Recentemente uma série de aplicativos adentraram na Google Play Store - acumulando centenas de milhares de downloads - com um malware (ou vírus) embutido nos seus códigos.
O malware se chama "Joker", ou Coringa, como o vilão do Batman. Como Aleksejs Kuprins, da empresa de segurança cibernética CSIS descreve, este malware em particular é desenhado para silenciosamente assinar pelo usuário serviços que eles não diligentemente concordaram e que só perceberiam checando os dados da fatura de seu cartão de crédito ou nos seus próprios crédito de celular, para quem ainda usa esse tipo de serviço.
"Por exemplo, na Dinamarca, o Joker pode silenciosamente assinar um serviço de 50 DKK (25 reais) pela vítima. A estratégia funciona de maneira a automatizar as interações necessárias com a página do serviço, entrando com o código de oferecimento da operadora, e então esperando uma confirmação via SMS e extraindo as informações com expressões comuns. Finalmente, o Joker coloca o código extraído na página de oferta de serviço que autoriza a contratação de serviço", segundo o especialista.
Enquanto isso, a Google já removeu os apps da Google Play Store, contabilizando um montante de mais de 472.000 downloads antes de suas respectivas remoções. Se você por ventura tiver qualquer um desses apps, cheque sua fatura de cartão de crédito, seus créditos e suas assinaturas de serviços na Google Play Store, e delete-os imediatamente!
Apps maliciosos:
- Advocate Wallpaper
- Age Face
- Altar Message
- Antivirus Security - Security Scan
- Beach Camera
- Board picture editing
- Certain Wallpaper
- Climate SMS
- Collate Face Scanner
- Cute Camera
- Dazzle Wallpaper
- Declare Message
- Display Camera
- Great VPN
- Humour Camera
- Ignite Clean
- Leaf Face Scanner
- Mini Camera
- Print Plant scan
- Rapid Face Scanner
- Reward Clean
- Ruddy SMS
- Soby Camera
- Spark Wallpaper
Você pode checar suas assinaturas aqui: https://play.google.com/store/account/subscriptions
Fonte LifeHacker