A linha de TVs OLED S90C da Samsung oferece qualidade de imagem impressionante graças à tecnologia de displays QD-OLED, recentemente desenvolvida pela marca sul-coreana. Embora elogiada pela crítica, vale notar que nem todos os tamanhos das TVs S90C possuem essa mesma tela. Embora a empresa não confirme, infelizmente suas TVs não tem a mesma ttecnologia, como você poderá ver a seguir.
Samsung oculta variante da linha de TVs S90C que não possui display QD-OLED
Tudo começou em 2022, quando a Samsung lançou as TVs QD-OLED S95B descrevendo-as apenas como sendo OLED, omitindo a informação sobre o display. Ao invés de colocar imagens com o nome "QD-OLED", para promover sua própria tecnologia de painéis OLED que utiliza um filtro de pontos quânticos (quantum dots) para gerar cores, a Samsung decidiu colocar somente OLED, que é a mesma descrição utilizada pela LG em suas TVs com tela WOLED.
Após anunciar a nova linha de TVs OLED de 2023, a S90C, a Samsung repetiu o mesmo comportamento, descrevendo suas TVs com display QD-OLED apenas como OLED. Entretanto, já se sabia que o painel utilizado pelos modelos de 55, 65 e 77 polegadas era QD-OLED. Porém, a empresa lançou um modelo de 83 polegadas e este não utiliza a tecnologia de pontos quânticos.
Sim, é isso mesmo. A Samsung utiliza displays WOLED na smart TV Samsung 83S90C, que possui 83 polegadas. Desta forma, seu nível de brilho não será tão alto quanto a dos modelos menores. Essa informação foi relatada pelo site WhatHiFi, onde é dito que embora ainda não tenha sido testado, acredita-se que, de acordo com os testes realizados com outras TVs com tela OLED comum, a S90C de 83" terá um brilho 20 ou 25% menor comparado as versões menores.
Considerando que uma TVs de 83" já não é barata, certamente seria melhor a Samsung ter lançado a 83S90C com uma identificação diferente para alertar os consumidores. Caso queira saber mais sobre a nova linha de TVs S90C da Samsung, confira abaixo o review feito pelo Oficina da Net.