A Samsung anunciou uma nova atualização do SmartThings, sua plataforma de casa conectada, que promete facilitar ainda mais o cotidiano dos usuários. O destaque desta atualização é a integração com o Samsung Health, permitindo que o sistema automatize ações com base nos hábitos de sono de cada pessoa. Além disso, a empresa ampliou a compatibilidade com dispositivos e padrões do setor, como o Matter 1.4.
A ideia é tornar a casa inteligente mais personalizada e prática. Agora, o SmartThings pode ajustar o ambiente conforme o horário em que o usuário realmente dorme ou acorda — desde que ele use um Galaxy Watch ou o novo Galaxy Ring.
Por exemplo, as luzes podem ser desligadas automaticamente na hora de dormir, as cortinas podem se abrir pela manhã, ou ligar a TV e definir um canal de notícias para acordar bem informado.

Outra novidade importante está nas rotinas personalizadas, que agora aceitam programações semanais, mensais ou anuais. Com isso, é possível criar ações automáticas para datas especiais, como mudar a cor das luzes no aniversário de alguém da família ou ativar um modo "festivo" em feriados.
Protocolo Matter 1.4
Por fim, o sistema passou a oferecer suporte ao novo padrão Matter 1.4, que amplia a gama de dispositivos compatíveis, incluindo soluções para gerenciamento de energia, como aquecedores, painéis solares e baterias.
Calm onboarding no Brasil
Lançado em 2023 para produtos da própria Samsung, o recurso Calm Onboarding agora passa a incluir também dispositivos de outras marcas compatíveis com o SmartThings, desde que comprados pelo site oficial da Samsung. A função facilita toda a jornada de aquisição de um novo produto: o aplicativo SmartThings exibe atualizações sobre a compra e a entrega, e, assim que o item chega, apresenta um guia passo a passo para ajudar na instalação.
A novidade para dispositivos de terceiros será lançada primeiro na Coreia do Sul, com expansão prevista para outros países onde o marketplace de dispositivos IoT da Samsung estiver disponível. Já o Calm Onboarding para produtos Samsung está presente em 14 países, incluindo Coreia, Estados Unidos, regiões da Europa, Austrália e Brasil.