Ao contrário de outras marcas de smartphones, a Samsung desenvolve e fabrica seus próprios chips móveis. No entanto, quando falamos do processo de produção, a gigante sul-coreana ainda perde para a TSMC, mas parece que isso pode mudar. Kye Hyun Kyung, presidente da Samsung Device Solutions Division, disse que a empresa vem trabalhando em uma estratégia que deve permitir superar a rival em, no máximo, cinco anos.

Nova tecnologia

O executivo admitiu que a tecnologia de fundição da Samsung "fica atrás da TSMC". Ele explicou que o processo de 4 nanômetros da gigante sul-coreana está, aproximadamente, dois anos atrás da concorrente, enquanto a estrutura de 3 nanômetros está cerca de um ano.

No entanto, o presidente também explicou que a empresa vem trabalhando para obter uma vantagem e ultrapassar a rival. A ideia é utilizar a tecnologia Gate All Around (GAA), inicialmente no processo de 3 nm. A TSMC não deve apostar nesse padrão antes de atingir a produção de 2 nm, algo que pode garantir essa vantagem.

Exynos
Exynos

O GAA é um processo que permite a fabricação de chips até 45% menores e que consomem até 50% menos energia, representando um avanço importante quando comparado as tecnologias atualmente usadas ​​pela TSMC. Segundo o executivo, "a resposta dos clientes ao processo GAA de 3 nm da Samsung Electronics é boa".

De qualquer forma, só o tempo dirá se a gigante sul-coreana vai conseguir ultrapassar a produção da concorrente taiwanesa. Vale lembrar que a divisão de chips da Samsung parece confiante em seu trabalho, já que a empresa pode voltar a lançar celulares high-end com Exynos, mais especificamente a linha Galaxy S24.