Durante o evento "Galaxy Unpacked", a Samsung oficializou a linha Galaxy S25. Além de todos os modelos oferecerem o Snapdragon 8 Elite for Galaxy, uma versão com overclock do chip, a gigante sul-coreana trabalhou com a Qualcomm para implementar uma tecnologia inédita em celulares Android: mensagens via satélite, que garante comunicação em lugares sem rede disponível.
Mensagens via satélite na linha Galaxy S25
A Qualcomm revelou que o Galaxy S25, S25 Plus e S25 Ultra são os primeiros smartphones disponíveis comercialmente a apresentar o "Snapdragon Satellite", sistema que permite que um aparelho se conecte diretamente a satélites de órbita terrestre baixa para enviar e receber mensagens.
Esse recurso é integrado ao Android 15, mas requer um hardware específico para funcionar. Felizmente, a linha Galaxy S25 oferece o hardware e o software necessários para enviar e receber mensagens via satélite, uma funcionalidade que pode ser extremamente útil e até salvar vidas em situações de emergências.
Por algum motivo, a Samsung não destacou essa tecnologia durante o evento de lançamento dos modelos. Embora não tenha sido confirmado, é possível que a empresa ainda esteja trabalhando para fazer o recurso funcionar por meio de parcerias com empresas de satélite e obtendo a autorização necessária de governos em todo o mundo.
Vale lembrar que o "Snapdragon Satellite" estava disponível desde o Snapdragon 8 Gen 2, mas nenhuma fabricante de smartphone usava esse recurso porque, naquela época, o Android não tinha suporte nativo, algo que mudou com a chegada do Android 15.