Nesta semana, os clientes do Nubank começaram a receber, através de e-mail, uma notificação da empresa informando que sua política de privacidade recebeu um adendo. A novidade da vez é que será usada a localização do celular do usuário para evitar fraudes.

A intenção do Nubank é poder comparar a geolocalização do usuário, baseado nas informações do smartphone onde o aplicativo está instalado, com o local em que foi realizada a compra através da utilização do cartão de crédito da marca. Caso houver discrepância, usuário em um lugar e cartão sendo usado em outro ponto, o Nubank sabe identificar que alguma fraude esteja ocorrendo.

Nubank vai usar GPS do celular para ajudar no combate a fraudes
Nubank vai usar GPS do celular para ajudar no combate a fraudes

"Dados de geolocalização que não permitam identificar o cliente individualmente podem ser compartilhados com eventuais provedores desse serviço", diz o texto de privacidade do Nubank. A empresa, vale ressaltar, não terá acesso a uma localização aproximada do usuário, e não o seu ponto exato no mapa.

Outros bancos tradicionais já usam sistemas parecidos. O Nubank, no e-mail enviado aos clientes, diz que poderá usar os dados do GPS também para "conhecer melhor o seu perfil de uso para ajustar o seu limite no futuro".

Os usuários que não quiserem usufruir a nova medida de segurança do Nubank poderão impedir o recurso. Para isso, através do Android é necessário ir até as configurações do aplicativo e, na seção de permissões, desativar o acesso à localização. Já no iOS, é preciso ir até a página de localização na aba de privacidade do sistema e desativar o acesso do Nubank.