Na última quarta-feira (22), a Samsung oficializou a linha Galaxy S25, que trouxe diversas melhorias e novidades, incluindo um sistema de atualizações contínuas, sendo os primeiros flagships da sul-coreana com suporte a essa tecnologia, que permite atualizar o aparelho em segundo plano enquanto continua usando ele normalmente.

Atualizações contínuas: como funcionam?

Com o sistema de partições A/B, o Galaxy S25 funciona assim: enquanto você está usando o celular, as atualizações são instaladas em um slot de backup (o slot "B"). Quando tudo estiver pronto, basta reiniciar o aparelho uma única vez para que ele troque para o slot atualizado. Se algo der errado na atualização, o sistema volta para o slot anterior ("A"), evitando problemas graves.

Graças a esse método, o tempo de inatividade é quase zero e você não precisa encarar telas como "Otimizando aplicativos". Essa tecnologia também é mais segura, já que sempre há uma cópia funcional do sistema pronta para ser usada.

As partições A/B precisam ser configuradas de fábrica e não podem ser adicionadas posteriormente por meio de atualizações de software. Portanto, a chegada dessa tecnologia na linha Galaxy S25 só traz vantagens e, mesmo que ela exija mais armazenamento interno, os novos modelos oferecem espaço de sobrar para lidar com isso.

Vale lembrar que o sistema de atualizações contínuas está disponível no Android desde 2016, mas por alguma razão, a Samsung não utilizou o recurso até o ano passado, quando lançou o Galaxy A55.

Além dessa tecnologia, os novos flagships da empresa também são os primeiros celulares Android do mundo com suporte a mensagens via satélite da Qualcomm, que garante comunicação em lugares sem rede disponível.

Fonte