A Samsung está ampliando sua linha de tablets. Após anunciar o Galaxy Tab S10 FE e S10 FE+ no início do mês, informações apontam que a gigante sul-coreana começou a desenvolver um modelo intermediário da família Tab S10. O dispositivo, que pode se chamar Galaxy Tab S10 Lite, deve ser equipado com o mesmo processador encontrado no Galaxy A35.

O que esperar do Galaxy Tab S10 Lite

O Android Authority encontrou indícios da existência do Galaxy Tab S10 Lite em um trecho de código da própria Samsung. As referências incluem os termos "siop_gts10lite_s5e8835" e "siop_gts10litewifi_s5e8835", indicando que o dispositivo pode ter duas variantes: uma com Wi-Fi e outra com conectividade Wi-Fi + Cellular.

O código também menciona "S5E8835", nome interno do chip Exynos 1380 — o mesmo processador presente em celulares intermediários da Samsung, como o Galaxy A35, A54 e M54. Com isso, espera-se que o Galaxy Tab S10 Lite chegue ao mercado como uma opção mais acessível dentro da família Tab S10, ficando abaixo dos modelos Tab S10 FE e Tab S10 FE+.

Até o momento, outras especificações ainda são desconhecidas, mas existe a possibilidade do novo tablet sair de fábrica com a One UI 8.0 baseada no Android 16, sistema que já está em fase de testes e deve focar em refinamentos e melhorias de desempenho.

Por enquanto, o Tab S10 FE e S10 FE+ seguem como os modelos mais recentes da marca, trazendo telas maiores, chips mais avançados e recursos de inteligência artificial. Eles já foram lançados nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de chegada ao Brasil.