A Avast, em colaboração com a Universidade Stanford, revela que mais de 40% das residências no mundo todo possuem agora pelo menos um dispositivo conectado à internet. Esse percentual é de três em cada dez casas (34%) na América do Sul, enquanto na América do Norte esse número é quase o dobro (66%), apontando com isso um crescimento associado aos riscos de segurança cibernética.
Trata-se da maior pesquisa global feita para avaliar as condições dos dispositivos de Internet das Coisas (IoT). A Avast digitalizou 83 milhões de dispositivos IoT em 16 milhões de residências em todo o mundo, para entender o perfil de distribuição e segurança dos dispositivos IoT por tipo e fabricante. Então, os resultados foram validados e analisados por equipes de pesquisa da Avast e da Universidade Stanford.
A América do Norte tem a maior densidade de dispositivos IoT de qualquer região, com 66% das casas com pelo menos um dispositivo IoT. Na América do Sul este percentual é de 34%, enquanto a média global de 40%;
Entretanto, no que diz respeito ao Brasil, o estudo inclui dados sobre a "Distribuição de Dispositivos IoT" da seguinte forma:
- 9,7% de IoT
- 23,9% de elementos de rede
- 31,3% de PC
- 35,2% de dispositivo móvel
"Uma descoberta importante deste estudo é que 94% dos dispositivos IoT domésticos são produzidos por menos de 100 fornecedores e metade deles é feito por apenas dez fabricantes", diz Rajarshi Gupta, head de Inteligência Artificial da Avast. "Isso coloca esses fabricantes em uma posição única, para garantir que os consumidores tenham acesso a dispositivos com forte privacidade e segurança através do design".
Como parte do estudo, a Avast identificou que um número significativo de dispositivos usa protocolos obsoletos, como Telnet e FTP. 7% de todos os dispositivos IoT suportam um desses protocolos.
Este também é o caso de 15% dos roteadores domésticos, que atuam como um gateway para a rede residencial. Este é um problema sério, pois quando os roteadores têm credenciais fracas, eles podem abrir outros dispositivos e potencialmente residências inteiras para um ataque.
Há uma pequena razão para os dispositivos IoT suportarem o Telnet, em 2019. Embora, a pesquisa mostre que ainda os dispositivos de vigilância e os roteadores suportam consistentemente o protocolo, dispositivos de vigilância têm o perfil Telnet mais fraco, juntamente com roteadores e impressoras. Isso alinha-se com evidências históricas, como o papel do Telnet nos ataques à botnet Mirai, sugerindo que esses tipos de dispositivos são numerosos e fáceis de comprometer.