Nesta terça-feira (25), a Mozilla lançou um serviço que tem como objetivo garantir uma maior segurança aos usuários. Nomeado de Firefox Monitor, o sistema monitora a web e comunica o usuário sempre que o seu nome aparecer em algum vazamento de dados.
O uso do recurso é bastante simples, sendo necessário apenas informar um e-mail no campo em branco e clicar em Scan para que o Monitor realize uma pesquisa rápida no banco de dados. Em seguida, a página exibe quais os vazamentos recentes o endereço foi mencionado e quais foram as informações que foram divulgadas, como senhas, eventuais documentos, nomes de usuário, entre outros.

Os dados em questão são fornecidos pelo site Have I Been Pwnd, que é mantido pelo especialista em segurança Troy Hunt desde 2013.
Quem possui alguma preocupação quanto o vazamento de dados na web, fica indicado o uso do serviço. O usuário, com isso, logo passa a saber se as suas informações estão a perigo, e se é necessário alterar as senhas dos serviços.
Vale mencionar que o ideal é ter uma boa disciplina no uso de senhas, como usar senhas exclusivas para os serviços online.
O Firefox também não é o único serviço a oferecer uma correção para o problema. Uma atualização do Google Chrome disponibilizou um gerador de senhas diretamente no navegador, tudo isso para incentivar aos usuários a melhora de hábitos em relação ao uso de senhas.
Fonte: The Verge