A Samsung Electronics anunciou o lançamento do "Galaxy Easy Trade-In", um novo programa de recompra de smartphones usados, disponível a partir de 14 de janeiro no site Samsung.com. O programa permite que os clientes vendam seus dispositivos Galaxy usados, sem a necessidade de adquirir um novo aparelho. No Brasil ainda não há informações se o programa deve iniciar.
Para participar, os clientes devem acessar a página dedicada no site da Samsung, onde poderão obter uma estimativa do valor do dispositivo. Após a aceitação do valor estimado, os clientes podem enviar o aparelho por correio seguindo as instruções fornecidas. Os dispositivos recebidos serão avaliados e classificados em três categorias: Excelente, Bom ou Reciclagem, com base em seu estado. O valor correspondente será então pago ao cliente.
Quais modelos serão elegíveis?
Os modelos elegíveis para o programa incluem as séries Galaxy e Z:
- Galaxy S23 série
- Galaxy S22 série
- Galaxy S21 série
- Galaxy S20 série
- Galaxy Z Fold5
- Galaxy Z Fold4
- Galaxy Z Fold3
- Galaxy Z Flip5
- Galaxy Z Flip4
- Galaxy Z Flip3
Quais países vão operar a troca?
Inicialmente, o programa estará disponível na Coreia, com planos de expansão para outros mercados internacionais. A operação do programa será conduzida em parceria com a empresa Likewize, responsável pelo recolhimento e avaliação dos dispositivos.
Se chegar ao Brasil, será uma boa oportunidade para o público descartar smartphones mais antigos sem uso e ainda ganhar uma grana, porém, nada foi divulgado até o presente momento.
Por que a Samsung quer fazer isso?
É perceptível a perda de valor nos smartphones mais caros da marca, eles chegam a perder metade do preço em 1 ano. Caso já reportado aqui pelo Oficina da Net, onde o S24 Ultra já foi encontrado pela metade do preço de lançamento em uma oferta. A ideia é criar um ecossistema onde a Samsung possa determinar um valor mínimo para ser pago por um produto já mais antigo, tentando assim criar uma recirculação de smartphones evitando a grande taxa de depreciação que atualmente existe nos smartphones em especial androids.
Além disso, a ideia de preservar o ambiente com menos lixo eletrônico também é válida e bastante enaltecida pela Samsung, mas no fundo sabemos que isso é segundo plano.