A Samsung lidera as vendas globais de smartphones, oferecendo modelos interessantes para atender diferentes tipos de usuários. No geral, os celulares da empresa já são bem completos, mas alguns ajustes podem torná-los ainda melhores, tanto em personalização quanto em segurança. Confira abaixo cinco coisas essenciais para fazer no seu celular da marca sul-coreana!
1. Ajustes na tela
Os celulares da Samsung contam com modo noturno e brilho adaptável, recursos que melhoram o conforto visual e ajudam a economizar bateria, especialmente em modelos com tela AMOLED.
Brilho automático
- Abra o app "Configurações";
- Toque em "Visor";
- Ative a opção "Brilho adaptável".
Modo noturno
- Abra o app "Configurações";
- Toque em "Visor";
- Selecione a opção "Escuro".
2. Atualização de software
A Samsung está entre as fabricantes que mais atualizam seus celulares. Por isso, é essencial manter o sistema operacional na versão mais recente para garantir desempenho e segurança.
Veja como verificar e instalar atualizações:
- Abra o app "Configurações";
- Toque em "Atualização de software";
- Selecione "Baixar e instalar".
3. Bloqueio de tela e autenticação biométrica
Definir um método seguro de bloqueio é essencial para proteger seus dados. Os celulares da Samsung oferecem reconhecimento facial, impressão digital e senhas tradicionais, garantindo mais segurança ao dispositivo.
Para configurar, siga os passos abaixo:
- Abra o app "Configurações";
- Toque em "Segurança e privacidade";
- Selecione "Biometria";
- Escolha e configure o método de bloqueio desejado.
4. Personalização da tela de bloqueio
Os celulares da Samsung permitem personalizar a tela de bloqueio, exibindo informações úteis e facilitando o acesso a widgets.
A personalização pode ser feita da seguinte forma:
- Abra o app "Configurações";
- Toque em "Tela de bloqueio";
- O sistema vai exibir várias opções, como, por exemplo, "Config. da tela de bloqueio", que permite definir o tempo de bloqueio automático da tela e bloquear dados móveis e Wi-Fi na tela de bloqueio;
- Caso queira, você também pode tocar em "Widgets" e escolher informações úteis para mostrar quando tocar no relógio da tela de bloqueio, como "Clima", reprodutor de músicas, "Agenda" e mais.
5. Proteção contra roubo e furto
O Android ganhou uma "função antirroubo" que usa inteligência artificial para bloquear o dispositivo durante e após uma tentativa de roubo.
A funcionalidade, testada no Brasil desde junho do ano passado, já está disponível em celulares com Android 10 ou superior, incluindo os da Samsung.
Veja como ativar essa proteção:
- Abra o app "Configurações";
- Toque em "Google";
- Toque na opção "Todos os serviços";
- Na seção "Segurança pessoal e do dispositivo", toque em "Proteção contra roubo";
- Ative as opções "Bloqueio por detecção de roubo" e "Bloqueio de dispositivo off-line";
- Toque em "Bloqueio remoto" e ative "Usar o bloqueio remoto".
Como funciona a proteção contra roubo?
-
Bloqueio de Detecção de Roubo: o celular usa IA para identificar movimentos suspeitos, como alguém arrancando o aparelho da mão e correndo, bloqueando a tela automaticamente para impedir o acesso aos dados;
-
Bloqueio Remoto: permite bloquear o dispositivo apenas com o número de telefone, sem precisar da senha da conta Google, acessando o site android.com/lock.
-
Bloqueio de Dispositivo Off-line: o celular bloqueia a tela automaticamente ao ficar sem internet, evitando que um ladrão desligue a conexão para impedir o rastreamento.