Os rumores sobre o Galaxy S25 estão ganhando cada vez mais força, e mais do que nunca, parecem estar longe de ser apenas boatos. Nos últimos meses, muita gente torceu o nariz para a ideia de que a Samsung poderia abandonar o Snapdragon em alguns modelos do Galaxy S25 em favor de chips da MediaTek. Com o lançamento do Dimensity 9400, onde testes comprovaram que ele performou melhor que o Snapdragon presente no S24 Ultra, reforçam que o chipset está pronto.
A história toda veio à tona quando o site SamMobile revelou um detalhe em uma postagem do Google num blog oficial.
A "confirmação" acidental da Google?
Tudo começou na segunda-feira, 8 de outubro, quando uma publicação no blog do Google DeepMind mencionou uma tecnologia chamada AlphaChip, baseada em IA, que otimiza o design de chips. Até aí, tudo normal. Mas o texto foi além: citou que a MediaTek usou o AlphaChip para acelerar o desenvolvimento de seus chips mais avançados e, o ponto bombástico, mencionou como um desses chips — o Dimensity Flagship 5G — estaria sendo usado em "smartphones da Samsung", prometendo melhorar desempenho e eficiência.
A comunidade de tecnologia, claro, entrou em alvoroço. Seria esse o deslize que confirmaria que o Galaxy S25 vai mesmo contar com um chip da MediaTek? Afinal, não estamos falando de uma fonte qualquer, mas de um post oficial da Google DeepMind. Mesmo que a Google tenha rapidamente voltado atrás e dito que tudo não passou de um "erro" — alegando que o correto seria "tablets", não "smartphones" —, o estrago já estava feito. E, como se não bastasse, a Google não se limitou a corrigir o texto; ela simplesmente apagou toda a menção a dispositivos Samsung. Estranho, não?
Coincidência ou revelação precoce?
Essa rápida reação da Google só jogou mais combustível no incêndio. Se fosse um erro simples, por que não corrigir a palavra? Por que apagar toda a menção? Seria essa uma manobra para encobrir um deslize antes que os rumores tomassem proporções ainda maiores? E para piorar, a MediaTek, quando questionada pelo site Android Authority, se recusou a comentar o assunto. Claro, fabricantes de chips raramente falam de seus clientes até que os lançamentos sejam oficiais, mas o silêncio, nesse caso, só fez a especulação crescer.
Embora haja especulações de que o modelo Ultra do Galaxy S25 vá manter exclusividade com o Snapdragon, os rumores sobre a possibilidade de os modelos padrão e Plus virem com chips MediaTek só estão ganhando força.
No Brasil os modelos Plus e Base já vem com processador Exynos, estaria a Samsung trocando também nesse caso?
Opinião final
Sinceramente, acredito que tudo isso é apenas rumor mesmo, a Samsung deve manter a versão Ultra usando Snapdragon e utilizar o Exynos para países onde ela julga que o produto deveria custar menos. O que você pensa a respeito?