, a Samsung era uma empresa de peixe desidratado, vegetais e macarrão?
A história da Samsung
A história da Samsung começou em 1º de março de 1938, quando foi fundada por Lee Byung-chul, na cidade de Daegu, na Coreia do Sul. Inicialmente, a empresa era uma pequena exportadora de produtos agrícolas para a China, como frutas secas, peixes e vegetais. Em 1947, a Samsung se expandiu para outras áreas, como a produção de açúcar e tecidos.
Na década de 1960, a Samsung começou a se expandir em novos setores, incluindo eletrônicos, maquinaria e construção naval. Foi em 1969 que tudo mudou para a empresa, quando a Samsung Electronics foi fundada como uma subsidiária da Samsung Group, e começou a produzir televisores em larga escala. A partir daí, a empresa sul-coreana começou a produzir calculadoras eletrônicas na década de 1970, e foi pioneira na produção de telefones celulares a partir da década de 1980.
Desde então, a Samsung se expandiu em diversos setores, incluindo semicondutores, displays, telecomunicações, eletrodomésticos, robótica e inteligência artificial. Hoje, a Samsung é uma das maiores empresas do mundo, com receita anual de mais de 200 bilhões de dólares e mais de 300 mil funcionários em todo o mundo.
A história do logotipo da Samsung
A palavra "Samsung" é uma palavra coreana que significa "três estrelas". Ela é derivada das palavras "sam", que significa "três", e "sung", que significa "estrelas". O nome Samsung foi escolhido para refletir a ambição da empresa de se tornar poderosa e duradoura como as três estrelas que brilham no céu.
O logo da Samsung passou por várias mudanças ao longo dos anos desde a sua fundação em 1938. Veja abaixo um breve resumo da história do logo da empresa:
1938: O primeiro logo da Samsung era um simples retângulo vermelho com o nome da empresa escrito em branco.
1958: A Samsung introduziu um novo logo com o nome da empresa em coreano, em um círculo azul. O círculo representava a ideia de que a empresa estava se expandindo em todo o mundo.
1969: A Samsung mudou novamente seu logo, desta vez para um design mais moderno e simplificado, com a palavra "Samsung" escrita em letras maiúsculas, em um retângulo azul.
1980: O logo da Samsung foi atualizado novamente, desta vez adicionando um elemento de design mais gráfico. O novo logo apresentava a palavra "Samsung" em letras maiúsculas, dentro de um retângulo vermelho com bordas arredondadas.
1993: Surge um novo logo com um design mais elegante e moderno. O novo logo apresentava a palavra "Samsung" escrita em letras minúsculas, em um oval azul.
2016: A última atualização na identidade Samsung até agora, com um design mais plano e minimalista. O novo logo apresenta a palavra "Samsung" escrita em letras maiúsculas, em um tipo de fonte mais limpo e moderno e abandonando o fundo oval azul.
De acordo com a empresa, o atual logo da Samsung atualmente é um símbolo que representa inovação, qualidade e a tecnologia avançada dos produtos da empresa, sendo reconhecida em qualquer lugar do mundo.
Qual foi o primeiro celular da Samsung?
O primeiro celular produzido pela Samsung foi o SH-100, lançado em 1988. O SH-100 era um telefone móvel analógico que pesava 1,1 kg e tinha uma bateria que durava cerca de uma hora e meia de conversação. O aparelho era bastante caro e só estava disponível para um público limitado, mas marcou o início da jornada da Samsung no mercado de telefonia móvel.
Desde então, a Samsung continuou a inovar e evoluir seus produtos, lançando modelos cada vez mais avançados e sofisticados, se tornando um dos principais fabricantes de smartphones do mundo. Hoje em dia, já temos a família Galaxy S23, além dos dobráveis Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4.
Curiosidades sobre a Samsung
Separamos abaixo algumas curiosidades sobre a história da Samsung:
Líder na produção de telas
A Samsung se tornou líder na produção de telas no final da década de 1990 e início dos anos 2000, quando a empresa investiu fortemente em tecnologia de tela plana e LCD. A Samsung lançou sua primeira TV LCD em 1998 e rapidamente se tornou um dos principais fabricantes de painéis de LCD do mundo.
Em 2002, a Samsung se tornou líder na produção de telas de plasma, e em 2004, a empresa lançou a primeira TV LCD de tela grande do mundo, com 46 polegadas. Desde então, a Samsung continuou a liderar a inovação em tecnologia de tela, lançando telas OLED e QLED de alta qualidade. Hoje, a Samsung é líder mundial na produção de telas, fornecendo telas para várias marcas de TVs e smartphones, bem como para seus próprios produtos eletrônicos.
A maior do Brasil
A Samsung lançou seu primeiro celular em 1988, mas foi apenas nos anos 2000 que a empresa se tornou um grande player no mercado global de smartphones. No Brasil, a Samsung tem uma posição de destaque há bastante tempo, sendo a empresa que mais vende celulares no país atualmente.
Líder em inovação
A Samsung é conhecida por sua cultura de inovação e investimentos pesados em pesquisa e desenvolvimento. A empresa é responsável por muitas inovações tecnológicas, como o desenvolvimento de smartphones com telas maiores, o lançamento do primeiro smartphone com câmera dupla, e a introdução de tecnologia de reconhecimento facial e leitura de íris e o primeiro smartphone dobrável do mundo.
Sustentabilidade em foco
A Samsung tem feito uma série de esforços para promover a sustentabilidade em seus negócios e operações. A empresa continua a buscar maneiras de reduzir seu impacto ambiental e promover a responsabilidade social em seus negócios e operações, demonstrando seu compromisso com um futuro mais sustentável.
Algumas das iniciativas mais notáveis da empresa incluem práticas de design sustentável para seus produtos, energia renovável, incluindo a instalação de painéis solares em várias de suas fábricas e escritórios em todo o mundo, e programas de reciclagem em todo o mundo, permitindo que seus consumidores descartem seus produtos eletrônicos antigos de forma responsável e evitem que eles acabem em aterros sanitários.
Mais Samsung no Oficina da Net
E aí, qual foi o seu primeiro produto da Samsung?